PCP aponta políticas criminosas

Tragédia no Mediterrâneo

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu expressam o seu profundo pesar pela morte de mais de mil pessoas nos mais recentes naufrágios no Mediterrâneo, um trágico acontecimento que surge na sequência de dezenas de milhares de mortes naquelas águas.

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu responsabilizam a União Europeia e a sua criminosa política de imigração por mais esta tragédia, a maior envolvendo imigrantes no Mediterrâneo. Tragédias que já vitimaram dezenas de milhares de seres humanos nos últimos anos, e que são inseparáveis das políticas de guerra, ingerência e de domínio económico que as principais potências da UE e da NATO desencadeiam no Continente Africano e no Médio Oriente, provocando gigantescas ondas de refugiados de guerra e um êxodo em massa que foge da fome e da pobreza extrema.

O PCP chama à atenção para os perigos que decorrem da cínica resposta da União Europeia e de vários governos a mais esta tragédia. Uma resposta que escamoteando as reais razões da imigração em massa do Continente Africano – que radicam no próprio funcionamento do sistema capitalista – visa aprofundar uma visão instrumental e securitária da imigração no quadro da chamada política europeia de vizinhança e da comunitarização da política de imigração. Políticas que contribuindo objectivamente para o aprofundamento do problema, abrem simultaneamente o campo às forças xenófobas, racistas e de extrema-direita.

 



Mais artigos de: Europa

Não à ditadura das multinacionais

Centenas de acções em dezenas de países da Europa marcaram a jornada de acção global contra o tratado de livre comércio entre os EUA e a UE, realizada no sábado, 18.

Uma vitória da luta

Em luta há mais de um ano pelos postos de trabalho, os operários da Coca-Cola em Espanha obtiveram nova vitória com a declaração da nulidade do despedimento colectivo.

PCP defende investimento público

O deputado do PCP, João Ferreira, apresentou, dia 11, na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia, um projecto de relatório em que defende um conjunto de medidas para criar emprego e favorecer o crescimento das actividades relacionadas com os oceanos, mares e zonas...

Oligarca vence na Finlândia

O Partido do Centro, liderado pelo multimilionário, Juha Sipila, venceu as eleições legislativas na Finlândia, realizadas no domingo, 19, nas quais o partido ultranacionalista «Verdadeiros Finlandeses» obteve a segunda maior representação parlamentar. A...

A fraude e evasão fiscal

Nos últimos tempos, os paraísos fiscais e a fraude fiscal estão no centro da actualidade mediática. Há muito que o PCP tem intervenção sobre esta matéria, com denúncia e propostas consequentes visando o combate a esta praga que tantos milhões dá...