Brasil aplica acordo ortográfico
O Acordo Ortográfico começou a ser aplicado desde o início do ano no Brasil, elevando para 215 milhões os falantes de Português a usar a nova grafia.
Desses 215 milhões de pessoas, só ao Brasil cabe uma fatia de mais de 204,4 milhões, seguindo-se aproximadamente os 10,3 milhões de portugueses, e os 512 mil cabo-verdianos.
São contudo diferentes os estágios em que se encontra a aplicação da norma nos vários países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que a ela aderiram.
O Acordo tem o processo de implementação concluído em Portugal (onde entrou em vigor a 13 de Maio de 2015, apesar da oposição de personalidades e sectores da sociedade), bem como no Brasil e em S. Tomé e Príncipe.
Em Cabo Verde, depois de tornada obrigatória desde o dia 1 de Outubro de 2015, a nova grafia está em fase de aplicação através de acções de esclarecimento. Já em Angola o Acordo Ortográfico não foi autorizado a nenhum nível governamental, enquanto em Moçambique aguarda ratificação pelo parlamento. Na Guiné-Bissau a aplicação do Acordo não assume um carácter prioritário e em Timor-Leste, mais do que à sua aplicação, é dada primazia à difusão e ao uso da língua portuguesa.