Editorial

ASSIM SE VÊ A FORÇA DO PC

Há vinte anos, na sequência do desaparecimento da União Soviética, o capitalismo dominante, através dos seus...
Opinião
Actual

Amor ao próximo

Está anunciada a presença do primeiro-ministro a 1 e 2 de Julho no 5.º Congresso da Associação Cristã...
Actual

Recado a <i>madame Lagarde</i>

A senhora de cabelo branco cuidadosamente négligé que a miúde nos entra em casa via televisão, sempre maquilhada...
Actual

O justo pelo pecador

É frequente ouvir a alguns utentes dos transportes públicos protestos contra as greves dos trabalhadores desse sector. O...
A talhe de foice

Os fidalgos

Miguel Relvas domina a actualidade do burgo lusitano, não havendo chafarica noticiosa, das confidenciais às «de...
Em Foco

O Partido da resistência e da alternativa

À chamada do PCP, 30 mil pessoas saíram às ruas de Lisboa, no sábado à tarde, numa impressionante manifestação de combate ao pacto de agressão e à política de direita e de afirmação inequívoca de que a luta por um Portugal com futuro não só vai continuar como se vai intensificar. Interpretando o sentimento de todos os que participaram na manifestação, que transbordaram e tingiram de vermelho a Praça dos Restauradores, Jerónimo de Sousa afirmou: «Daqui saímos convictos e confiantes de que é possível vencer».

PCP

Um Partido mais forte!

Com o lema Construir um Partido mais forte com Abril, construir o futuro, realizou-se no sábado, em Sines, a IV Assembleia da Organização do Litoral Alentejano, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.

Defender a produção e os produtos nacionais

Se há camada da população que empobreceu drasticamente nos últimos anos foi a dos agricultores. Jerónimo de Sousa testemunhou isso mesmo numa visita a uma exploração de arroz em Alcácer do Sal.

Reforçar a organização para avançar na luta

A XI Assembleia da Organização Concelhia de Almada do PCP, realizada no domingo, revelou um Partido mais forte e mais preparado para fazer face à difícil situação que se vive também no concelho.

Lutar para defender direitos

Ao lado dos trabalhadores nas empresas ou nas instituções, os comunistas apontam o caminho da resistência e da luta por salários e direitos, contra a exploração.

Pela inserção plena

No dia 25, em que se assinalava o Dia de África, o PCP emitiu um comunicado onde reafirma os eixos centrais da sua política de...

Recessão aprofundou-se

O PCP comentou no dia 23, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa, os dados de execução orçamental...

Derrotar os grandes interesses

O PCP denuncia, num comunicado do sector de transportes da Organização Regional de Lisboa, que o roubo nos salários dos...

Professores comunistas

Teve lugar no sábado, no auditório da Associação Comercial de Guimarães, o primeiro encontro de professores...
Trabalhadores

Frente Comum intensifica a luta

Image 10580

O Governo usa a negociação colectiva para impor graves retrocessos, com prejuízo para os trabalhadores e para a população. Os sindicatos da CGTP-IN e outros, sem filiação, que integram a Frente Comum respondem com reforçado apelo à unidade, para o «imprescindível desenvolvimento e aprofundamento da luta, que a gravidade da situação justifica que se venha a desenvolver cada vez com mais intensidade, contra a guerra que o Governo declarou aos trabalhadores».

Resistir e vencer

Resistir pode ser, só por si, uma vitória, face à desigualdade da relação de forças. Mas o SITE Sul, da Fiequimetal/CGTP-IN, aponta vários casos recentes em que foi possível resistir e vencer.

Braga sabe o valor da luta

As propostas e reivindicações saídas do 8.º Congresso da US Braga ganham mais força por estarem assentes numa história de lutas que, sendo difíceis, conseguiram ser vitoriosas.

Grande protesto pela educação

Contra uma política que pretende eliminar milhares de empregos docentes, sem olhar às consequências, a Fenprof sugere «um grande protesto nacional, em defesa da Escola Pública, da qualidade do Ensino e do futuro da Educação».

Transportes em luta

No dia 5 de Junho, em Lisboa, terá lugar uma concentração de dirigentes, delegados e activistas sindicais do sector dos transportes e comunicações.

Maus exemplos no Estado

O IEFP está a promover «verdadeiros saldos de engenheiros, arquitectos, relações públicas, técnicos...
Assembleia da República

Famílias não podem perder a casa

O PCP reiterou a necessidade urgente de medidas (a adopção de uma moratória parcial ou total do pagamento das prestações, por exemplo) que impeçam esse drama crescente que é o de famílias perderem a sua habitação devido ao desemprego, aos salários em atraso ou à drástica redução do seu rendimento.

Insistir na receita que afunda o País

Os partidos da maioria aprovaram o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) apresentado pelo Governo. Para o PCP, que votou contra, esta é «mais uma peça para continuar a submeter o País e os portugueses às imposições do memorando da troika».

Um remendo

O PCP votou contra a resolução do PS para um acto adicional sobre crescimento e emprego ao tratado orçamental europeu....

A degradação da escola pública

O pacto de agressão subscrito por PS, PSD e CDS-PP não é compatível com a defesa e valorização da escola pública. Excluem-se, aliás, mutuamente, pelo que a sua aplicação é sinónimo de destruição da escola pública.

Uma pobreza franciscana...

PSD, CDS-PP e PS chumbaram o projecto de lei do PCP que definia uma lei quadro da Acção Social no Ensino Superior. Já o...

Saúde pela hora da morte

Foi recentemente chumbada pelos partidos da maioria a proposta de resolução do PCP que defendia a eliminação das...

Projecções económicas

O deputado comunista Honório Novo criticou o relatório do Conselho das Finanças Públicas (CFP) sobre a...
Nacional

Defender o Poder Local

Image 10546

Depois da grandiosa manifestação que juntou mais de 200 mil pessoas em Lisboa, terão lugar no sábado, um pouco por todo o País, diversas acções concelhias contra a extinção de freguesias. No dia 10 de Junho, Barcelos acolhe uma grande manifestação nacional.

Emigrantes contra propina

A Associação de Reencontro dos Emigrantes (ARE) está contra o pagamento de 120 euros no Ensino do Português no Estrangeiro (EPE) e manifestou o seu apoio à petição da Federação das Associações Portuguesas da Alemanha que exige o fim da propina.

Liberdade e Democracia

A Comissão para a Defesa da Liberdade e da Democracia promove, no dia 6 de Junho, às 18h30, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um...
Europa

Banca afunda a Espanha

Ao mesmo tempo que o governo conservador de Mariano Rajoy inflige pesados sacrifícios ao povo, os maiores bancos do país estendem a mão e recebem milhares de milhões do Estado.

Sanções agravadas

O Parlamento Europeu aprovou, dia 24, uma resolução que defende o agravamento das sanções contra as empresas que praticam disparidades salariais entre homens e mulheres.

Pobreza alastra na Grécia

O número de pessoas sem-abrigo na capital grega ascende a pelo menos 13 mil, das quais 1500 vivem nas ruas e 11 500 em edifícios...
Internacional

Chacina de Houla exige investigação

116 sírios, entre os quais 49 crianças e 39 mulheres, foram barbaramente assassinados sexta-feira, 25, em Houla, perto de Homs, na Síria. O massacre está a ser atribuído ao regime, mas o governo liderado por Bashar Al Assad nega a responsabilidade pelo crime e acusa os grupos terroristas.

Multidões desafiam autoridades

Dezenas de milhares de pessoas uniram-se aos estudantes do Quebeque, no Canadá, em luta contra o aumento das propinas decidido pelas autoridades. Os protestos realizados durante toda a semana passada assumiram o carácter de desobediência civil pacífica depois das autoridades aprovarem uma norma que reprime com violência o direito de manifestação.

45 mortos em seis dias

Bombardeamentos de aviões não-tripulados norte-americanos no Iémen, Paquistão e Afeganistão provocaram 27 vítimas mortais em apenas 48 horas, a maioria civis, incluindo crianças. O número aumenta quando são contabilizados os ataques realizados desde quarta-feira, 23, contra alegados combatentes talibãs.

 

Povos estão em luta

Após o derrube de Ben Ali e a eleição de um novo governo, os tunisínos continuam sem ver concretizadas medidas que...
Temas

Um ano de <i>troika</i> e de Governo PSD/CDS

Utilizando a linguagem objectiva dos números oficiais vai-se apresentar, de uma forma sintética, algumas das consequências para os trabalhadores (somente uma pequena parte para o estudo não ficar demasiadamente extenso) da terapia de choque ultraliberal recessiva que está a ser imposta pela troika estrangeira e pelo Governo PSD/CDS aos portugueses, a qual está a destruir a economia e a sociedade portuguesa. Comecemos pelos salários.

Argumentos
TVisto

Impostos USA

Dir-se-á que a nós, europeus pequeninos tratados como enteados pela Mamã Europa que tanto pareceu prometer-nos em tempos,...
Pontos Cardeais

História mal contada

O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas, que detém a tutela da comunicação social, considera...
Aconteceu

PPP depredam erário público

Os encargos públicos com as Parcerias Público-Privadas (PPP) cresceram 28,8 por cento no primeiro trimestre, em...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP Sexta-feira, 1 Porto 3.º...

A semana em resumo

Frases

 «Troika e maioria sem ideias novas para combater desemprego». (Título...