A memória faz muita falta
A memória é uma capacidade humana que faz muita falta. E parece que nos dias que correm ainda mais. Vem a reflexão a propósito da saga entre Seguro e Costa no PS. Para quem tenha andado mais distraído, até pode parecer, pela forma deslumbrada como quase toda a comunicação social promove a disputa, que é a primeira vez que as personagens se defrontam.
Mas não é. Há pouco mais de um ano, Seguro e Costa também eram candidatos a primárias no seu partido. Resolveram as suas «diferenças» subscrevendo ambos o chamado «Documento de Coimbra». Uma pérola de 27 páginas, analisada na edição n.º 2048 do nosso Avante!, de 28 de Fevereiro de 2013. Quem quiser exercitar a memória pode e deve procurar lê-lo de novo, até para se poupar a alguma expectativa que ainda reste de que da disputa entre os dois se vislumbre alguma diferença programática.
O tal «Documento de Coimbra» parte da valorização dos governos do PS / Sócrates. Uma herança que inclui o Código Laboral de Vieira da Silva, as reformas da educação de Maria de Lurdes Rodrigues, as da saúde de Correia de Campos, as PPP de Mário Lino, as privatizações da Galp, da EDP ou da REN, os PEC 1, 2, 3 e 4. O resto são generalidades e ambiguidades sobre a necessidade de mais Europa, mais rigor, qualificação e emprego, apoio à investigação e ao desenvolvimento, tudo envolto num ensurdecedor silêncio sobre a necessidade de repor os direitos que nestes anos de Governo PSD-CDS foi roubado. Como bem resume Agostinho Lopes no artigo já referido do nosso Avante! em Fevereiro de 2013: «o Programa do PS/Seguro & Costa é a continuidade absoluta do Programa PSD/CDS Coelho & Portas! Com uma diferença: PSD/CDS dizem mal da herança de Sócrates!!!».
E para acabar, só um pequeno mas revelador pormenor: o nome original do documento era «Portugal Primeiro». Talvez uma pesquisa rápida no google ou algum assessor mais atento lhes tenha lembrado que esse era exactamente o nome da moção com que Passos Coelho ganhou o Congresso do PSD. Tanto enfeudamento à mesma política dá nestas coincidências: até têm dificuldade em encontrar títulos diferentes para tanto conteúdo igual.