Espanhóis contra cortes

Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se na tarde de sábado, 25, contra os cortes sociais impostos pelo governo de Rajoy. As maiores acções tiveram lugar nas cidades de Bilbau, Valência, Alicante e Castellón.

Sob o lema «não aos cortes nos serviços públicos» 200 mil pessoas encheram as ruas de Valência, a que se somaram mais 60 mil em Alicante e 30 mil em Castellón. Em causa nesta província espanhola está a redução da despesa pública regional em mais de mil milhões de euros.

Em Bilbau, no País Basco, a jornada de protesto foi convocada pela generalidade dos sindicatos e cerca de 20 organizações sociais contra a reforma laboral e em defesa dos direitos. Mais de 20 mil pessoas terão integrado o desfile, segundo fontes sindicais.

Para ontem, as duas maiores centrais sindicais espanholas, UGT e CCOO, convocaram mais de 50 protestos em toda a Espanha, integrados na Jornada de Acção Europeia em protesto contra as políticas europeias de austeridade.



Mais artigos de: Europa

«A tristeza dos gregos mistura-se com a revolta»

Na passada semana, dias 23 e 24, João Ferreira esteve na Grécia integrado numa delegação do Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), a convite do Partido Comunista da Grécia (KKE). Ao Avante!, o deputado dá conta da situação no país e do espírito de indignação e revolta das massas populares.

Bloqueio operário

Um grupo de operários da siderurgia do grupo ArcelorMittal, na localidade de Florange, departamento francês de Mosele, bloqueou, na terça-feira, 28, os edifícios administrativos da fábrica, exigindo a reactivação dos altos-fornos.

Bruxelas ameaça Hungria

A Comissão Europeia ameaçou congelar o pagamento de uma parte substancial das ajudas à Hungria, caso o governo de Viktor Orban não reduza o défice orçamental. Em declarações no dia 22, o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, revelou...

Igualdade salarial <br> Uma luta de todos

É verdade que as instituições europeias têm proclamado, ao longo dos anos e em diversos documentos, o pretenso objectivo de concretizar o princípio da igualdade salarial entre homens e mulheres. Ainda por estes dias, no Parlamento Europeu (PE), discute-se um...