MDM reclama por medidas e políticas que tornem os direitos das mulheres uma realidade
«As mulheres têm muitas razões para lutar. Como podemos viver condignamente se as nossas carreiras e os nossos salários não são valorizados, nem suficientes para acompanhar os escandalosos aumentos do custo de vida», interroga a Direcção Nacional (DN) do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), que, no dia 14 de Janeiro, reuniu e analisou a actual conjuntura internacional e a situação das mulheres em cada região do nosso País.
Para a DN do MDM é «essencial travar a perda de direitos das mulheres, no quadro de uma ofensiva ideológica sem precedentes, em que há uma mistificação em torno dos direitos das mulheres com uma crescente ocultação e invisibilidade, no que respeita às discriminações e direitos, seja na linguagem seja na desvalorização dos seus problemas específicos». Por outro lado, é «necessário combater o agravamento das condições de vida e de trabalho das mulheres que são obstáculo à igualdade na vida», acrescenta o Movimento, que reclama por «medidas e políticas que tornem os nossos direitos uma realidade e contribuam para a autonomia e emancipação das mulheres».
Na reunião deu-se ainda início à construção das comemorações do Dia Internacional da Mulher e da Manifestação Nacional de Mulheres que se realiza na Batalha, no Porto, a 4 de Março, e a 11 de Março, nos Restauradores, em Lisboa.