Grécia exclui desempregados

O governo grego anunciou na semana passada um programa com a duração de seis meses que permitirá aos desempregados realizar exames de saúde, mas quem não tem seguro não terá acesso aos correspondentes tratamentos médicos.

A medida foi apresentada por ocasião da conferência anual sobre saúde da Câmara Heleno-Americana, que constatou uma grave deterioração do sistema público e um sensível aumento da frequência de serviços privados por parte da população.

A Grécia tem 23,1 por cento da população abaixo do limiar da pobreza, ou seja com um rendimento igual ou inferior a 432 euros por mês e por pessoa. É também o único estado-membro da União Europeia que não criou um rendimento mínimo garantido.

De acordo com o barómetro económico da Câmara de Comércio e Indústria de Atenas, publicado dia 24, só quatro em cada dez inquiridos declaram ter condições para pagar os seus impostos e contribuições à segurança social.

A maioria dos inquiridos (55%) considera impossível cumprir as suas obrigações fiscais.

Sobre a possibilidade da melhoria da situação económica, apenas 22 por cento se manifestaram optimistas, enquanto 78 por cento se dizem pessimistas ou indecisos.




Mais artigos de: Europa

Uma vitória popular

Milhares de pessoas participaram no domingo, 28, em manifestações realizadas por toda a Espanha, no âmbito do Dia de Ação Global pela Despenalização do Aborto.

Vaga de greves

Os trabalhadores do sector público britânico marcaram para este mês de Outubro um importante conjunto de greves contra o congelamento salarial imposto desde 2010.

Salários caem um terço

Os trabalhadores da administração pública de Espanha, cujos salários permanecerão congelados pelo quinto ano consecutivo em 2015, perderam 33,13 por cento de poder de compra entre 1991 e 2014. A conclusão consta num estudo da União Sindical Operária (USO),...

Greve termina sem acordo

O principal sindicato dos pilotos da Air France-KLM decidiu, dia 28, suspender a greve iniciada em 15 de Setembro, apesar de não ter chegado a acordo com a administração. Após duas semanas de paralisação e sem obter avanços nas negociações, o SNPL...

Uma condição necessária

Alarga-se a percepção – não obstante ainda insuficiente – sobre três grandes constrangimentos que actualmente pesam sobre o País e contribuem para a degradação da situação nacional: a brutal dimensão da dívida pública e da...