Editorial

COMBATES POR ABRIL

O Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas, anunciados pelo Governo, confirmam as análises e alertas do PCP sobre a...
Opinião
PCP

Mais exploração<br>e empobrecimento

O Governo divulgou, na semana passada, dois novos pacotes de medidas para o período de 2016-2019, cuja discussão na Assembleia da República estava agendada para ontem: o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas.

A talhe de foice

Obscenidade

Num País onde até a ideia de ter filhos é precária, o Governo que tornou descartáveis os pais em...
Crónica Internacional

<i>Não passarão</i>

Vive-se tempos perigosos no mundo e a Europa não é excepção. Atente-se na Grécia e na política e...
Actual

Logro ou convergência

Sem conseguir evitar ideias feitas como a que o PS usa para disfarçar compromissos com a política de direita de que...
Actual

«Empate técnico»

PS, PSD e CDS têm vindo a promover o condicionamento político por «sondagens» que são pouco mais que o...
Actual

«Filantropia cultural»

Merece referência um livro agora publicado: «Artwash» («ArteLavagem», Mel Evans, Pluto Press, 2015). Fala da...
Em Foco

<font color=0093dd>Consagração e reconhecimento<br>das conquistas da Revolução</font>

Assinala-se no sábado, 25, o 40.º aniversário das eleições para a Assembleia Constituinte, as primeiras realizadas após a Revolução, que contaram com a participação de 91 por cento dos cidadãos recenseados. Ao longo de dez meses, dos mais intensos da história nacional, os deputados constituintes consagraram em lei fundamental o essencial das imensas transformações políticas, económicas, sociais e culturais que as massas populares e os sectores progressistas das Forças Armadas protagonizavam nas fábricas, nos campos, nas escolas e nas ruas do País. Muitas dessas transformações e conquistas continuam hoje inscritas na Constituição da República, apesar das sete revisões que a amputaram de aspectos essenciais. E permanecem bem vivas no coração do povo, que as defende.

Crescer e avançar <br> com a luta de massas

Mais de 650 delegados participaram na VIII Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP (AORL). Durante todo o dia de sábado, 18, no Fórum Lisboa, debateram e aprovaram as linhas de orientação que vão guiar a intervenção política colectiva no distrito, elegeram a nova direcção regional e manifestaram determinação em reforçar o Partido e aprofundar a sua ligação às massas e à luta, condições essenciais para avançar na construção da alternativa.

 

Todos à rua a 6 de Junho

No decorrer da AORL, foi proposto e aprovado por unanimidade e aclamação um texto sobre a «Marcha Nacional – A...
PCP

Prosseguir a luta<br>pelos valores de Abril

Jerónimo de Sousa participou, domingo, num almoço comemorativo da Revolução dos Cravos em São Pedro da Cova, onde se falou da necessidade de recolocar o País nos caminhos de Abril.

É necessário quebrar amarras

O Grupo Parlamentar do PCP encerrou, na semana passada, um ciclo de audições sobre o euro e a dívida, do qual sobressaiu a necessidade imperiosa de romper com as amarras que impedem o desenvolvimento soberano do País.

Um inspirador «Chão Nosso»

«Chão Nosso», assim se chamou a iniciativa que a Comissão Concelhia do Barreiro do PCP realizou na noite de...

Virgínia de Moura

Assinala-se este ano o centenário do nascimento de Virgínia de Moura, militante comunista, destacada...

Crescer em França

O Organismo de Direcção Nacional (ODN) do PCP em França, reuniu no passado fim-de-semana, em Paris, para dar seguimento...

Faleceu Vítor Martins

Faleceu subitamente, na semana passada, o camarada Vítor Martins, membro da Direcção da Organização...
Trabalhadores

Abril exige mais luta

«Colocar um ponto final à política de direita e ao Governo do PSD-CDS é um direito e um dever de todos quantos acreditam que é possível um futuro melhor para Portugal», conclui a CGTP-IN, que considerou o «Programa Nacional de Reformas» como um «pacote que eterniza o sofrimento, a exploração e o empobrecimento».

Unidos pela ferrovia

A greve de dia 16 deixou claro o descontentamento face ao rumo que o Governo insiste em impor e comprovou que é possível construir forte unidade na acção, realçou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário.

1.º de Maio em greve

Os trabalhadores dos hipermercados e supermercados vão estar em greve no dia 1 de Maio, por aumentos salariais e contra a ofensiva patronal, expressa nas propostas da APED.

Resistir e receber

Foi cumprida quase na totalidade a primeira fase do acordo para pagamento das remunerações e direitos em dívida a...
Juventude

Alternativa que se constrói

A Direcção Nacional da JCP apela à participação da juventude na Marcha Nacional – A força do povo, todos à rua por um Portugal com futuro, no dia 6 de Junho, em Lisboa.

Assembleia da República

Governo enganou<br>os portugueses

O Programa de Estabilidade divulgado na passada semana é mais do mesmo, considera o Secretário-geral do PCP, que acusa o Governo de manter inalterada a política de cortes e sacrifícios para os trabalhadores e o povo e de desafogo para os poderosos.

Aumento do IMI é a doer

A maioria PSD/CDS-PP rejeitou, dia 10, o projecto de lei do PCP que pretendia, entre outras medidas, repor uma cláusula de salvaguarda para limitar o aumento anual do Imposto Municipal dos Imóveis (IMI).

Maioria opta pela banca

Proibir os bancos de alterar unilateralmente taxas de juro e outras condições contratuais, tal era o objectivo de um projecto de lei que o PCP submeteu recentemente a debate, e que veio a esbarrar nos votos contra do PSD e do CDS-PP.

Continuação do declínio

«O PS não só não rompe com a política de desastre nacional como se propõe mantê-la, com este ou aquele acerto quanto ao ritmo ou forma de concretização».

Perpetuar o confisco

As medidas propostas pelo Governo no âmbito do Programa de Estabilidade e do Plano Nacional de Reformas foram rejeitadas...

Grandes interesses à espreita

A maioria PSD/CDS-PP chumbou, no dia 10, o projecto de resolução do PCP onde se exigia a imediata suspensão das...
Nacional

Almada é exemplo <br>para o País

Almada é um bom exemplo de que a CDU não tem só soluções, mas capacidade para assumir todas as responsabilidades que o povo lhe atribua, no plano local, mas igualmente no plano nacional. Esta foi uma das conclusões do Encontro Concelhio «Soluções para uma vida melhor», que se realizou sábado, 18, nos Bombeiros de Cacilhas.

Cresce a contestação

Em defesa da Escola Pública, realizou-se, no dia 11, na Escola Secundária José Saramago, em Mafra, um debate promovido pelos professores da CDU sobre a «Municipalização da Educação».

CDU defende água pública

A CDU realizou no dia 10, no Auditório dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, o Encontro...

CDU na Internet

Abre no sábado, 25 de Abril, o sítio da coligação PCP-PEV na Internet para as eleições legislativas,...
Europa

Não à ditadura das multinacionais

Centenas de acções em dezenas de países da Europa marcaram a jornada de acção global contra o tratado de livre comércio entre os EUA e a UE, realizada no sábado, 18.

Tragédia no Mediterrâneo

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu expressam o seu profundo pesar pela morte de mais de mil pessoas nos mais recentes naufrágios...

Uma vitória da luta

Em luta há mais de um ano pelos postos de trabalho, os operários da Coca-Cola em Espanha obtiveram nova vitória com a declaração da nulidade do despedimento colectivo.

Oligarca vence na Finlândia

O Partido do Centro, liderado pelo multimilionário, Juha Sipila, venceu as eleições legislativas na Finlândia,...

A fraude e evasão fiscal

Nos últimos tempos, os paraísos fiscais e a fraude fiscal estão no centro da actualidade mediática. Há...
Internacional

Os povos com a Venezuela

Iniciativas diversas marcaram o Dia de Acção Mundial de Solidariedade com a Venezuela, que em Portugal foi assinalado numa iniciativa conjunta realizada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e pela Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC).

Iémen sob fogo

Os bombardeamentos contra o Iémen constituem «um perigoso desenvolvimento» na região, considera o PCP, que reclama o fim da intervenção saudita e uma solução pacífica respeitadora da soberania do país.

Temas

Pela Paz<br>contra o fascismo<br>e a guerra!

Em 2 de Maio de 1945, culminando o imparável avanço do Exército Vermelho, a bandeira da União Soviética foi hasteada no Reichstag em Berlim e poucos dias depois a Alemanha nazi assinava a sua capitulação incondicional. O dia 9 de Maio de 1945, cujo 70.º aniversário este ano comemoramos, passou a ser conhecido como o «Dia da Vitória», porque ele simboliza a vitória sobre o nazi-fascismo e o seu sinistro projecto de exploração e opressão dos povos com a instauração da «nova ordem» hitleriana e o fim da maior carnificina da História da Humanidade que foi a 2.ª Guerra Mundial.

Argumentos
Memória
Aconteceu

Crianças sem escola

O número de crianças não escolarizadas em países do Médio Oriente atinge os 15 milhões, ou seja 15...

Souto Moura expõe em Dusseldorf

Uma exposição sobre 35 anos da obra do arquitecto Eduardo Souto de Moura, galardoado com o Pritzker em 2011, foi inaugurada, dia...

SPA homenageou Fialho de Almeida

Fialho de Almeida, um dos mais importantes escritores portugueses na transição entre os séculos XIX e XX, foi homenageado...

A Revolução no cinema

A pensar nos 41 anos da Revolução de Abril, o Cinema Ideal exibiu entre os dias 15 e ontem, 22, os filmes «Outra Forma de...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP Quinta-feira, 23 Almada...

A semana em resumo

Frases

“FMI prevê dívida pública portuguesa acima de 120% do PIB até...