Faleceu Domingos Afonso
Aos 82 anos, faleceu o camarada Domingos Afonso. Natural de Couto de Dornelas, concelho de Boticas, Domingos Afonso pertenceu a uma geração que cedo soube o verdadeiro significado da palavra «solidariedade» quando proporcionou guarida aos companheiros que lutavam na guerra civil de Espanha, contra os franquistas.
Militante do PCP, foi após a Revolução de Abril um quadro decisivo para a implantação do Partido e para a defesa da liberdade e da democracia no Barroso e em Trás-os-Montes. Membro da Direcção da Organização Regional de Trás-os-Montes e Alto Douro do PCP, participou como delegado em diversos congressos e conferências partidárias. Foi, durante vários mandatos, eleito na Assembleia Municipal de Boticas. A sua casa foi sempre uma porta aberta para os quadros funcionários do Partido e para todos os camaradas.
No final da década de 70 do século passado, ajudou a construir a Cooperativa Boticoop. Grande animador da primeira Conferência dos Baldios do Norte e Centro, realizada em Vila Real em 1979, foi sócio fundador do Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro e participou no grande movimento de agricultores que, em 1978, deu origem à Confederação Nacional da Agricultura, da qual foi fundador.
Incansável lutador pela restituição dos baldios aos povos serranos, impulsionou, antes da saída da Lei dos Baldios, em 1976, um movimento de compartes dos baldios para que os agricultores do Barroso assumissem o que era seu.