Oligarca vence na Finlândia

O Partido do Centro, liderado pelo multimilionário, Juha Sipila, venceu as eleições legislativas na Finlândia, realizadas no domingo, 19, nas quais o partido ultranacionalista «Verdadeiros Finlandeses» obteve a segunda maior representação parlamentar.

A formação de Juha Sipila, que até agora era a quarta força, recolheu 21,1 por cento dos votos, elegendo 49 dos 200 deputados no parlamento (contra 15,8% e 35 deputados em 2011).

Os «Verdadeiros Finlandeses», de Timo Soini, garantiram 38 lugares, com 17,6 por cento dos sufrágios (contra 19,1% e 39 deputados em 2011).

A Coligação Nacional liderada por Alexander Stubb, no poder, conseguiu apenas 37 lugares, caindo para terceiro lugar em número de deputados, apesar de ter tido a segunda maior votação com 18,2 por cento dos votos. Em 2011 tinha vencido com 20,4 por cento e 44 deputados.

Por seu turno, o Partido Social-Democrata caiu para 34 deputados e 16,5 por cento dos sufrágios (contra 19,1% e 42 deputados há quatro anos).

Os Verdes subiram para 8,5 por cento e 15 deputados (contra 7,3% e 10 deputados em 2011), a Aliança das Esquerdas desceu para 7,1 por cento e 12 deputados (contra 8,1% e 14 deputados em 2011), o Partido Popular Sueco, subiu ligeiramente para 4,9 por cento, mantendo os nove deputados (4,3% e 9 deputados em 2011), e os democratas-cristãos desceram para 3,5 por cento e cinco deputados (contra 4% e 6 deputados há quatro anos).

Um último deputado foi eleito pelas ilhas Aland, com 0,9 por cento dos votos.

A derrocada da Coligação Nacional e dos sociais-democratas é atribuída à prolongada crise económica que assola o país, acumulando três anos de recessão e uma queda do Produto Interno Bruto de seis pontos percentuais desde 2008.

 



Mais artigos de: Europa

Não à ditadura das multinacionais

Centenas de acções em dezenas de países da Europa marcaram a jornada de acção global contra o tratado de livre comércio entre os EUA e a UE, realizada no sábado, 18.

Tragédia no Mediterrâneo

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu expressam o seu profundo pesar pela morte de mais de mil pessoas nos mais recentes naufrágios no Mediterrâneo, um trágico acontecimento que surge na sequência de dezenas de milhares de mortes naquelas águas. Os deputados do PCP no Parlamento...

Uma vitória da luta

Em luta há mais de um ano pelos postos de trabalho, os operários da Coca-Cola em Espanha obtiveram nova vitória com a declaração da nulidade do despedimento colectivo.

PCP defende investimento público

O deputado do PCP, João Ferreira, apresentou, dia 11, na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia, um projecto de relatório em que defende um conjunto de medidas para criar emprego e favorecer o crescimento das actividades relacionadas com os oceanos, mares e zonas...

A fraude e evasão fiscal

Nos últimos tempos, os paraísos fiscais e a fraude fiscal estão no centro da actualidade mediática. Há muito que o PCP tem intervenção sobre esta matéria, com denúncia e propostas consequentes visando o combate a esta praga que tantos milhões dá...