A talhe de foice
Inferno
Actual
Fraca razão
Actual
Qual é a pressa?
Actual
O sionismo é um anti-semitismo
PCP
Área Metropolitana do Porto: por um serviço público de transportes
As deslocações dentro da Área Metropolitana do Porto (AMP) continuam a ser maioritariamente feitas em transporte individual, 84% segundo os mais recentes estudos. A redução tarifária deu um contributo importante para o aumento da procura dos transportes públicos, mas sem um significativo reforço da oferta e da qualidade do serviço dificilmente se irá tão longe quanto necessário.
Crónica Internacional
Médio Oriente: o objectivo principal
Valorizar quem trabalha é o coração da alternativa
ACÇÃO NACIONAL O PCP iniciou anteontem uma acção nacional centrada na urgência de elevar as condições laborais, direitos e retribuições daqueles que produzem riqueza, ou que já o fizeramao longo de décadas.
Medidas concretas para defender os reformados, pensionistas e idosos
REIVINDICAÇÃO No dia 15 de Janeiro, milhares de reformados, pensionistas e idosos exigiram, um pouco por todo o País, o aumento das pensões, melhores serviços públicos e condições de vida dignas. A revogação do factor de sustentabilidade, eliminação das taxas moderadoras e aumento das comparticipações nos medicamentos para reformados e pensionistas detentores de pensões inferiores ao salário mínimo nacional são outras das reivindicações.
PCP reclama e aeroporto com futuro e critica cedência à Vinci
TRANSPORTES A decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) não afasta a necessidade de prosseguir a luta pela construção de um novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete, afirma o PCP.
PCP apresenta propostas para assegurar a mobilidade de milhões de portugueses
TRANSPORTES Na sessão «Pelo direito à mobilidade – Defender o serviço público de transportes», o Secretário-geral do PCP afirmou que a proposta do Governo de Orçamento do Estado (OE) apresenta «insuficiências» e «limitações».
Defesa do SNS reclama aposta no presente garantindo o futuro
SAÚDE Quer as dificuldades quer as potencialidades dão razão ao PCP quando se bate pela valorização dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), realçou Jerónimo de Sousa em visita a um centro de saúde em Setúbal.
PCP quer fim da impunidade da Ryanair e reintegração de despedidos no Algarve
Trabalhadores O Governo não pode permitir que a Ryanair actue sem freio, desde logo violando os direitos laborais, acusa o Partido.
Justa homenagem a José Moreira
Direito à Habitação na Madeira
SIC alimenta «campanha de suspeição»
Ministro confrontado pelo Partido com sufoco no IP de Castelo Branco
Federação da Função Pública reforçada com congresso de luta
ORGANIZAÇÃO No 12.º Congresso da FNSTFPS, duas centenas de delegados mostraram, nos dias 16 e 17, conhecimento, unidade e determinação para passar à prática o lema «Lutar e avançar».
Conselho Nacional da CGTP-IN valorizou dinâmica reivindicativa
LUTA O órgão dirigente da Intersindical Nacional avançou nos trabalhos preparatórios do 14.º Congresso, que se realiza a 14 e 15 de Fevereiro, e apelou à ampla participação na manifestação de dia 31.
Negociações com acordos na CP e na Portway
AVANÇAR Sindicatos da Fectrans/CGTP-IN subscreveram em Janeiro um novo Acordo de Empresa, na Portway, e um acordo de princípio, na CP, com melhorias nas condições laborais actuais.
Frente Comum reafirma apelo para dia 31
Protestos de profissionais da PSP e da GNR
Greve no SUCH em Coimbra
Fenprof marcou especialidade
Luta nos supermercados
Concentração por melhores transportes
Debate do Orçamento do Estado para 2020
A abstenção do PCP na discussão do OE na generalidade tem fundamentos sólidos.
O PCP não votou contra porque o que foi alcançado não anda para trás, ou seja, o OE consolida no essencial o que foi conquistado nos últimos anos.
O PCP não votou a favor porque é travado o ritmo, a expressão e o alcance de novas medidas de sentido positivo a favor dos interesses dos trabalhadores, do povo e de Portugal. Porque o Governo dá ao excedente o que falta ao País
Soluções para melhorar a vida e responder aos problemas do País
Eleva-se já a mais de oito dezenas o número de propostas do PCP com alterações ao OE para 2020. Várias outras serão ainda formalizadas até à próxima segunda-feira, 27, no decurso da apreciação ao OE na especialidade, nas comissões. A discussão do documento em plenário é retomada segunda-feira, 3, prolongando-se até quinta-feira, 6, dia em que ocorrerá a votação final global.
Abertas que foram pela sua intervenção possibilidades de avanço em domínios que tem como essenciais – aumento das pensões, efectivar passos na gratuitidade das creches, pôr fim às taxas moderadoras, reduzir os custos da energia, aumentar as prestações sociais ou reforçar o SNS, por exemplo -, o PCP está fortemente determinado não só em ver concretizadas essas suas propostas orientadas para cumprir tais objectivos, como, inclusivamente, em poder ir mais longe em medidas que satisfaçam necessidades e aspirações dos trabalhadores e do povo e que sirvam os interesses do País.
«Cá estaremos, como sempre, para combater tudo quanto de negativo queira ser imposto ao povo português e para apoiar tudo quanto seja avanço e conquista», foi a garantia deixada dia 10, no final do debate do OE, na generalidade, pelo Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
Esse é o posicionamento e a prática dos deputados comunistas. E, como diz o nosso povo, até ao lavar dos cestos é vindima...
CPPC promove acções contra agressão ao Irão
PAZ O CPPC promoveu, na semana passada, duas iniciativas públicas em defesa da paz e contra uma possível guerra dos EUA contra o Irão: uma concentração no Porto, dia 13, e três dias depois uma sessão em Lisboa.
Mais mobilidade e serviços públicos para Gaia
INVESTIMENTO A CDU realizou em Gaia, no passado dia 20, uma conferência de imprensa com a temática dos transportes, da rede viária e dos serviços públicos no concelho.
CDU em contacto com as populações
Utentes à porta do Ministério da Saúde
Muito por fazer na Madeira «10 anos após a aluvião»
Nova greve geral em França contra alteração das reformas
GREVE Uniões sindicais e outros sectores convocaram para sexta-feira, 24, nova greve geral em França, contra a alteração do sistema de reformas dos trabalhadores, a qual o governo formaliza nesse dia.
Do futuro que nos querem impor
Venezuela acusa EUA e Colômbia de serem «promotores do terrorismo»
AMEAÇAS Os EUA e a Colômbia continuam a ameaçar e a provocar a Venezuela. Washington e Bogotá levam a cabo um exercício militar conjunto e apelam ao aumento da pressão internacional sobre o país bolivariano.
União Europeia relança operação naval na Líbia
EMBARGO Fracos resultados, os alcançados em Berlim, na conferência internacional sobre a Líbia – foi reafirmado o cessar-fogo entre os beligerantes e decidido um embargo de armas ao país norte-africano.
Milhares protestam em Santiago do Chile contra a repressão e a violação de direitos
EUA reforçam presença militar nos campos petrolíferos da Síria
Subsídiodependente, 35 anos, desempregado, em casa da avó
O «choque do século» e a estratégia imperialista de contenção da China
ANÁLISE A «guerra comercial» iniciada por Washington há perto de dois anos confirmou a existência de um novo patamar da confrontação estratégica do imperialismo contra a China, que muito previsivelmente marcará a evolução da situação mundial nas próximas décadas, naquela que muitos identificam como uma nova Guerra Fria.
Há 75 anos o Exército Vermelho libertou Auschwitz
MEMÓRIA Assinala-se na próxima segunda-feira, 27 de Janeiro, 75 anos sobre a libertação do campo de extermínio nazi de Auschwitz. Do muito que já se disse sobre o assunto, e do que seguramente se dirá nos próximos dias nos meios de comunicação social dominados pelo grande capital, não sobressai devidamente a identidade do libertador: a União Soviética e o seu Exército Vermelho.