Editorial

LUTAR POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA

Artigo de acesso livre

Prosseguem os processos de despedimento colectivo e insolvências, que confirmam o aproveitamento os casos da TAP, da SPdH/Groundforce e da Dielmar. São processos sobre os quais o PCP tomou posição, responsabilizando a acção do capital, a intervenção da União Europeia e as opções do Governo, nomeadamente, pela actual desestabilização do sector aéreo e por um percurso que, na prática, procura colocar a TAP e a SPdH/Groundforce sob a alçada dos interesses de multinacionais estrangeiras. O PCP tem afirmado e volta a insistir que só os trabalhadores – unidos, organizados e em luta – podem travar estes processos. Uma luta na qual contam, como sempre contaram, com a solidariedade do Partido.

Uma luta pela valorização do trabalho e dos trabalhadores que, como frisou o Secretário-geral do PCP na sua declaração da semana passada, implica o aumento geral dos salários para todos os trabalhadores, incluindo os da Administração Pública, a valorização das carreiras e profissões, o aumento do salário mínimo nacional para 850 euros, medidas que constituem eixos centrais da política alternativa patriótica e de esquerda que o PCP propõe ao povo português. Uma alternativa com soluções efectivas para responder aos problemas nacionais.

 

É neste quadro que tem vindo a desenvolver-se a luta em numerosas empresas, locais de trabalho e sectores, como está a acontecer esta semana com a greve e concentração dos trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos e muitas outras lutas em torno da acção reivindicativa como é o caso, entre muitos outros, das lutas das forças de segurança pelo subsídio de risco, dos trabalhadores dos CTT, da hotelaria, dos armazéns do LIDL, dos STCP.

 

É também neste quadro que, após a apresentação das candidaturas da CDU a todos os órgãos municipais no Continente e na Região Autónoma da Madeira e a 16 dos 19 concelhos da Região Autónoma dos Açores e a cerca de 1650 freguesias, envolvendo cerca de 40 mil candidatos, prossegue a preparação das eleições autárquicas com a dinamização da CDU a partir de cada local, confirmando-a como um amplo espaço de participação democrática, identificada em todas as circunstâncias com os interesses das populações, pelo que representa de trabalho, honestidade e competência.

As eleições autárquicas são, de facto, uma batalha política que, integrada na acção geral do Partido e na luta por melhores condições de vida, pode e deve constituir um momento de afirmação do projecto e do trabalho autárquico do PCP e da CDU, indissociável da política alternativa que o País precisa.

 

Dinamiza-se também a preparação da Festa do Avante!, que voltará a ser este ano a maior iniciativa político-cultural realizada no País. Voltará a ser a Festa dos trabalhadores, da juventude e do povo português, com o seu carácter de massas, a presença de diferentes expressões artísticas, culturais, desportivas, gastronómicas. Voltará a ser a Festa do convívio e da amizade, do trabalho militante, da solidariedade internacionalista e da paz. Será expressão de unidade e convergência de democratas e patriotas e da afirmação das propostas do PCP e da CDU e do projecto comunista.

Coloca-se, pois, às organizações do PCP e aos muitos amigos do PCP e da Festa uma acrescida exigência para garantir o seu êxito; para a divulgar bem como o seu programa; para aproveitar todas as oportunidades para a promover; para alargar a rede de vendedores e estimular a venda antecipada da EP; para assegurar a participação nas jornadas de trabalho e a mobilização para as diversas tarefas de funcionamento.

A Festa do Avante! de 2021 vai ser de novo um espaço bonito, tranquilo e seguro. Garantirá todas as medidas de protecção sanitária necessárias, como se demonstrou na edição de 2020, sendo certo que a Festa deste ano se realiza num contexto mais favorável tendo em conta o quadro de avanço da vacinação da população. Afirmará, na prática, a necessidade e possibilidade de fruição, com segurança, da cultura e da vida.

 

Assim, nesta perspectiva de trabalho integrado, se potenciarão as várias frentes da intervenção do PCP. Como sublinhava o comunicado da reunião do Comité Central de 28 de Junho, «perante as exigências que estão colocadas à organização partidária, pela situação política, económica e social, [o PCP] manifesta a confiança na energia e capacidade do colectivo partidário para, correspondendo ao património de luta do seu percurso, dar resposta às tarefas que tem pela frente, aos combates pela alternativa política e pela política alternativa patriótica e de esquerda, pela Democracia Avançada com os Valores de Abril no futuro de Portugal, pelo Socialismo».

Opinião
PCP

Com orgulho, vamos ao trabalho!

Artigo de acesso livre

Está finalizado o período de construção e formalização das candidaturas às eleições autárquicas de 2021, uma tarefa que o Partido abraçou com a determinação, organização e confiança que lhe é característica.

A talhe de foice

Uma certa esquerda

Os acontecimentos recentes em Cuba trouxeram de novo à tona a existência de uma certa esquerda, que pelo menos em matérias de política...
Crónica Internacional

Hiroshima nunca mais!

A tragédia de 6 e 9 de Maio de 1945, quando os EUA lançaram sobre Hiroshima e Nagazaki a bomba atómica, foi uma vez mais objecto de uma...
Actual

Que esperar do ovo da serpente?

Em Julho deste ano, a ONU divulgou o relatório «O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo» referente ao ano de 2020 que, na...
Actual

Medalhas

Artigo de acesso livre

A tacanhez de argumentos e motivações para lá das desportivas que puxam para a polémica estéril o questionamento, não se sabe bem a quem, se o...
Actual

Ryanair: o asterisco

Todos conhecemos a publicidade que vive do asterisco. Um carro que custa 9000 euros e um asterisco, pode custar 30 ou 40 mil euros, depende do...
Eleições

Sesimbra preparou o futuro a CDU está pronta a cumpri-lo

Há quatro anos à frente do município de Sesimbra, Francisco Jesus cumpriu um mandato em que executou obras imprescindíveis e projectou o futuro próximo do concelho, algo só possível porque é essa a matriz da gestão da CDU, sublinhou.

Trabalho da CDU na Moita alicerça confiança no futuro

Há décadas que na Moita a CDU constrói, em ligação com a população, um caminho de progresso e desenvolvimento. É com esse crédito que os seus candidatos, com os olhos postos no futuro, se apresentam às eleições autárquicas, confiando que ele determinará um renovado mandato de confiança da população.

Pela frente estão novos desafios e a ambição de continuar a cumprir novas etapas de crescimento económico, criação de emprego e elevação da qualidade de vida, como sublinhou ao Avante! Rui Garcia, que se recandidata à presidência da Câmara Municipal da Moita pela CDU.

Calamidade social em Válega

Uma delegação da CDU, com Carlos Ramos, primeiro candidato à Câmara Municipal de Ovar, visitou recentemente o...
Em Foco

Tem de ser ouvida a voz que falou alto na greve da CGD

Trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos e seus sindicatos mostraram, na greve de dia 9, segunda-feira, e na concentração realizada junto da sede, unidade na acção e convergência nos objectivos de valorização do trabalho, defesa do emprego e dos direitos, recusa do caminho de redução de pessoal e encerramento de agências e garantia de uma CGD forte e pública. A mensagem tem de ser ouvida pela administração, pelo Governo que a nomeou e pela Assembleia da República.

PCP

Hiroshima e Nagasaki a lembrar-nos como é vital a luta pela paz

Na passagem dos 76 anos sobre o hediondo crime dos EUA em Hiroshima e Nagasaki, o PCP reitera que a luta pelo desarmamento - e em primeiro lugar pelo desarmamento nuclear – é um elemento chave da «luta pela paz, pelo progresso social e pela própria preservação da vida sobre a terra».

Trabalhadores

Pelo emprego na Altice

Os sindicatos da Frente Sindical da Altice e a Comissão de Trabalhadores (CT) da Meo vão concentrar-se amanhã, 13, às 10h00, frente à...

Professores sem progressão

Contra a opacidade das listas de candidatos às vagas para progressão na carreira (aos 5.º e 7.º escalões) e para exigir que nenhum docente...

Escolas perdem 2000 não docentes

«O Ministério da Educação não providenciou quaisquer medidas para evitar a cessação dos contratos de trabalho de cerca de dois mil...

CGTP-IN condecorada

No dia 4, à tarde, no Palácio de Belém, a CGTP-IN foi condecorada pelo Presidente da República, com o título de Membro Honorário da Ordem do...
Nacional

Estatuto da Agricultura Familiar continua por concretizar

No dia 7 de Agosto, passaram três anos sobre a publicação do Decreto-Lei n.º 64/2018, que institui o Estatuto da Agricultura Familiar (EAF), um importante resultado da luta e da proposta da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Europa

Manobras da NATO junto à Rússia e Bielorrúsia

As fronteiras da Rússia e Bielorrússia com a sua vizinha Ucrânia constituem um barril de pólvora que poderá provocar uma confrontação militar em qualquer das frentes pela presença próxima da NATO.

Internacional
Temas

A paz ameaçada: velhas e novas formas de guerra

Neste mês de Agosto, há setenta e seis anos, as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki eram destruídas por uma nova arma até então desconhecida: a arma nuclear, fruto do engenho humano e do notável progresso do conhecimento científico e técnico alcançado nas primeiras décadas do século passado por uma plêiade de cientistas, homens e mulheres, que a História recorda.

Orlando Gonçalves nasceu há 100 anos

Assinala-se no próximo dia 15 de Agosto 100 anos sobre o nascimento de Orlando Gonçalves, cujo nome está intimamente ligado ao Notícias da Amadora, que antes do 25 de Abril ocupou, em luta constante contra a censura, um lugar central na informação e na mobilização antifascistas.

Argumentos
TVisto

Regresso

No serão do passado sábado, a RTP1 transmitiu o episódio inicial de «O atentado», breve série que aborda o atentado (um pouco artesanal, um...
Sociedade

Fundo «Garantido» Automóvel

No passado dia 19 de Julho a Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) admitiu...
Memória
Sugestões da semana

Sugestão da semana

Cinema Início do AR – 6.º Festival de Cinema Argentino, com Yo maté a Antoine Doinel, de Nicolás Prividera (9') + Qué será del Verano, de...
Festa do Avante!

Paulo de Carvalho assinala 60 anos de carreira e homenageia Carlos do Carmo e Ary dos Santos

No ano em que comemora 60 anos de Carreira, Paulo de Carvalho, nome incontornável na música portuguesa, vai homenagear, com um concerto único e exclusivo, Carlos do Carmo e Ary dos Santos. Consigo actuarão Mafalda Sachetti, filha do cantor que se notabiliza no jazz, bluese soul, e Marco Rodrigues, um importante fadista da nova geração. «Nini», «Mãe Negra», «Os meninos de Huambo», «Lisboa Menina e Moça», «Os Putos» e «E Depois do Adeus», canção que serviu de primeira senha à Revolução de 25 de Abril, poderão ser alguns dos temas apresentados.

Aconteceu

Terminaram os Jogos Olímpicos

Teve lugar no dia 8 a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, iniciados a 23 de Julho, depois de um adiamento por um...

Volta a Portugal está na estrada

A 82.ª edição da Volta a Portugal, prova maior do ciclismo nacional, arrancou no dia 4, em Lisboa, com 126 corredores alinhados em 18 equipas....

Pesar por Elisa Lamas

A Juventude Musical Portuguesa divulgou que a pianista e pedagoga Elisa Lamas morreu em Lisboa, com 95 anos, no dia 3, salientando que foi...

Faleceu Carreira Marques

Reagindo à notícia do falecimento de José Manuel da Costa Carreira Marques, no dia 6, aos 77 anos, o Secretariado da Direcção da Organização...

Reuniões e iniciativas

Artigo de acesso livre

Jerónimo de Sousa Secretário-Geral do PCP … ____________________   Sábado – 14 de Agosto...

A semana em resumo

Frases

“Ficar no 56.º lugar do ranking mundial, muito atrás dos sucessos dos países europeus com os...