STAL promove esclarecimento e luta

Até 15 de Fevereiro, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local está a levar a cabo uma campanha que se concretiza na realização de acções, em todos os sectores de actividade onde o STAL tem representação (autarquias locais, empresas municipais e intermunicipais, concessionárias de águas e resíduos e associações humanitárias de bombeiros), tanto em locais de trabalho como em espaços públicos, por todo o País.

Este «mês de esclarecimento e de luta» foi decidido pela Direcção Nacional do sindicato, no dia 12, e a primeira iniciativa decorreu esta segunda-feira, 16, junto dos Paços do Concelho de Almada, onde se reuniu um grupo de dirigentes e activistas sindicais.

«Dar um impulso forte no desenvolvimento da luta, forçando o Governo a voltar à mesa das negociações», foi o objectivo destacado pelo presidente do STAL, ao apresentar a campanha. José Correia, citado pela agência Lusa, realçou que a perda do poder de compra, que «nos últimos 13 anos já se cifra em 20 por cento», é «um problema de fundo, que procuramos discutir e esclarecer com os trabalhadores».

Além das iniciativas agendadas ou em preparação em diversos concelhos, o STAL vai mobilizar os trabalhadores para se integrarem, a 9 de Fevereiro, no «Dia Nacional de Indignação, Protesto e Luta», promovido pela CGTP-IN.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Novo contrato sem recuos no transporte de mercadorias

No contrato colectivo de trabalho assinado dia 10, com as associações patronais Antram e ANTP, «não há qualquer recuo de direitos dos trabalhadores», «algumas cláusulas são melhoradas» e a tabela salarial sobe 7,81 por cento.

Unidos e em greve

Os trabalhadores da Solverde, do Hotel Casino de Chaves, fizeram greve nos dias 13 e 14, com uma adesão de 100 por cento no jogo bancado, o que provocou o encerramento de todas as bancas de jogo.Como recordou o Sindicato da Hotelaria do Norte, a Solverde «paga o salário mínimo nacional à esmagadora maioria dos...