PCP assinala Dia de África

Pela inserção plena

No dia 25, em que se assinalava o Dia de África, o PCP emitiu um comunicado onde reafirma os eixos centrais da sua política de imigração, no sentido da «plena inserção na sociedade portuguesa dos trabalhadores imigrantes, no respeito e valorização da sua identidade cultural, por uma política de regularização justa e realista, pela defesa do direito ao trabalho, contra uma Europa Fortaleza e contra a insistência do Governo PSD/CDS-PP na Directiva do Retorno, que reduz os imigrantes a “objectos descartáveis”».

Ao lutar por uma política de desenvolvimento económico e criação de emprego, contra a carestia e o corte dos apoios sociais aos mais carenciados, de defesa dos serviços públicos e das empresas e sectores estratégicos da economia, de defesa e reposição dos direitos e de afirmação da soberania nacional, o PCP luta pela melhoria das condições de vida «não só dos trabalhadores e do povo português mas também dos imigrantes, criando condições mais favoráveis de igualdade nos direitos sociais, laborais e de participação».

Dirigindo uma «saudação fraterna» a todos os imigrantes oriundos de países africanos que vivem e trabalham em Portugal, bem como aos seus descendentes e a todos os que, tendo raízes em África, adquiriram já a nacionalidade portuguesa, o PCP expressa a sua determinação em dar combate a «fenómenos de racismo e xenofobia», bem como à «propagação de teorias e ideias fascistas, que a acentuação da política de direita e o agravamento da situação social dela decorrente podem alimentar».

Sublinhando ainda a necessidade de intensificar a luta contra o imperialismo e a sua política de exploração, opressão, tirania e guerra – «causas profundas que obrigam homens, mulheres e crianças a fugir à miséria e à violência» –, os comunistas reafirmam a sua solidariedade com as movimentações de massas de povos de países africanos que lutam pelos direitos democráticos, pela paz, progresso e justiça social.

 



Mais artigos de: PCP

Um Partido mais forte!

Com o lema Construir um Partido mais forte com Abril, construir o futuro, realizou-se no sábado, em Sines, a IV Assembleia da Organização do Litoral Alentejano, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.

Defender a produção e os produtos nacionais

Se há camada da população que empobreceu drasticamente nos últimos anos foi a dos agricultores. Jerónimo de Sousa testemunhou isso mesmo numa visita a uma exploração de arroz em Alcácer do Sal.

Reforçar a organização para avançar na luta

A XI Assembleia da Organização Concelhia de Almada do PCP, realizada no domingo, revelou um Partido mais forte e mais preparado para fazer face à difícil situação que se vive também no concelho.

PCP recebeu Partido Comunista Francês

O PCP recebeu, no dia 22 de Maio, na sua sede central, Pierre Laurent, Secretário Nacional do Partido Comunista Francês. Durante o encontro com o Secretário-geral do PCP (que se encontrava acompanhado por Manuela Bernardino, do Secretariado e Responsável pela...

Lutar para defender direitos

Ao lado dos trabalhadores nas empresas ou nas instituções, os comunistas apontam o caminho da resistência e da luta por salários e direitos, contra a exploração.

Recessão aprofundou-se

O PCP comentou no dia 23, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa, os dados de execução orçamental relativas aos primeiros quatro meses do ano, divulgados nesse mesmo dia pela Direcção Geral do Orçamento. Segundo o PCP, a informação divulgada...

Derrotar os grandes interesses

O PCP denuncia, num comunicado do sector de transportes da Organização Regional de Lisboa, que o roubo nos salários dos trabalhadores das empresas públicas, levado a cabo entre 2010 e 2011, está a ser canalizado para pagar juros à banca. Os comunistas realçam que...

Professores comunistas

Teve lugar no sábado, no auditório da Associação Comercial de Guimarães, o primeiro encontro de professores comunistas do Norte, que envolveu as organizações regionais de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real do PCP. O encontro teve como lema...

<i>Setúbal mais bonita</i>

A célula dos trabalhadores comunistas da Câmara Municipal de Setúbal participou na segunda edição da iniciativa municipal Setúbal mais bonita reproduzindo num mural parte de uma pintura de Álvaro Cunhal, com a inscrição Cumprir...