Defender o SNS
O Sector Intelectual da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP promoveu no dia 17 de Fevereiro uma sessão pública em defesa do Serviço Nacional de Saúde. Realizada nas instalações da Junta de Freguesia de S. Nicolau, no Porto, a iniciativa contou com a participação de uma assistência variada e muito participativa, onde se destacaram intervenções de representantes de movimentos de utentes, do presidente da Federação Distrital do Porto dos Bombeiros e de profissionais de Saúde de áreas variadas. A intervenção de encerramento ficou a cargo de Jorge Pires, da Comissão Política.
Na sessão, marcada pela grandes preocupação pela política de destruição do SNS levada a cabo pelo Governo e pela troika, discutiu-se aspectos relativos à necessária reorganização do Serviço Nacional de Saúde, tendo em vista a sua melhoria e nunca a sua destruição; o subfinanciamento crónico, agora agravado pela redução de cerca de 20 por cento das transferências do Orçamento do Estado para a Saúde no conjunto dos últimos dois anos; os avanços do sector privado que, parasitando o Estado, cresceu 13 por cento em 2011, atingindo os quatro maiores grupos, nesse período, um movimento próximo dos mil milhões de euros.
Foram também abordados os problemas da difícil acessibilidade dos utentes, as mentiras em torno da sustentabilidade como razão para esta política, o agravamento brutal das chamadas «taxas moderadoras», o transporte de doentes na perspectiva destes e as graves implicações na actividade dos bombeiros, para além das referências à política do medicamento, às carências dos cuidados primários e dos cuidados continuados e aos problemas socioprofissionais dos trabalhadores.
Ainda mais clara ficou a convicção de que só a luta contra a política de direita e o Governo que a leva a cabo poderá inverter a situação.