Garantir os direitos dos jovens
Nos dias 23 e 24 de Maio, em Harare, capital do Zimbabué, realizou-se uma reunião do Conselho Geral da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), acolhida pela Liga de Juventude da ZANU – PF. Esta iniciativa, que contou com a presença de 20 organizações provenientes de todos os cantos do mundo, representou um acto de solidariedade para com a luta da juventude africana, contra o colonialismo e o imperialismo, pelo desenvolvimento e soberania, pelo direito à educação, emprego, saúde e à paz.
Da reunião vieram os testemunhos de várias expressões da luta da juventude, da sua resistência à ocupação militar, que oprime actualmente vários países do Médio Oriente, assim como da sua resistência à retirada de direitos económicos e sociais, como assistimos em vários países da Europa, entre os quais Portugal. Vieram também registos dos avanços alcançados por países progressistas, que provam que é possível outro rumo e fazer frente ao imperialismo e avançar na conquista de direitos por via da luta.
A Federação Mundial da Juventude Democrática decidiu levar a cabo uma campanha internacional pela defesa dos direitos dos jovens trabalhadores, campanha esta que tem como principal objectivo afirmar o direito ao trabalho com direitos e a necessidade da luta da juventude como factor essencial para o seu garante.