Greve no SUCH em Coimbra

Os trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) que asseguram o funcionamento das áreas de alimentação, lavandaria e resíduos nas unidades do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra estiveram em greve no dia 17, sexta-feira, para reivindicarem aumentos salariais dignos e redução do horário de trabalho.
Durante a paralisação, realizou-se uma concentração, no exterior dos Hospitais da Universidade de Coimbra, seguindo-se um desfile, em cordão humano, até à Câmara Municipal, na Praça 8 de Maio. Pelo caminho, foram distribuídos folhetos, explicando aos utentes do CHUC e à população da cidade que «esta é uma luta por nós e por vós».
Entre os cinco objectivos da luta, referidos no documento, figuram «a reposição do número de trabalhadores necessários à prestação do serviço de qualidade aos utentes» e «a melhoria das condições de trabalho, que cada vez estão mais degradadas».
Francisco Queirós, membro do Comité Central do PCP e vereador da CDU na CM Coimbra, expressou aos trabalhadores em luta a solidariedade do Partido.
António Baião, dirigente do Sindicato da Hotelaria do Centro, revelou à agência Lusa que uma delegação, recebida pelo vice-presidente da Câmara, obteve deste o compromisso de levar as preocupações dos trabalhadores a um dos órgãos do SUCH, onde tem assento.

Abaixo-assinado
no Algarve

O Sindicato da Hotelaria do Algarve decidiu, na sua reunião de dia 14, avançar com um abaixo-assinado regional para exigir o aumento dos salários e a melhoria das condições de trabalho. Esta é uma resposta do sindicato ao facto de as associações patronais AHETA e AIHSA «não quererem repartir com os trabalhadores, de forma menos injusta, a riqueza por estes criada».
«Se as associações patronais do sector não negociarem tabelas salariais que valorizem os salários, de forma mais justa, estima-se que em 2020 mais de 50% dos trabalhadores do sector fiquem a receber o salário mínimo nacional, num sector que continua a acumular milhões e milhões de euros», salientou o sindicato, que pretende «levar este abaixo-assinado a toda a região nas próximas semanas, para recolher o máximo de assinaturas possível».





Mais artigos de: Trabalhadores

Negociações com acordos na CP e na Portway

AVANÇAR Sindicatos da Fectrans/CGTP-IN subscreveram em Janeiro um novo Acordo de Empresa, na Portway, e um acordo de princípio, na CP, com melhorias nas condições laborais actuais.

Frente Comum reafirma apelo para dia 31

A Frente Comum de Sindicatos da Administração pública, reagindo anteontem a recentes notícias acerca da possibilidade de o Governo, no Orçamento do Estado para 2020, vir a prever aumentos salariais em valores fixos e pagos de forma faseada, veio reafirmar o apelo a uma forte participação na...

Protestos de profissionais da PSP e da GNR

Anteontem, dia 21, ao final da tarde, centenas de profissionais da PSP e da GNR realizaram acções de protesto em Braga, Lisboa e Faro, promovidas pela ASPP, a APG e mais seis organizações sindicais e associativas. Em Braga, junto ao estádio onde decorreu o jogo da «final four» da Taça da Liga...

Fenprof marcou especialidade

O início da discussão do Orçamento do Estado para 2020 na especialidade, com a primeira reunião dedicada à Educação e na presença do ministro da tutela, foi assinalado pela Federação Nacional dos Professores com uma concentração junto da AR. Dirigentes e delegados da Fenprof e dos sindicatos...

Luta nos supermercados

«Os trabalhadores da distribuição, por todo o país, mobilizam-se e constroem a greve, com acções de luta, plenários e outras iniciativas», comenta o Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN), que publicou fotografias de acções recentes em super e hipermercados:...

Concentração por melhores transportes

Num encontro-debate, dia 16, foi decidido realizar uma concentração de organizações de trabalhadores e utentes, a 5 de Fevereiro, pelas 10h30, em frente à Assembleia da República. Sob o lema «Melhores infra-estruturas e transportes, só possível com os trabalhadores», a iniciativa reuniu em Lisboa, na Casa do Alentejo,...