Cinema português de parabéns
Foi aprovado, por unanimidade, sexta-feira passada, o voto de congratulação do PCP pelos prémios recebidos pelos cineastas portugueses João Salaviza e Miguel Gomes no Festival Internacional de Cinema de Berlim, o Berlinale 2012. Votos em idêntico sentido do BE e do PS mereceram igual aprovação da Câmara.
No texto apresentado pelos deputados comunistas refere-se que a distinção agora conferida aos dois cineastas portugueses, além da traduzir «o reconhecimento da qualidade do cinema português e do valor dos cineastas portugueses», põe em evidência a «importância do investimento público na formação artística e a necessidade de investimento e apoio à criação artística e à divulgação da produção cinematográfica de origem portuguesa, sobretudo num momento em que a política cultural vai em sentido contrário».
João Salaviza Manso Feloman da Silva, recorde-se, recebeu em Berlim o Urso de Ouro para a melhor curta-metragem pelo seu filme «Rafa», depois de em 2009 ter sido premiado com a Palma de Ouro, em Cannes.
Miguel Gomes, cineasta português anteriormente distinguido com prémios nacionais e internacionais, viu o seu palmarés aumentado no Berlinale 2012 com o Prémio Alfred Bauer para a Melhor Inovação Artística e com o Prémio da Crítica atribuído pela Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica pela sua longa-metragem «Tabu».
«A AR saúda os cineastas João Salaviza e Miguel Gomes pelos prémios obtidos no Berlinale 2012 e, por seu intermédio, todos os cineastas portugueses em reconhecimento da qualidade da criação cinematográfica portuguesa», lê-se, a terminar, no voto da autoria do PCP.