PE taxa transacções financeiras

O Par­la­mento Eu­ropeu aprovou, dia 23, por larga mai­oria, em Es­tras­burgo, a cri­ação de uma taxa sobre as tran­sac­ções fi­nan­ceiras, de­fen­dendo a sua apli­cação mesmo que não seja adop­tada pelos 27 es­tados-mem­bros da União Eu­ro­peia, uma vez que o Reino Unido, Chipre, Malta e Suécia já fi­zeram saber que não ten­ci­onam aplicar qual­quer taxa sobre a banca e si­mi­lares.

Sobre este novo im­posto que, se­gundo as pre­vi­sões da Co­missão Eu­ro­peia, po­derá gerar cerca de 57 mil mi­lhões de euros, o de­pu­tado João Fer­reira, sa­li­entou que o PCP há muito o de­fende, jus­ti­fi­cando-se assim o voto fa­vo­rável.

«Não obs­tante o acordo na ge­ne­ra­li­dade», frisou o de­pu­tado na sua de­cla­ração de voto, «a pro­posta em apreço sus­cita-nos al­gumas re­servas e dis­cor­dân­cias – como o tra­ta­mento re­la­ti­va­mente mais fa­vo­rável dos de­ri­vados e ou­tros pro­dutos es­tru­tu­rados (pre­ci­sa­mente onde a evi­dência de es­pe­cu­lação é mais in­tensa).»

Por outro lado, o PCP opõe-se «fron­tal­mente à pro­posta da Co­missão de ca­na­li­zação das re­ceitas [deste im­posto] para o or­ça­mento co­mu­ni­tário, pro­ce­dendo a um corte cor­res­pon­dente nas con­tri­bui­ções di­rectas dos es­tados-mem­bros. Tal be­ne­fi­ciará so­bre­tudo os grandes países, pondo ainda mais em causa a função re­dis­tri­bu­tiva do or­ça­mento.»

A taxa pro­posta por Bru­xelas e apro­vada em Es­tras­burgo é de 0,1 por cento sobre ac­ções e obri­ga­ções e de 0,01 por cento sobre os de­ri­va­tivos, fi­cando os fundos de pen­sões isentos.



Mais artigos de: Europa

Banca afunda a Espanha

Ao mesmo tempo que o go­verno con­ser­vador de Ma­riano Rajoy in­flige pe­sados sa­cri­fí­cios ao povo, os mai­ores bancos do país es­tendem a mão e re­cebem mi­lhares de mi­lhões do Es­tado.

Sanções agravadas

O Par­la­mento Eu­ropeu aprovou, dia 24, uma re­so­lução que de­fende o agra­va­mento das san­ções contra as em­presas que pra­ticam dis­pa­ri­dades sa­la­riais entre ho­mens e mu­lheres.

Pobreza alastra na Grécia

O número de pessoas sem-abrigo na capital grega ascende a pelo menos 13 mil, das quais 1500 vivem nas ruas e 11 500 em edifícios devolutos. Estes são dados calculados pela organização não governamental grega, Praksis, que reconhece serem estimativas aproximadas, devido à...

Greve na função pública norueguesa

Milhares de funcionários públicos noruegueses aderiram à greve, realizada dia 24, por aumentos salariais equivalentes aos do sector privado. A paralisação, a primeira desde há 28 anos, afectou o funcionamento das escolas, creches, serviços aduaneiros e até...

Mineiros asturianos levantam barricadas

No primeiro de quatro dias de greve, convocada contra os cortes no Orçamento do Estado para o sector do carvão, os mineiros asturianos bloquearam as principais estradas do principado, provocando o caos no tráfego. Uma das barricadas, formada por pneus em chamas na A66, no município de Lena,...

«Sim: pelo emprego!... na Austrália!»

No dia em que este Avante! sai para as bancas, o povo irlandês é chamado a ir a votos. Fará algo que não foi permitido a nenhum outro povo na UE: votar em referendo a ratificação do Tratado sobre a Estabilidade, Coordenação e...