Relatório sobre mares e zonas costeiras

PCP defende investimento público

O deputado do PCP, João Ferreira, apresentou, dia 11, na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia, um projecto de relatório em que defende um conjunto de medidas para criar emprego e favorecer o crescimento das actividades relacionadas com os oceanos, mares e zonas costeiras.

O documento defende uma definição mais alargada da chamada «economia azul», que hoje se reduz, no essencial, à exploração mineira dos fundos marinhos, à energia e à biotecnologia.

João Ferreira considera que não devem ser esquecidos sectores como as pescas e aquicultura, a marinha de comércio, a construção e reparação naval, a par do aprofundamento de estudos no ordenamento costeiro.

E nota que as comunidades costeiras e insulares devem ser plenamente envolvidas em todas as fases do desenvolvimento da «economia azul», sendo este um pré-requisito essencial para materializar o seu potencial de inovação, emprego, prosperidade e desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, sublinha a necessidade de maior investimento no conhecimento e que os resultados da investigação financiada por recursos públicos sejam, por princípio, do domínio público.

O relator defende a criação de um quadro financeiro capaz de estimular a criação de emprego e adequado às necessidades dos diversos agentes, salientando que o desinvestimento por parte dos estados nas áreas da Ciência e da Educação constitui um obstáculo inultrapassável à plena materialização do potencial da «economia azul».

Na mesma semana, dia 16, a Comissão de Emprego e Assuntos Sociais aprovou uma proposta de alteração ao parecer sobre a Estratégia da UE para a igualdade entre homens e mulheres 2015, apresentada pela deputada do PCP, Inês Zuber.

A alteração consiste num apelo «aos estados-membros para que reforcem e façam respeitar o exercício pleno de negociação colectiva no sector privado e no sector público», enquanto instrumento insubstituível para garantir igualdade salarial e de condições de trabalho entre homens e mulheres.

 



Mais artigos de: Europa

Não à ditadura das multinacionais

Centenas de acções em dezenas de países da Europa marcaram a jornada de acção global contra o tratado de livre comércio entre os EUA e a UE, realizada no sábado, 18.

Tragédia no Mediterrâneo

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu expressam o seu profundo pesar pela morte de mais de mil pessoas nos mais recentes naufrágios no Mediterrâneo, um trágico acontecimento que surge na sequência de dezenas de milhares de mortes naquelas águas. Os deputados do PCP no Parlamento...

Uma vitória da luta

Em luta há mais de um ano pelos postos de trabalho, os operários da Coca-Cola em Espanha obtiveram nova vitória com a declaração da nulidade do despedimento colectivo.

Oligarca vence na Finlândia

O Partido do Centro, liderado pelo multimilionário, Juha Sipila, venceu as eleições legislativas na Finlândia, realizadas no domingo, 19, nas quais o partido ultranacionalista «Verdadeiros Finlandeses» obteve a segunda maior representação parlamentar. A...

A fraude e evasão fiscal

Nos últimos tempos, os paraísos fiscais e a fraude fiscal estão no centro da actualidade mediática. Há muito que o PCP tem intervenção sobre esta matéria, com denúncia e propostas consequentes visando o combate a esta praga que tantos milhões dá...