MDM reclama por medidas e políticas que tornem os direitos das mulheres uma realidade

«As mulheres têm muitas razões para lutar. Como podemos viver condignamente se as nossas carreiras e os nossos salários não são valorizados, nem suficientes para acompanhar os escandalosos aumentos do custo de vida», interroga a Direcção Nacional (DN) do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), que, no dia 14 de Janeiro, reuniu e analisou a actual conjuntura internacional e a situação das mulheres em cada região do nosso País.

Para a DN do MDM é «essencial travar a perda de direitos das mulheres, no quadro de uma ofensiva ideológica sem precedentes, em que há uma mistificação em torno dos direitos das mulheres com uma crescente ocultação e invisibilidade, no que respeita às discriminações e direitos, seja na linguagem seja na desvalorização dos seus problemas específicos». Por outro lado, é «necessário combater o agravamento das condições de vida e de trabalho das mulheres que são obstáculo à igualdade na vida», acrescenta o Movimento, que reclama por «medidas e políticas que tornem os nossos direitos uma realidade e contribuam para a autonomia e emancipação das mulheres».

Na reunião deu-se ainda início à construção das comemorações do Dia Internacional da Mulher e da Manifestação Nacional de Mulheres que se realiza na Batalha, no Porto, a 4 de Março, e a 11 de Março, nos Restauradores, em Lisboa.

 



Mais artigos de: Nacional

A urgência da paz no «tempo dos monstros»

A Fundação José Saramago acolheu, no dia 12, um debate promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação, com o lema «Defesa da Paz, urgência do nosso tempo», no qual participou perto de uma centena de pessoas.

Utentes de Trigaches sem médico de família

No concelho de Beja, tal como em muitos outros concelhos do País, a falta de médicos e enfermeiros de família são uma dura realidade. Os idosos estão entre os grupos que mais sentem o problema.

Luta em Oliveira do Hospital e em Esposende

Em defesa do Serviço Nacional de Saúde, a CDU colocou faixas em vários pontos do concelho de Oliveira do Hospital a exigir mais médicos, enfermeiros e assistentes técnicos e operacionais. Reabertura do serviço de atendimento permanente no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e regular...

Jornada de informação, divulgação e propostas em Grândola

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Grândola está a promover uma jornada de informação, divulgação e propostas de melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no concelho. Num comunicado distribuído à população, dá-se a conhecer que dos 14 mil utentes, três mil não têm médico de...