Actual
Cérebro, chumbo e pobreza
Actual
Papagaios de papel
Actual
A árvore e a floresta
A talhe de foice
(In)Dignidade
PCP
Fortalecer a capacidade de monitorizar e gerir os recursos hídricos
No decurso da campanha promovida pela DORCB do PCP em torno do Rio Tejo e Ponsul – «Salvar os nossos rios» – ficaram evidentes vários aspectos que importa sublinhar.
Crónica Internacional
Um ano de Guaidó
Reforço do PCP é decisivo no presente e nos combates de classe de amanhã
RECRUTAMENTO «As prioridades do reforço do Partido são colocadas para o tempo presente, para responder às exigências imediatas que se colocam, articulando sempre a intervenção com o reforço da organização. Ao mesmo tempo, o reforço do Partido deve ter em vista as exigências futuras».
Jantar-comício com Jerónimo de Sousa no Algarve «a olhar para a frente»
CONFIANÇA Na primeira grande iniciativa do PCP na região, após as eleições legislativas, foi bem evidente a energia e a determinação com que os comunistas encaram as tarefas e batalhas do novo ano.
Por uma rede de creches gratuitas que assegure as necessidades das crianças e dos pais
FUTURO Encontrar vaga numa creche a preço acessível é uma dor de cabeça para muitas famílias. O mais provável é que seja mesmo uma impossibilidade. Uma realidade que o PCP quer alterar através da criação de uma rede pública de creches gratuitas.
PCP evoca libertação de Auschwitz e apela à luta contra a guerra e o fascismo
MEMÓRIA O PCP recordou a libertação de Auschwitz pela União Soviética, no dia 27, em que se assinalava o 75.º aniversário desse acontecimento. Mas fez mais: apelou a que prossiga, hoje, a luta pela paz e o progresso, contra o fascismo e a guerra.
José Moreira foi assassinado pela PIDE por defender o Partido e o Avante!
HOMENAGEM No dia 25, quando se cumpriam 70 anos do seu assassinato pelo fascismo, José Moreira foi evocado pelo PCP em Vieira de Leiria: era membro do Comité Central e responsável pelas tipografias clandestinas.
Jerónimo de Sousa valoriza «obra feita» em Alcácer do Sal
O que fica por dizer e que é importante
Frente Comum espera muitos milhares amanhã
LUTA A manifestação nacional de trabalhadores da Administração Pública, que a Frente Comum de Sindicatos convocou para amanhã à tarde, em Lisboa, por melhores salários, suscitou grande mobilização.
Greve na distribuição comercial para pôr patrões a negociar
EXPLORAÇÃO O sector gera milhões de euros de lucros, mas as negociações salariais arrastam-se há mais de três anos e as empresas propõem 635 euros para mais de 80 por cento dos trabalhadores.
Trabalhadores dos resíduos parados na Beira Litoral por melhores salários e direitos
GREVE Os trabalhadores da Resíduos Sólidos do Centro (ERSUC) paralisaram anteontem e segunda-feira em defesa da melhoria dos seus rendimentos e do cumprimento dos direitos, incluindo à Contratação Colectiva.
CGTP-IN prevê ano de lutas
Enfermeiros em greve de Norte a Sul
Descontentamento crescente entre os militares
Mais de 300 propostas do PCP de alteração ao OE para fazer o País avançar
Concluída que foi esta segunda-feira em comissão parlamentar a audição aos titulares das pastas ministeriais, dada por finda foi também a entrega de propostas de alteração ao OE para 2020.
Protesto contra amianto em escola do Seixal
EDUCAÇÃO Alunos, pais, professores e funcionários da Escola Básica Dr. António Augusto Louro, no Seixal, voltaram a exigir, no passado dia 23, a remoção imediata das coberturas com fibrocimento do estabelecimento de ensino.
CDU acusa Câmara de Portalegre de incapacidade para governar
AUTARQUIAS A menos de dois anos para o final do mandato autárquico, a CDU alertou para a «má governação» que tem afectado o concelho de Portalegre. O entendimento tácito entre a CLIP e o PS está a agravar a situação.
Deficientes das Forças Armadas exigem reconhecimento
RECONCILIAÇÃO A Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA) realizou, no dia 23 de Janeiro, uma conferência de imprensa, nas suas instalações, em Lisboa, para apresentar as suas propostas e exigências para os próximos quatro anos.
Urgência pediátrica nocturna no Garcia de Orta encerrada há mais de dois meses
Concerto pela Paz esgota Rivoli
Coligação Por Lisboa – 1989
Saída do Reino Unido da UE foi decisão soberana do povo
SOBERANIA Os deputados do PCP no Parlamento Europeu votaram favoravelmente, ontem, a saída do Reino Unido da União Europeia e apresentaram uma declaração de voto, que publicamos.
Multilinguismo em risco no Parlamento Europeu
CULTURA Os deputados do PCP no Parlamento Europeu denunciam estar em risco o multilinguismo nas instituições da UE. Com o argumento financeiro, pretende-se que algumas línguas de trabalho sejam «dispensáveis».
Parlamento da Ucrânia proíbe participação eleitoral dos comunistas
31 de Janeiro de 2020
É ao povo angolano que cabe decidir do futuro de Angola
OFENSIVA A propósito de processos instaurados por autoridades angolanas e de acusações vindas a público relativas a Isabel dos Santos, aqueles que não suportam e se enfadam com as consistentes e históricas posições de princípio, de amizade e de solidariedade do Partido Comunista Português para com o povo angolano logo arremeteram com o seu «pavloviano» anti-comunismo contra o PCP.
Encontro mundial anti-imperialista defende paz e soberania dos povos
UNIDADE Movimentos e forças sociais e partidos de diferentes países acordaram na Venezuela a construção de uma plataforma unitária para defender o princípio de auto-determinação dos povos e travar a ofensiva imperialista.
Iraquianos pedem retirada de forças militares dos EUA
PROTESTO Mais de um milhão de pessoas encheram as ruas de Bagdad exigindo a saída das tropas norte-americanas do Iraque. Reclamou-se também a proibição da utilização do espaço aéreo iraquiano por aviões militares dos EUA.
FARC exige fim dos assassinatos de subscritores da paz na Colômbia
Abdelmadjid Tebboune: «A Argélia não é uma reserva de caça da França»
Internacionalização da guerra na Líbia
A segunda autoproclamação de um fantoche do imperialismo
INGERÊNCIA Isolado no seu país e abandonado por antigos aliados, que o acusam de corrupção, Juan Guaidó continua a ser o peão em que o imperialismo aposta para travar e subverter o processode afirmação soberana e de orientação progressista que se desenvolve na República Bolivariana da Venezuela. Um ano depois da absurda «autoproclamação», foi montado um circo mediático em torno da sua não eleição para a presidência da Assembleia Nacional (AN). É a sequela de um mau filme.