Parlamento da Ucrânia proíbe participação eleitoral dos comunistas

O parlamento ucraniano aprovou um código eleitoral que exclui a possibilidade de o Partido Comunista da Ucrânia (PCU) se apresentar a votos em quaisquer eleições do país, sejam presidenciais, legislativas ou locais. O referido Código Eleitoral da Ucrânia foi aprovado em 19 de Dezembro pelo parlamento e entrou em vigor em 1 de Janeiro corrente.

O PCU divulgou um documento, assinado pelo primeiro-secretário do comité central do partido, Petro Symonenko, pormenorizando as inconstitucionalidades da referida legislação, que insiste na criminalização do comunismo e na perseguição contra os comunistas.

«As eleições são o principal instrumento de controlo do povo da Ucrânia sobre as actividades de instituições políticas e públicas eleitas pelos cidadãos, assim como em relação à implementação de programas de desenvolvimento das autoridades estatais e de entidades locais autónomas», sublinha o texto.

«A Constituição da Ucrânia proclama o princípio da democracia para todos e estabelece o inerente direito natural de cada cidadão da Ucrânia de controlar o seu Estado; as eleições democráticas são o mais importante indicador de um Estado e uma sociedade civilizados», considera.

Contudo, denuncia, algumas das normas do Código Eleitoral da Ucrânia aprovado pelo parlamento ucraniano «ignoram grosseiramente e violam os direitos humanos e civis e as liberdades, invalidando as garantias de democracia garantidas pela lei tanto nacional como internacional». Tais normas restringem os direitos eleitorais de cidadãos ucranianos em função da sua filiação no Partido Comunista Ucraniano.




Mais artigos de: Europa

Multilinguismo em risco no Parlamento Europeu

CULTURA Os deputados do PCP no Parlamento Europeu denunciam estar em risco o multilinguismo nas instituições da UE. Com o argumento financeiro, pretende-se que algumas línguas de trabalho sejam «dispensáveis».

31 de Janeiro de 2020

Sexta-feira, dia 31 de Janeiro, (na ausência de uma improvável surpresa de última hora) o Reino Unido sairá da União Europeia. Este é um acontecimento histórico, de um enorme significado político. Pela primeira vez, nos mais de setenta anos que leva o processo de integração capitalista europeu, um Estado-Membro sai da...