Editorial

AVANÇAR COM CONFIANÇA

Entrámos num novo ano carregado de exigências e preocupações, mas também de grandes potencialidades. A...
Opinião
PCP
,
2

Portugal soberano<br>uma Europa de cooperação

A 1 de Janeiro de 1986, pela mão do PS e PSD, Portugal tornou-se membro das Comunidades Europeias ou, mais comummente, da CEE – transformada em União Europeia, com o Tratado de Maastricht, em 1992. Como o PCP preveniu, o processo de integração capitalista europeu, ao longo dos últimos 30 anos, serviu de suporte e de linha orientadora da política de reconstituição monopolista e dos seus continuados ataques a direitos e conquistas alcançadas pelos trabalhadores e o povo português na Revolução de Abril.

A talhe de foice

Algo vai mal...

Desde que a Banca foi privatizada, que se entrou num vórtice, onde as falências do BPN, BPP, BES e BANIF foram avisos da...
Actual

Os milhões, a bola e o resto

As últimas semanas do ano ficaram também marcadas por notícias bombásticas sobre as muitas centenas de...
Actual

Vergonha!

Os recentes acontecimentos no Médio Oriente, dos quais se destaca a recente provocação da Arábia Saudita com a...
Actual

O Bem Maior

Todos os processos de luta encerram lições. E aqueles que neles participam, como é o caso dos comunistas, sabendo que...
Crónica Internacional

30 anos depois

Foi em Janeiro de 1986 que pela mão do PS e do PSD, aliados na política de recuperação capitalista, Portugal...
Em Foco

Tarefas exigentes e exaltantes

No ano do seu 95.º aniversário, o Partido Comunista Português tem à sua frente tarefas exigentes e exaltantes: o reforço da sua organização, influência e iniciativa, a afirmação da alternativa patriótica e de esquerda e o contributo para a intensificação da luta dos trabalhadores e do povo; no final de 2016 realiza-se o XX Congresso do PCP.

Defender o emprego,<br>valorizar a produção

A defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores e a valorização do aparelho produtivo nacional são duas questões centrais que distinguem a candidatura de Edgar Silva à Presidência da República de todas as outras. Na visita realizada anteontem, 5, ao Arsenal do Alfeite, o candidato apoiado pelo PCP reafirmou a necessidade de uma aposta decidida na produção nacional como factor de desenvolvimento, progresso e justiça social.

Presidenciais

Novo rumo para o País

Depois de, no dia 1, ter realizado a declaração «Confiança num Portugal com futuro» (ver caixa), Edgar Silva proferiu, no dia 3, uma declaração «Sobre Defesa Nacional e Forças Armadas».

PCP

Todos contam na batalha <br/>das presidenciais

A actualidade política, as eleições presidenciais e o crescimento da campanha de Edgar Silva centraram a intervenção do Secretário-geral do PCP, no dia 5, no distrito de Beja. O mesmo se passou, no dia anterior, num jantar-comício em Sobral de Monte Agraço.

Controlo público é a melhor solução

O PCP reafirmou no dia 30 que a melhor solução para o Novo Banco não é vendê-lo a «um ou mais grupos privados», mas colocá-lo sob controlo público.

Confiança para o novo ano

Numa mensagem ao País a propósito do novo ano que agora se iniciou, o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de...

Defender o SNS

A Comissão Concelhia de Sintra do PCP realizou em Dezembro, durante uma semana, uma acção de contacto com os utentes do...

Não à hipocrisia!

Armindo Miranda, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, afirmou que «o povo português...
Trabalhadores

Luta vitoriosa na Alstom

Os trabalhadores das empresas que «prestam serviço» na metalúrgica General Electric (ex-Alstom), em Setúbal, conseguiram evitar a redução do valor da remuneração à hora.

Por melhores salários em 2016

Os sindicatos da CGTP-IN apresentaram propostas reivindicativas nas empresas dos grupos EDP, REN, PT Portugal e CTT, exigindo aumentos salariais que compensem perdas e injustiças.

Lutar valeu a pena

A União dos Sindicatos de Setúbal saudou milhares de trabalhadores que, com unidade, firmeza e luta, conseguiram ver satisfeitas importantes reivindicações no último trimestre de 2015.

Fim ao crime nos comboios

«O fim desta política criminosa» é exigido pela Comissão de Trabalhadores da CP, no número de Dezembro do seu boletim «À Tabela», onde reclama ainda a saída de «patrões e equipa de Manuel Queiró».

Greves ao trabalho extra

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF, da Fectrans/CGTP-IN) faz um balanço positivo da greve ao...

Luta na BA Vidro

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira, STIV, da Feviccom/CGTP-IN, e a comissão sindical da BA Vidro saudaram, em...

Mafra assinou

«Uma vitória dos trabalhadores» foi, para o STAL/CGTP-IN, o facto de a Câmara Municipal de Mafra...

Unicer desmentida

Causou «larga estupefacção» na empresa e, em particular, na fábrica de Santarém, ameaçada de...
Assembleia da República

Valorização da Agricultura Familiar

A valorização da Agricultura Familiar (a pequena e média agricultura), através de medidas concretas, continua a ser uma linha de acção e um objectivo de que o PCP não abdica.

Garantir a protecção devida

O PCP quer ver reposta a lista de doenças abrangidas pelo regime especial de protecção na invalidez, que o anterior governo PSD/CDS extinguiu por decreto-lei (D.L. n.º 246/2015, de 20 de Outubro).

Nacional

Pecuária em crise

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclama medidas de apoio para os sectores da pecuária, leite e carne, de forma a proporcionar o escoamento, a melhores preços, da produção pecuária nacional.

Luta devolve hospital

Depois de muitos anos de luta, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, deu luz verde para a construção do hospital do Seixal. A informação foi avançada no dia 29 de Dezembro, após uma reunião com os presidentes das câmaras municipais do Seixal, Almada e Sesimbra.

Calamidade financeira <br>em Gaia

«O município de Vila Nova de Gaia vive uma situação de autêntica calamidade financeira, resultante da desastrosa gestão dos anteriores mandatos, por parte da coligação PSD/CDS», alerta a CDU.

Gestão exemplar em Almada

O município de Almada – Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento – fechou, no...

Desmascarar a exploração

No Dia Internacional dos Migrantes, assinalado a 18 de Dezembro, a Federação Mundial da Juventude...
Europa

Artur Mas rejeitado

O chefe do governo catalão, Artur Mas, não vai ser reconduzido para um novo mandato pelo parlamento, facto que deverá precipitar eleições regionais antecipadas.

Fronteiras repostas

A ponte que liga a capital dinamarquesa, Copenhaga, e a cidade sueca de Malmo, voltou, por iniciativa da Suécia, a ter controlo de...

Perguntas por fazer

Quase tudo o que foi dito e escrito nas últimas semanas sobre o caso BANIF mete algures lá pelo meio duas palavras:...
Internacional

Bolivarianos mobilizam-se <br>pela Venezuela

A nova Assembleia Nacional da Venezuela entrou anteontem em funções. A tomada de posse dos deputados foi acompanhada pela mobilização dos bolivarianos, expressão da dinâmica em curso face aos planos da direita.

Guerra sem fim no Iémen

Terminaram dia 20 de Dezembro, sem um cessar-fogo consistente e muito menos sem qualquer acordo de paz, as conversações que decorreram em Genebra, na Suíça, sobre o conflito iemenita.

Temas

Os mercados são os causadores<br>dos problemas ambientais,<br>as suas leis não os conseguirão resolver

«Ao ritmo actual de emissões de Gases de Efeito de Estufa, dentro de cerca de 25 anos será ultrapassado o limite de mil milhões de toneladas de carbono libertado cumulativamente para a atmosfera, o que produzirá um aumento da temperatura global de 2ºC. Uma vez atingido este aumento, temem-se reacções irreversíveis nos sistemas climáticos e que a humanidade não poderá voltar às condições em que a civilização se desenvolveu»1.

Michel Giacometti<br>– longa militância pela cultura<br>e pela transformação da vida

A colectânea, há muito esgotada e nunca reeditada, pretende «restituir ao povo português o que lhe pertence de uma herança legítima, nem sempre avaliada justamente como um dos mais preciosos bens do património comum» (in Cancioneiro). A obra reúne 250 canções, rimas e jogos infantis transcritos dos registos sonoros de Michel Giacometti e de Lopes-Graça, mas também de um conjunto alargado de etnólogos portugueses e estrangeiros.

Argumentos
Músicas

Edith Piaf

Três títulos de canção – «Je ne regrette rien», «La vie en rose», e...
TVisto

Uma família alemã

É uma mini-série alemã que regressa à programação da «2» algum tempo depois de uma...
Memória
Aconteceu

SMN nos 530 euros

O salário mínimo nacional (SMN) é desde o dia 1 de Janeiro de 530 euros, com a publicação em Diário...

Janeiras em Évora

Treze grupos corais do concelho de Évora cantaram as Janeiras, ontem, Dia de Reis, em 28 locais do centro histórico e de bairros...

Morre Natalie Cole

A cantora soul norte-americana Natalie Cole, filha do músico de jazz Nat 'King' Cole, morreu na noite de 31 de Dezembro de...

Alta taxa de emigração

São mais de cinco milhões as pessoas de origem portuguesa espalhadas pelos cinco continentes, o que coloca Portugal como o...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-Geral do PCP   Luta e...

A semana em resumo

Frases

"Todo o esclarecimento e mobilização que a campanha há-de garantir...