Jovens defendem a Constituição
A Plataforma 35.º aniversário da Constituição da República Portuguesa (CRP) vai realizar, sábado, no Fórum Cultural do Seixal, um Encontro Nacional com o lema «Juventude com Futuro é com a Constituição do Presente».
Esta iniciativa conta com a participação de diversas associações, estruturas juvenis e outras organizações, e tem como objectivo a criação de um espaço em que se aprofunde o debate sobre os reais problemas que a juventude portuguesa atravessa e a discussão acerca da importância e centralidade da CRP, bem como dos direitos nela consagrados.
«Ao longo das últimas décadas, a situação da juventude portuguesa vem-se degradando e tornando cada vez mais difícil a vida de cada jovem», lê-se no Manifesto da Plataforma, onde se alerta para os problemas com a educação, a habitação, a cultura, o desporto, as guerras e os atropelos às liberdades e garantias de expressão e de associação. «Sabemos que os problemas que sentimos na pele todos os dias têm responsáveis e são resultado de políticas que preferem privilegiar os interesses de alguns em detrimento do interesse e dos direitos de todos», lê-se no documento, onde se exige ainda que a Constituição se «cumpra» e se «efective» para que «os jovens e todos os portugueses possam ter uma vida melhor, de realização pessoal e colectiva».