Utentes de Trigaches sem médico de família
No concelho de Beja, tal como em muitos outros concelhos do País, a falta de médicos e enfermeiros de família são uma dura realidade. Os idosos estão entre os grupos que mais sentem o problema.
Exige-se a construção da segunda fase do Hospital de Beja
Lutando para que se inverta esta situação, a Comissão de Utentes de Beja promoveu um abaixo-assinado a exigir mais profissionais de saúde para a freguesia de Trigaches, que já foi subscrito por mais de metade da população.
No documento – que será enviado para o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, o Presidente da República e a Assembleia da República – refere-se que a extensão de saúde local está sem médico de família e outros profissionais, uma situação que se agravou a partir de Setembro de 2022 e está a prejudicar, principalmente, os utentes que precisam de receitas médicas e de acesso a cuidados diários de saúde. O abaixo-assinado reivindica, ainda, a construção imediata da segunda fase do Hospital de Beja, com aquisição de equipamentos e valências que possam dar resposta às necessidades de saúde dos utentes que serve.
Defender o SNS
Em 2022, a Comissão Concelhia de Beja do PCP realizou uma sessão pública «Em defesa do Serviço Nacional de Saúde» (SNS) na União de Freguesias de Trigaches e São Brissos. Na altura, João Dias, deputado do PCP, avançou com duas medidas que deveriam ser implementadas, que podem contribuir para resolver as dificuldades sentidas: incentivos à fixação de médicos no interior e a exclusividade no SNS. Propostas que o PCP levou ao Parlamento e que foram chumbadas por partidos como o PS.