Concentração por melhores transportes
Num encontro-debate, dia 16, foi decidido realizar uma concentração de organizações de trabalhadores e utentes, a 5 de Fevereiro, pelas 10h30, em frente à Assembleia da República.
Sob o lema «Melhores infra-estruturas e transportes, só possível com os trabalhadores», a iniciativa reuniu em Lisboa, na Casa do Alentejo, representantes de comissões de trabalhadores (CP, IP, ex-EMEF e Metropolitano de Lisboa), organizações sindicais (Fectrans, STRUP, SNTSF, SFRCI e Sindem) organizações de utentes (Comissão de Defesa da Linha do Oeste, Comissão de Utentes dos Transportes de Cascais e Comissão de Utentes dos Transportes de Santo António dos Cavaleiros e Frielas).
No debate, como se refere na notícia publicada pela Fectrans, «concluiu-se que, num quadro em que o Governo anuncia um excedente orçamental para o ano 2020, a sua proposta de Orçamento do Estado fica longe de corresponder às legítimas expectativas dos trabalhadores e da população». O OE proposto, «não resolvendo os muitos problemas existentes no sector dos transportes, compromete o inadiável aumento da oferta».
Foi aprovado um documento de conclusões, para enviar aos grupos parlamentares e que contém as reivindicações que justificam a promoção da concentração na AR, na véspera da votação final global do OE 2020.