SIMAR pronta a funcionar
Os novos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos (SIMAR), que vão servir os municípios de Loures e de Odivelas, estarão a funcionar já este mês, podendo o processo ficar totalmente concluído até ao dia 15. Até isso acontecer, o processo ainda terá de passar mais uma vez pelas respectivas câmaras municipais, e duas pelas assembleias municipais para que sejam criados os tarifários e os regulamentos.
O anúncio foi feito no dia 24 de Setembro na reunião do executivo da Câmara de Loures, durante a qual foram votadas as propostas finais para a criação da SIMAR, assim como a nomeação dos representantes da autarquia que vão integrar o conselho de administração da empresa.
Simultaneamente, decorreu uma reunião de Câmara em Odivelas com a mesma ordem de trabalhos. A CDU de Odivelas «congratulou-se não só por esta decisão, como por todo o processo em curso que representa uma viragem na relação desta Câmara com as questões do abastecimento de água, saneamento e gestão de resíduos sólidos, passando a assumir de forma directa e por inteiro as suas responsabilidades numa gestão partilhada com o município de Loures».
Também o Núcleo da Associação Água Pública de Odivelas manifestou o seu apoio à criação do SIMAR. «Esta decisão é, para todos os voluntários do Núcleo e para os 10 mil odivelenses que assinaram a petição em defesa da água pública, a recompensa que podiam receber», lê-se numa nota de imprensa, onde se saúda «os autarcas que foram capazes de tomar esta histórica decisão, percebendo e defendendo os reais interesses da população de Odivelas».