Encontro Nacional no Seixal

Jovens defendem a Constituição

A Pla­ta­forma 35.º ani­ver­sário da Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa (CRP) vai re­a­lizar, sá­bado, no Fórum Cul­tural do Seixal, um En­contro Na­ci­onal com o lema «Ju­ven­tude com Fu­turo é com a Cons­ti­tuição do Pre­sente».

Esta ini­ci­a­tiva conta com a par­ti­ci­pação de di­versas as­so­ci­a­ções, es­tru­turas ju­venis e ou­tras or­ga­ni­za­ções, e tem como ob­jec­tivo a cri­ação de um es­paço em que se apro­funde o de­bate sobre os reais pro­blemas que a ju­ven­tude por­tu­guesa atra­vessa e a dis­cussão acerca da im­por­tância e cen­tra­li­dade da CRP, bem como dos di­reitos nela con­sa­grados.

«Ao longo das úl­timas dé­cadas, a si­tu­ação da ju­ven­tude por­tu­guesa vem-se de­gra­dando e tor­nando cada vez mais di­fícil a vida de cada jovem», lê-se no Ma­ni­festo da Pla­ta­forma, onde se alerta para os pro­blemas com a edu­cação, a ha­bi­tação, a cul­tura, o des­porto, as guerras e os atro­pelos às li­ber­dades e ga­ran­tias de ex­pressão e de as­so­ci­ação. «Sa­bemos que os pro­blemas que sen­timos na pele todos os dias têm res­pon­sá­veis e são re­sul­tado de po­lí­ticas que pre­ferem pri­vi­le­giar os in­te­resses de al­guns em de­tri­mento do in­te­resse e dos di­reitos de todos», lê-se no do­cu­mento, onde se exige ainda que a Cons­ti­tuição se «cumpra» e se «efec­tive» para que «os jo­vens e todos os por­tu­gueses possam ter uma vida me­lhor, de re­a­li­zação pes­soal e co­lec­tiva».



Mais artigos de: Nacional

Um passo na liquidação de direitos<br>e no empobrecimento dos portugueses

A pro­posta de al­te­ração à Lei do Ar­ren­da­mento Ur­bano, apre­sen­tada pelo Go­verno, caso venha a ser apro­vada e pro­mul­gada, al­tera pro­fun­da­mente o quadro legal exis­tente, pre­vendo-se que mi­lhares de fa­mí­lias sejam su­ma­ri­a­mente des­pe­jadas, par­ti­cu­lar­mente as dos es­tratos mais ca­ren­ci­ados da po­pu­lação, e inú­meros pe­quenos es­ta­be­le­ci­mentos e lojas en­cer­rados. In­vo­cando falsos ob­jec­tivos e pres­su­postos, o que o Exe­cu­tivo PSD/​CDS tem em vista é ins­ti­tuir um in­dis­far­çável ins­tru­mento con­ce­bido para servir os in­te­resses dos se­nho­rios e do ca­pital fi­nan­ceiro e da sua ac­ti­vi­dade es­pe­cu­la­tiva no imo­bi­liário.

Calamidade nacional

A Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura (CNA) re­clama me­didas ex­cep­ci­o­nais que com­pensem os agri­cul­tores pelos pre­juízos cau­sados pela seca. O Go­verno su­bes­tima a gra­vi­dade da si­tu­ação.

Não à guerra no Médio Oriente

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) lançou uma campanha que procura «sensibilizar, debater e informar» sobre a «cada vez mais real possibilidade de um ataque militar externo à Síria e ao Irão». No âmbito desta campanha,...

Produtores de arroz prejudicados pelo Governo

A Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal e os pequenos e médios agricultores da região, produtores de arroz que não possuem secadores, foram surpreendidos com o anúncio, pelo Governo, da venda em hasta pública, no dia 14 de Março, do Centro de...

Solidariedade com os trabalhadores dos Estaleiros Navais

Na última sessão da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, realizada no dia 24, os eleitos da CDU manifestaram a sua «profunda solidariedade» para com os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que enfrentam «a maior ofensiva da sua...