Editorial

Luta e confiança

Milhares de trabalhadores desceram às ruas da cidade do Porto no passado sábado numa combativa manifestação que...
Opinião
Actual

A memória faz muita falta

A memória é uma capacidade humana que faz muita falta. E parece que nos dias que correm ainda mais. Vem a reflexão a...
Actual

O futebol e o resto...

Estamos em plena overdose do Futebol, do esmagamento mediático e do frenesim de massas, para durar até meados de Julho. Apoie-se...
Crónica Internacional

O destino do Iraque

Notícias da barbárie tornam a chegar do Iraque nos últimos dias. Combatentes de uma organização...
A talhe de foice

Escorpião

As disjunções no Governo irrompem pelas brechas e o Executivo de Passos/Portas assemelha-se à carapaça...
Em Foco

Mais força à luta <br>pela contratação colectiva

O Governo do PSD e do CDS-PP desencadeou um processo legislativo para acelerar o fim dos contratos colectivos de trabalho e, assim, dar aos patrões mais lucros imediatos e mais poder na relação laboral. Estão em causa direitos, com importante repercussão pecuniária, e está ameaçada a própria contratação colectiva, a que a democracia deu força de lei. A luta dos trabalhadores vai elevar-se e vai derrotar este novo e grave ataque.

Ataque agravado no Estado

Com a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, promulgada na semana passada, e com o projecto de reintrodução dos cortes salariais, a par da tabela remuneratória única e da tabela dos suplementos, o Governo aprofunda o ataque aos trabalhadores da Administração Pública e procura avançar na entrega de serviços públicos ao grande capital.

Audição do PCP

O Grupo Parlamentar do PCP vai realizar no dia 24, terça-feira, às 14h30, na Assembleia da República, uma...

A cassete laboral

Nos anos de restauração do capitalismo monopolista, os governos e os partidos da política de direita procuram recuperar nas leis do trabalho a relação de forças que estava a impor-se nos órgãos do poder central, mas não declaram o objectivo de destruir o que foi conquistado pelos trabalhadores e pelo povo com a revolução de Abril e que ficou consagrado na Constituição promulgada a 2 de Abril de 1976.

Este feriado e outros roubos

Hoje é o segundo feriado de Corpo de Deus roubado aos trabalhadores. Desde o ano passado, é-lhes exigido que trabalhem, sem...

Aumenta o desemprego

Não é de agora a promessa de que o ataque aos direitos dos trabalhadores visa criar empregos. Desde 1976, quando o Governo de...
PCP

Questão essencial e decisiva

O reforço da organização e da intervenção partidárias é, em todas as etapas e fases da luta do Partido pelos seus objectivos supremos, um elemento estratégico e decisivo.

Momento alto da luta antifascista

O PCP promoveu no dia 11, em Lisboa, um debate sobre as greves de 8 e 9 de Maio de 1944 pelo trabalho, pelo pão e por géneros, que constituiu uma grande jornada de luta contra o fascismo.

Demissão é solução

LUSA Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral Jerónimo de Sousa – e...

Diálogo e acção

Jerónimo de Sousa participa hoje às 18 horas, no Hotel Tuela, no Porto, num debate com democratas e patriotas com vista à...

Defender a produção

A convite da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Secretário-geral do PCP esteve no Alentejo no domingo, 15, a...

Responder à ofensiva

A ofensiva do Governo visando o aumento da exploração e do empobrecimento – e, no imediato, a liquidação da...

Prosseguir a luta

A célula dos trabalhadores comunistas na Câmara Municipal do Seixal realizou recentemente a sua 13.ª assembleia de...
Trabalhadores

Luta a crescer

A luta nos locais de trabalho e nas ruas aumenta, tem resultados, eleva a consciência social e política e reduz a base de apoio dos partidos do Governo, mostrando que «os trabalhadores e o povo não aceitam a continuação da política de direita, exigem a demissão do Governo e a convocação de eleições antecipadas, para acabar com o empobrecimento generalizado, a exploração galopante e o saque permanente que nos querem impor».

SJ apela à resistência activa

O despedimento de 160 trabalhadores no sector da Comunicação Social agravará a exploração e terá efeitos na qualidade, pluralidade e rigor do serviço prestado por diversos órgãos.

Hotéis em luta no Porto

Os trabalhadores continuam a não beneficiar dos excelentes resultados que se verificam no sector da Hotelaria: os salários não são actualizados há três anos e as propostas apresentadas pelo patronato são «miseráveis».

Professores protestam na Guarda

No dia 10, no âmbito das cerimónias oficiais do Dia de Portugal, mais de 200 professores protestaram na Guarda contra o ataque...

Forte luta nos transportes

Os trabalhadores das empresas privadas de transporte rodoviário de passageiros realizaram uma greve de 24 horas, no dia 12, contra o...

Contra o fecho de escolas

Pais, encarregados de educação, o vereador da CDU na Câmara Municipal de Faro e a população em geral...

Carteiros no limite

Os trabalhadores da distribuição postal de Santarém, que abrange os concelhos de Almeirim e...

Greve na CML

O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) saudou todos os trabalhadores da Câmara Municipal e das juntas de...

Petição na AR

Uma delegação da CGTP-IN entregou ontem na Assembleia da República uma petição «Pelo direito ao...
Assembleia da República

Cortar salários e direitos

A contratação colectiva e o pagamento do trabalho extraordinário estão sob fogo do Governo. É mais um «duro golpe nos direitos dos trabalhadores», com o único intuito de intensificar a exploração, acusa o PCP.

Grave afronta aos juízes do TC

As palavras de altos responsáveis do Governo e do PSD sobre o acórdão do TC que decretou a inconstitucionalidade de normas do OE para 2014 são de enorme gravidade e constituem um ataque sem precedentes aos juízes que compõem aquele órgão de soberania.

Agravar mecanismos da exploração

Foi inviabilizado pela maioria PSD/CDS-PP, no dia 6, o projecto de resolução do PCP que propunha a reposição do horário semanal de 35 horas na administração pública e o desbloqueamento do processo de depósito e publicação dos Acordos Colectivos de Entidade Empregadora Pública (ACEEP) assinados entre autarquias e sindicatos.

Libertar das amarras

Inviabilizado pela maioria PSD/CDS-PP, faz hoje oito dias, foi ainda o projecto de resolução do PCP que recomendava ao Governo a...

Declínio e empobrecimento

Foram rejeitados, dia 12, no Parlamento, pela maioria PSD/CDS-PP, todos os projectos de resolução...
Nacional

Festa de alegria e de solidariedade

Mais de seis mil pessoas participaram, domingo, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Grândola, no 19.º Piquenicão Nacional da Confederação MURPI, representativa dos reformados, pensionistas e idosos de todo o País.

Crise sem precedentes

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) aprovou uma moção, dirigida ao primeiro-ministro e aos ministros da Economia e das Finanças, onde exige a redução imediata do IVA na restauração.

Por uma educação digna

A Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (AE FBAUP) deu a conhecer as vitórias alcançadas na FBAUP, que, para além de um estímulo, são uma prova viva de como é possível ir mais longe e ter uma educação digna para todos, através da organização e acção de toda a comunidade estudantil.

CDU exige transparência

Em reunião de Executivo da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia,...
Europa

Despedimentos ilegais

A Audiência Nacional anulou o processo de despedimento colectivo de 1190 trabalhadores, que previa o encerramento de quatro fábricas da Coca-Cola em Espanha.

Comboios param a França

No sexto dia consecutivo de greve nacional, os ferroviários franceses decidiram continuar a sua luta e convocar uma manifestação para anteontem, 17, dia em que o parlamento discutiu o projecto de reforma.

Rajoy vende aeroportos

O governo espanhol aprovou, dia 13, a privatização de 49 por cento do operador aeroportuário AENA, venda que...

Pelos caminhos da luta

O resultado da CDU foi de facto excelente. Foi um enorme contributo para o necessário reforço da...
Internacional

Consequência das agressões imperialistas

Os combates entre o Exército Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) e o governo estão a provocar um banho de sangue e nova catástrofe humanitária no Iraque, ocupado pelo imperialismo em 2003.

Agravamento trágico

O Conselho Português para a Paz e a Cooperação (CPPC) denuncia a «o autêntico massacre que as forças armadas ucranianas e grupos paramilitares nazifascistas estão a levar a cabo no Leste da Ucrânia» e responsabiliza os EUA e a UE pelo desencadeamento e agravamento da crise.
Temas

O aumento da dívida e a inutilidade dos sacrifícios

Um dos argumentos mais utilizados pela propaganda governamental e pelos comentadores habituais nos media é que o aumento das exportações, cujo ritmo está a diminuir de uma forma acentuada – recorde-se que, segundo o INE, no 1.º trimestre de 2014, relativamente ao trimestre homólogo de 2013, as exportações aumentaram apenas 1,7 por cento enquanto as importações cresceram seis por cento – se deve ao aumento da competitividade das empresas portuguesas e à alteração do perfil dos produtos exportados. Confrontemos estas afirmações com a realidade revelada pelas próprias estatísticas oficiais.

Argumentos
Sociedade

O fugitivo na Câmara de Lisboa

António Costa é já, prematuramente, um fugitivo municipal em Lisboa. Prepara-se para ir embora, ao fim de nove meses...
TVisto

A desonra inútil

Dia após dia, dose após dose, os diversos meios ditos de informação vão aplicando aos seus súbditos...
Aconteceu

Emprego cai em Portugal

O emprego em Portugal recuou 0,3 por cento no primeiro trimestre do ano, comparativamente ao último trimestre de 2013, enquanto na zona...

População activa diminui

Portugal perdeu quase 60 mil habitantes em 2013 devido à redução de nascimentos e ao aumento do número de...

Meio milhão na Feira do Livro

A 84.ª Feira do Livro de Lisboa, que terminou no domingo, 15, foi visitada por mais de 500 mil pessoas, segundo estimativas da...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP    Diálogo e...

A semana em resumo

Frases

“Este ataque [do Governo] ao Tribunal Constitucional é algo infantil e visa arranjar...