Edição de Janeiro/Fevereiro já saiu

O Militante destaca «candidatura necessária»

«A candidatura necessária – com os trabalhadores, afirmar Abril, cumprir a Constituição», é o título de capa da edição de Janeiro/Fevereiro de O Militante, disponível a partir de hoje. A fotografia mostra o candidato presidencial Edgar Silva numa acção de campanha em plena rua. No interior, um artigo de Rui Fernandes, da Comissão Política, intitulado «Eleições Presidenciais: confiança e determinação por um Portugal com futuro», apresenta as características, natureza e objectivos da candidatura que, tendo sido decidida pelo PCP, se dirige a «todos os democratas e patriotas, aos trabalhadores e ao povo, a todos os que querem uma mudança efectiva». 
Esta que é, a curto prazo, a prioridade das prioridades do colectivo partidário surge logo no texto de abertura, «Das Presidenciais ao XX Congresso do PCP: um ano de luta muito exigente». A secção Organização é composta por um artigo de Paulo Raimundo, da Comissão Política: «Mais Partido nas empresas e locais de trabalho, organizações de classe mais fortes».
Joaquim Dionísio assina «O direito ao trabalho, um bem a preservar e a desenvolver», que preenche a secção Trabalhadores, enquanto o Tema desta edição fica a cargo de Vítor Dias, que reflecte sobre «Anticomunismo, um passado recente que é bem mais do que isso». A secção Economia apresenta dois artigos assinados por dois membros do Comité Central: «Crise do capitalismo – continuam as réplicas do “sismo” de 2007/2008», de Carlos Carvalhas; e «O bem-estar das corporações multinacionais», de Rui Namorado Rosa.
«A (des) União Europeia», da autoria de Ângelo Alves, da Comissão Política, e de João Ferreira, do CC e deputado ao PE, traça o panorama de 30 anos de participação de Portugal no processo de integração capitalista europeu. A secção Internacional conta com dois artigos: de José Goulão, «Terrorismo, um pilar da estratégia de dominação mundial»; e, de Luís Carapinha, «Investida reaccionária na ordem do dia – América Latina na encruzilhada».
A edição inclui ainda a contribuição do PCP para o 17.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, realizado na Turquia nos dias 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro, e os comunicados das reuniões do Comité Central do Partido realizadas em 8 de Novembro e 13 de Dezembro.




Mais artigos de: PCP

Todos contam na batalha <br/>das presidenciais

A actualidade política, as eleições presidenciais e o crescimento da campanha de Edgar Silva centraram a intervenção do Secretário-geral do PCP, no dia 5, no distrito de Beja. O mesmo se passou, no dia anterior, num jantar-comício em Sobral de Monte Agraço.

Controlo público é a melhor solução

O PCP reafirmou no dia 30 que a melhor solução para o Novo Banco não é vendê-lo a «um ou mais grupos privados», mas colocá-lo sob controlo público.

Confiança para o novo ano

Numa mensagem ao País a propósito do novo ano que agora se iniciou, o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse encarar 2016 com confiança, a «dos que sabem que é possível um Portugal mais justo, mais solidário e mais desenvolvido», e reafirmou...

Valorizar reformas e pensões

Os valores das pensões para 2016, decorrentes da publicação no último dia do ano passado do decreto-lei 254-B/2015, estão «muito aquém das respostas necessárias para romper com a política de exploração e empobrecimento imposta aos reformados e...

Defender o SNS

A Comissão Concelhia de Sintra do PCP realizou em Dezembro, durante uma semana, uma acção de contacto com os utentes do Serviço Nacional de Saúde em diversas localidades e equipamentos do concelho. A última iniciativa teve lugar junto ao Hospital Fernando da Fonseca, mais...

Não à hipocrisia!

Armindo Miranda, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, afirmou que «o povo português não precisa de mais presidentes destes». Foi a primeira constatação formulada à comunicação social, no dia 1, na sequência da...