Editorial

ALTERNATIVA E ALTERNÂNCIA

O desfecho previsível da disputa interna no PS; a grande centralidade que lhe foi dada pela comunicação social dominante...
Opinião
A talhe de foice

<i>La Faena</i>

Os espíritos da contenda Costa/Seguro emigraram com a vitória jucunda do primeiro e a bisonha retirada do segundo e a...
Actual

Embusteiros

Perante o crescimento eleitoral da CDU, o desgaste acelerado dos partidos do Governo (PSD e CDS) e a recuperação residual do PS,...
Actual

Uma velha novidade

Um dos objectivos dessa grande operação destinada a dar força à continuidade da política de direita que...
Actual

Filhos da pátria

À beira de completar 65 anos, é membro do Conselho de Governadores, do Conselho Geral de Governadores do Banco Central Europeu,...
PCP

Confiança

Artigo de acesso livre

Con­fi­ança, mesmo numa al­tura em que os bolsos de quem tra­balha são usur­pados em mais de oito mil mi­lhões de euros só para pa­ga­mento de juros da dí­vida e quando se pre­para mais de sete mil mi­lhões de euros de cortes na des­pesa para os pró­ximos anos.
Con­fi­ança, mesmo quando é des­truída a ca­pa­ci­dade pro­du­tiva do País, com um mi­lhão e qua­tro­centos mil tra­ba­lha­dores de­sem­pre­gados, três mi­lhões de po­bres e uma emi­gração ao nível da dé­cada de 60 do sé­culo pas­sado.

Crónica Internacional

Em nome da oligarquia

Se alguém desejar conhecer em pormenor como se desfaz e empurra para o abismo um país, então deverá fixar o...
Em Foco

Constrangimentos com que urge romper

A re­ne­go­ci­ação da dí­vida, a li­ber­tação de Por­tugal da sub­missão ao euro e o con­trolo pú­blico do sector fi­nan­ceiro são «três ins­tru­mentos fun­da­men­tais para a re­cu­pe­ração e o pro­gresso do País», afirmou Je­ró­nimo de Sousa no de­bate pú­blico que o PCP pro­moveu no do­mingo, 28, na aber­tura da acção na­ci­onal «A Força do Povo por um Por­tugal com Fu­turo – uma Po­lí­tica Pa­trió­tica e de Es­querda».

PCP

<font color=0093dd>O sonho há-de ser realidade</font></color>

Os 35 anos do as­sas­si­nato de Ca­ra­vela e Cas­quinha e do ataque à Re­forma Agrária foram evo­cados no sá­bado, 27, em San­tiago do Es­coural, com a inau­gu­ração de um Me­mo­rial e a re­a­li­zação de um grande co­mício, con­tando ambas as ini­ci­a­tivas com a par­ti­ci­pação do Se­cre­tário-geral do PCP.

Bem público a defender

As­si­na­lando, ontem, 1, o Dia Na­ci­onal da Água, o PCP re­a­firmou que a água é um di­reito e que, como tal, não pode ser pri­va­ti­zada.

PCP inaugura novo CT

O PCP inaugurou oficialmente, ao final da tarde de terça-feira, o seu novo Centro de Trabalho no Funchal....

Mais espaço mais Festa

É já no sábado, às 15 horas, o comício na Quinta da Atalaia (junto ao lago) que marca o arranque da...

Intervir onde pulsa o problema

O re­forço da or­ga­ni­zação e in­ter­venção do Par­tido, ta­refa de sempre dos co­mu­nistas, avança em vá­rias di­rec­ções um pouco por todo o País.

Faleceu Domingos Afonso

Aos 82 anos, faleceu o camarada Domingos Afonso. Natural de Couto de Dornelas, concelho de Boticas, Domingos Afonso pertenceu a uma...

Políticas e não caras

Na sequência de várias solicitações de órgãos de comunicação social para que se...
Trabalhadores

Nas ruas contra a prepotência<br> do Governo

Os tra­ba­lha­dores da Ad­mi­nis­tração Local estão hoje nas ruas para exigir a pu­bli­cação dos ACEP, de­fender di­reitos e de­nun­ciar as ma­no­bras de um Go­verno que atenta contra o Poder Local De­mo­crá­tico.

Trabalhadores envolvidos na luta

Par­ti­ci­pando em ple­ná­rios, pro­cessos ne­go­ciais, con­cen­tra­ções, ma­ni­fes­ta­ções e greves, os tra­ba­lha­dores e as suas or­ga­ni­za­ções re­pre­sen­ta­tivas levam a efeito uma forte acção de luta em de­fesa dos di­reitos.

Forte onda de protesto

As greves foram ex­pressão da forte con­tes­tação à po­lí­tica do Go­verno, da de­fesa do in­ves­ti­mento no ser­viço pú­blico, da va­lo­ri­zação pro­fis­si­onal e de con­di­ções dignas para os utentes.

SMN de empobrecimento

A propósito do acordo alcançado para o aumento do salário mínimo nacional (SMN), no dia 24, entre Governo,...

Porque a «água é todos»

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local enviou na sexta-feira, 26, uma carta aos presidentes das...
Assembleia da República

Problema é político e não fiscal

Passos Co­elho ga­rantiu no Par­la­mento não ter re­ce­bido qual­quer re­mu­ne­ração fixa da Tec­no­forma en­quanto foi de­pu­tado, mas re­co­nheceu ter sido re­em­bol­sado em «des­pesas de re­pre­sen­tação». Não es­cla­receu foi nem os res­pec­tivos mon­tantes nem entre que datas tal ocorreu.

Luta não vai parar

O aumento do salário mínimo nacional não é uma benesse do Governo PSD/CDS-PP, nem resulta sequer da sua vontade:...

Défice orçamental

A previsão do INE para o défice orçamental em 2014, baseada no Ministério das Finanças, é de 4.8%....
Nacional

Indignação e protesto

Sob o lema «Res­peitar os di­reitos dos Idosos é de­fender o fu­turo», a Con­fe­de­ração Na­ci­onal de Re­for­mados, Pen­si­o­nistas e Idosos – MURPI, agendou para ontem, em todo o País, múl­ti­plas ac­ções para as­si­nalar o Dia Mun­dial do Idoso.

A luta continua!

A luta das po­pu­la­ções contra o en­cer­ra­mento de es­colas ve­ri­ficou-se um pouco por todo o País, tendo Es­tar­reja sido um in­te­res­sante exemplo de re­sis­tência.

Agricultores afectados <br>por intempéries

Inês Zuber, de­pu­tada do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu, ques­ti­onou no dia 25 a Co­missão Eu­ro­peia (CE) sobre a pos­si­bi­li­dade de as zonas da Lou­rinhã e de Se­túbal serem apoi­adas na sequência dos es­tragos pro­vo­cados pela chuva.

Quebra de produção de uva

«É geral a baixa de produção de uvas comparativamente com o ano passado. Regiões há em que a quebra...

Praga da vespa velutina

Na Assembleia Municipal de Ponte de Lima e na Assembleia de Freguesia de Calheiros, a CDU alertou para a expansão da praga da vespa...

Estudantes com a JCP

Rita Rato, deputada do PCP na Assembleia da República, esteve na segunda-feira, 29, na Faculdade de...

SIMAR pronta a funcionar

Os novos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos (SIMAR), que vão servir os municípios de Loures...
Europa

Uma vitória popular

Mi­lhares de pes­soas par­ti­ci­param no do­mingo, 28, em ma­ni­fes­ta­ções re­a­li­zadas por toda a Es­panha, no âm­bito do Dia de Ação Global pela Des­pe­na­li­zação do Aborto.

Vaga de greves

Os tra­ba­lha­dores do sector pú­blico bri­tâ­nico mar­caram para este mês de Ou­tubro um im­por­tante con­junto de greves contra o con­ge­la­mento sa­la­rial im­posto desde 2010.

Salários caem um terço

Os trabalhadores da administração pública de Espanha, cujos salários permanecerão congelados pelo quinto...

Grécia exclui desempregados

O governo grego anunciou na semana passada um programa com a duração de seis meses que permitirá aos desempregados...

Greve termina sem acordo

O principal sindicato dos pilotos da Air France-KLM decidiu, dia 28, suspender a greve iniciada em 15 de Setembro, apesar de não ter...

Uma condição necessária

Alarga-se a percepção – não obstante ainda insuficiente – sobre três grandes constrangimentos que...
Internacional

Escalada de ingerência e agressão

Em dez dias, os EUA e os seus ali­ados efec­tu­aram cerca de uma cen­tena de bom­bar­de­a­mentos na Síria, cam­panha be­li­cista con­si­de­rada pelo PCP como «uma ameaça di­recta à in­te­gri­dade ter­ri­to­rial do país».

Revolução no futuro que construímos

O PCP des­tacou os 40 anos do 25 de Abril nas festas do L'Hu­ma­nité, do Mundo Obrero e no Ma­ni­fi­esta, onde marcou pre­sença com pa­vi­lhões pró­prios e par­ti­ci­pando em de­bates.

Temas

Construir uma <br> nova Colômbia

Parar a guerra é fun­da­mental para abrir es­paço à cons­trução de um país de paz e jus­tiça so­cial, ex­pli­caram Maria Ce­peda Castro e René Ayala, do Par­tido Co­mu­nista Co­lom­biano, em con­versa com o Órgão Cen­tral do PCP re­a­li­zada du­rante a Festa do Avante!.

 

Luta pela dignidade<br> não tem idade

A As­sem­bleia Geral da Or­ga­ni­zação das Na­ções Unidas (ONU) con­sa­grou, a 14 de De­zembro de 1999, o dia 1 de Ou­tubro às pes­soas idosas. Desde logo, a pri­meira questão que se co­loca é a da uti­li­dade/​efi­cácia destas datas quando di­reitos hu­manos são es­ma­gados e se fa­bricam guerras ao sabor dos in­te­resses do grande ca­pital. Mas como não nos li­mi­tamos a olhar a re­a­li­dade de fora pois fa­zemos parte dela, a per­gunta surge de ime­diato: Que fazer para al­terar? A res­posta é sim­ples: in­tervir e lutar, não só em dias es­pe­cí­ficos, mas todos os dias!

CGTP-Intersindical nasceu há 44 anos

No dia 1 de Ou­tubro de 1970 foi en­viada para cerca de 30 sin­di­catos a pri­meira con­vo­ca­tória formal para uma reu­nião In­ter­sin­dical, a re­a­lizar em Lisboa. É a data da fun­dação da CGTP-In­ter­sin­dical Na­ci­onal. O mo­vi­mento sin­dical por­tu­guês ini­ciava uma nova etapa da sua his­tória. Vol­tava a ter uma cen­tral sin­dical após a dis­so­lução dos sin­di­catos do tempo da I Re­pú­blica, pelo re­gime fas­cista, no dia 1 de Ja­neiro de 1934.

Argumentos
TVisto

Um indistinto regresso

Esta emissão do «Prós e Contras» havia sido anunciada com o título de «Escolhas». Dir-se-ia...
História

A intentona do 28 de Setembro

No ano em que se comemora o 40.º aniversário do 25 de Abril, cabe recordar uma outra data que marcou de forma indelével o...
Aconteceu

Teatro Extremo fez 20 anos

O Teatro Extremo de Almada assinalou, dia 26, o seu 20.º aniversário com a estreia da peça «Depois de...

Campeões em ténis de mesa

A selecção portuguesa de ténis de mesa sagrou-se, no domingo, 28, campeã da Europa da modalidade pela primeira...

ANMP exige parecer ao Governo

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) reclamou, dia 26, que o Governo divulgue o parecer da...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP    ...

A semana em resumo

Frases

A sustentabilidade da Segurança So-cial tantas vezes invocada para justificar medidas...