STAL promove esclarecimento e luta
Até 15 de Fevereiro, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local está a levar a cabo uma campanha que se concretiza na realização de acções, em todos os sectores de actividade onde o STAL tem representação (autarquias locais, empresas municipais e intermunicipais, concessionárias de águas e resíduos e associações humanitárias de bombeiros), tanto em locais de trabalho como em espaços públicos, por todo o País.
Este «mês de esclarecimento e de luta» foi decidido pela Direcção Nacional do sindicato, no dia 12, e a primeira iniciativa decorreu esta segunda-feira, 16, junto dos Paços do Concelho de Almada, onde se reuniu um grupo de dirigentes e activistas sindicais.
«Dar um impulso forte no desenvolvimento da luta, forçando o Governo a voltar à mesa das negociações», foi o objectivo destacado pelo presidente do STAL, ao apresentar a campanha. José Correia, citado pela agência Lusa, realçou que a perda do poder de compra, que «nos últimos 13 anos já se cifra em 20 por cento», é «um problema de fundo, que procuramos discutir e esclarecer com os trabalhadores».
Além das iniciativas agendadas ou em preparação em diversos concelhos, o STAL vai mobilizar os trabalhadores para se integrarem, a 9 de Fevereiro, no «Dia Nacional de Indignação, Protesto e Luta», promovido pela CGTP-IN.