Unicer desmentida

Causou «larga estupefacção» na empresa e, em particular, na fábrica de Santarém, ameaçada de encerramento, a declaração do director-geral da Font Salem a esclarecer que «não há qualquer acordo no que toca à incorporação de actuais trabalhadores da Unicer» naquela empresa vizinha e concorrente, dona da unidade onde começaram por ser produzidas as cervejas Cintra.

Numa nota de imprensa, divulgada no dia seguinte a ter saído na edição do Público de 27 de Dezembro uma notícia intitulada «Fábrica da Font Salem amplia produção e vira-se para refrigerantes», a Comissão de Trabalhadores da Unicer considerou que ficou assim desmontado «o sofisma sustentado pela direcção de comunicação da Unicer». A CT recorda que os porta-vozes patronais, ao pronunciarem-se sobre o «reajustamento da estrutura» – encerramento da fábrica de Santarém e liquidação, no total, de quase centena e meia de postos de trabalho –, justificaram a decisão com quebras na exportação de cerveja para o mercado angolano e falaram numa «almofada» que permitiria colocar 25 trabalhadores na Font Salem.

Como foi denunciado na luta contra estas medidas, a Unicer decidiu fechar uma unidade que produz refrigerantes, contratando o fornecimento a uma concorrente, que não se responsabiliza por absorver quaisquer dos ameaçados de despedimento.

Também uma notificação da Autoridade para as Condições do Trabalho veio confirmar as denúncias dos representantes dos trabalhadores, durante a greve de 16 de Dezembro: houve pressões patronais para que fossem aceites propostas de rescisão.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Luta vitoriosa na Alstom

Os trabalhadores das empresas que «prestam serviço» na metalúrgica General Electric (ex-Alstom), em Setúbal, conseguiram evitar a redução do valor da remuneração à hora.

Por melhores salários em 2016

Os sindicatos da CGTP-IN apresentaram propostas reivindicativas nas empresas dos grupos EDP, REN, PT Portugal e CTT, exigindo aumentos salariais que compensem perdas e injustiças.

Lutar valeu a pena

A União dos Sindicatos de Setúbal saudou milhares de trabalhadores que, com unidade, firmeza e luta, conseguiram ver satisfeitas importantes reivindicações no último trimestre de 2015.

Fim ao crime nos comboios

«O fim desta política criminosa» é exigido pela Comissão de Trabalhadores da CP, no número de Dezembro do seu boletim «À Tabela», onde reclama ainda a saída de «patrões e equipa de Manuel Queiró».

Greves ao trabalho extra

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF, da Fectrans/CGTP-IN) faz um balanço positivo da greve ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado, que terminou no dia de Ano Novo, para contestar os cortes na remuneração do trabalho...

Negociação no sector automóvel

A Fiequimetal «tudo fará para que se alcance um acordo que salvaguarde os direitos e os interesses dos trabalhadores e que constitua um factor de progresso das relações laborais no sector automóvel», afirma a federação, num comunicado a informar os trabalhadores...

Luta na BA Vidro

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira, STIV, da Feviccom/CGTP-IN, e a comissão sindical da BA Vidro saudaram, em comunicado «os trabalhadores e as trabalhadoras pela forma determinada» com que lutaram com «persistência» e afirmando «a força da...

Mafra assinou

«Uma vitória dos trabalhadores» foi, para o STAL/CGTP-IN, o facto de a Câmara Municipal de Mafra «finalmente» ter assinado com o sindicato o acordo ACEP que veio permitir aos seus trabalhadores recuperarem, desde o primeiro dia de 2016, o direito à semana de 35 horas, que...