Nazi-fascistas voltam a desfilar na Ucrânia

Os 107 anos do nascimento do nacionalista ucraniano e colaboracionista com a ocupação hitleriana, Stepan Bandera, foi o pretexto invocado pelos nazi-fascistas dos partidos Svoboda e Sector de Direita para a realização de desfiles em várias cidades do país. Em Kiev, domingo, 2, uma marcha nocturna com tochas recriou o ambiente e iconografia dos desfiles nazis na Alemanha. Iniciativas semelhantes ocorreram em Odessa, Dnepropetrovsk, Lvov, Ivano-Frankovsk e Kherson.

Paralelamente à crescente fascização do país, aumenta a percepção popular de que a vida é cada vez pior. É o que se concluiu numa pesquisa elaborada pela reputada Gallup, segundo a qual o índice de satisfação dos ucranianos atingiu em 2015 o ponto mais baixo em cinco anos.

De acordo com o mesmo estudo de tendências, a maioria dos entrevistados cotou a sua qualidade de vida em 4 pontos numa escala de dez. O desagrado aumentou em todas as categorias etárias, afirma ainda a Gallup, que apurou que 79 por cento dos ucranianos consideram pobre e insuficiente a sua qualidade de vida.




Mais artigos de: Internacional

Bolivarianos mobilizam-se <br>pela Venezuela

A nova Assembleia Nacional da Venezuela entrou anteontem em funções. A tomada de posse dos deputados foi acompanhada pela mobilização dos bolivarianos, expressão da dinâmica em curso face aos planos da direita.

Guerra sem fim no Iémen

Terminaram dia 20 de Dezembro, sem um cessar-fogo consistente e muito menos sem qualquer acordo de paz, as conversações que decorreram em Genebra, na Suíça, sobre o conflito iemenita.

Relator da ONU demite-se <br>com acusações a Israel

Um ano e meio depois de entrar em funções e sem que nesse período Israel lhe tenha permitido visitar a Palestina, o relator especial das Nações Unidas sobre a situação dos direitos humanos naqueles territórios apresentou a sua demissão. Makarim Wibisono...

Arsenal químico sírio <br>totalmente destruído

A Organização para a Proibição de Armas Química (OPCW, na sigla inglesa) garantiu, segunda-feira, 4, que o remanescente armamento químico sírio retirado do país entre o final de Setembro de 2013 e meados de 2014, foi destruído pela empresa norte-americana...

Meios de comunicação <br>e capitalismo em África

O imperialismo está a fortalecer o domínio económico sobre os meios de comunicação da África subsaariana, acentuando assim a sua influência ideológica sobre milhões de africanos. Para esta estratégia contribui a consolidação de grupos...