A talhe de foice
Fezadas
Actual
O síndrome do carnaval
Actual
Certificado de óbito
Actual
Números
Crónica Internacional
Irão
Preparar o XIX Congresso<br>Dar mais força à luta
O Comité Central do Partido Comunista Português, reunido a 26 e 27 de Fevereiro de 2012, procedeu à análise da evolução da situação económica e social e das consequências para as condições de vida dos trabalhadores e do povo decorrentes do Pacto de Agressão; avaliou o desenvolvimento da luta de massas, assinalando o significado da imensa manifestação que no passado dia 11 de Fevereiro encheu o Terreiro do Paço e sublinhou a importância da greve geral convocada pela CGTP-IN para o próximo dia 22 de Março; definiu o conjunto das principais tarefas do Partido com vista à dinamização da sua iniciativa política e do reforço da sua organização. O Comité Central do PCP deliberou ainda sobre aspectos de organização, conteúdos e dinamização do debate preparatório do XIX Congresso, designadamente com a fixação das suas fases preparatórias e a definição do conjunto de matérias centrais para o debate inicial relativo ao conteúdo das Teses-Projecto de Resolução Política, e as linhas de orientação relativas ao Projecto das Alterações ao Programa do Partido.
Resolução do Comité Central do Partido Comunista Português
Dinamizar a resistência é papel dos comunistas
Jerónimo de Sousa esteve no Algarve no dia 24 a apelar aos trabalhadores e ao povo da região para que reforcem a sua luta contra o pacto de agressão.
PCP apela à unidade e à luta
O argumento evocado pela PSA Peugeot/Citröen para despedir 350 trababalhadores – uma suposta baixa de vendas – é falso, denuncia a célula do PCP na empresa.
Recessão atinge calçado
Defender o SNS
<i>Avante!</i>
PCP recebeu CGTP-IN
<i>Zara</i>: lucro e exploração
A resposta vigorosa do trabalho
A CGTP-IN promoveu ontem manifestações em Lisboa e no Porto e iniciativas de rua em vários distritos, enquanto os sindicatos da Administração Pública estão a realizar uma semana de luta. «Vamos lutar, dar uma resposta vigorosa, para derrotar os objectivos do Governo e do patronato e exigir uma nova política para o País», afirma-se no manifesto divulgado pela Inter para a jornada de 29 de Fevereiro, assumida como um passo para o sucesso da greve geral de 22 de Março.
Apelo actual aos jovens
«Este país também é para jovens!» – declara a Interjovem/CGTP-IN, no apelo à luta dos jovens ao lado dos demais trabalhadores e pelos seus direitos e interesses mais específicos.
Professores em vigília no MEC
Diante do Ministério da Educação, centenas de professores participaram, sexta-feira e sábado, numa vigília da Fenprof, de «24 horas contra a precariedade e o desemprego».
«Relançar» não cria emprego
Reestruturar os centros de emprego não gera postos de trabalho, destruídos em massa por políticas económicas restritivas que é preciso substituir por um rumo que favoreça o crescimento e o emprego de qualidade.
Desemprego sem respostas
Luta nas cantinas
Despedimento político
Sucesso da <i>troika</i> é falhanço do País
O Governo de forma servil quis assumir de novo o papel de bom aluno e mostrar serviço à troika, cortando o Carnaval aos portugueses. As contas saíram-lhe furadas.
Ignorar quem mais precisa
A maioria governamental e o PS recusaram mexer nas regras de atribuição do complemento solidário para idosos, visando remover actuais obstáculos, como preconizavam PCP e BE. É sempre o mesmo: para acudir a quem vive com extremas dificuldades não há dinheiro; para a banca não faltam milhões.
Desertificação e abandono
O subaproveitamento e mau uso dos solos é uma consequência da política agrícola seguida nestas últimas três décadas pelo PS, PSD e CDS-PP.
Mais um banquete para a Banca
Um debate a prosseguir
Apurar responsabilidades
A manigância do capital
Contra a extinção de freguesias
Cinema português de parabéns
Um passo na liquidação de direitos<br>e no empobrecimento dos portugueses
A proposta de alteração à Lei do Arrendamento Urbano, apresentada pelo Governo, caso venha a ser aprovada e promulgada, altera profundamente o quadro legal existente, prevendo-se que milhares de famílias sejam sumariamente despejadas, particularmente as dos estratos mais carenciados da população, e inúmeros pequenos estabelecimentos e lojas encerrados. Invocando falsos objectivos e pressupostos, o que o Executivo PSD/CDS tem em vista é instituir um indisfarçável instrumento concebido para servir os interesses dos senhorios e do capital financeiro e da sua actividade especulativa no imobiliário.
Calamidade nacional
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclama medidas excepcionais que compensem os agricultores pelos prejuízos causados pela seca. O Governo subestima a gravidade da situação.
Jovens defendem a Constituição
Não à guerra no Médio Oriente
Produtores de arroz prejudicados pelo Governo
Solidariedade com os trabalhadores dos Estaleiros Navais
«A tristeza dos gregos mistura-se com a revolta»
Na passada semana, dias 23 e 24, João Ferreira esteve na Grécia integrado numa delegação do Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), a convite do Partido Comunista da Grécia (KKE). Ao Avante!, o deputado dá conta da situação no país e do espírito de indignação e revolta das massas populares.
Bloqueio operário
Um grupo de operários da siderurgia do grupo ArcelorMittal, na localidade de Florange, departamento francês de Mosele, bloqueou, na terça-feira, 28, os edifícios administrativos da fábrica, exigindo a reactivação dos altos-fornos.
Espanhóis contra cortes
Bruxelas ameaça Hungria
Igualdade salarial <br> Uma luta de todos
Tumultos sacodem Afeganistão
Milhares de afegãos manifestam-se há uma semana contra a ocupação do país. O combustível da revolta foi a queima de exemplares do Corão numa base militar dos EUA, acto considerado vexatório pelo povo e que encaixa num contexto de miséria galopante, da qual os ocupados não vislumbram perspectivas de saída.
Grande capital beneficiado
O governo dos EUA pretende baixar os impostos sobre os lucros dos grupos monopolistas. A proposta foi apresentada quando o desemprego e a pobreza batem recordes no país.