Editorial

O XIX CONGRESSO E A LUTA

A evolução da situação política, económica e social e o XIX Congresso do Partido foram temas...
Opinião
A talhe de foice

Fezadas

O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, garantiu esta terça-feira que Portugal está «em...
Actual

O síndrome do carnaval

O PSD é o maior partido do Governo do pacto de agressão das troikas estrangeira e nacional, em que a primeira tem na segunda o...
Actual

Certificado de óbito

O comunicado do Instituto de Saúde Ricardo Jorge confirmando o aumento da mortalidade em Portugal, «por todas as causas»,...
Actual

Números

Já muito tem sido escrito sobre a fraude que constitui a persistente tentativa do Governo e do patronato em fazer equivaler...
Crónica Internacional

Irão

Ainda nem os EUA nem a Alemanha, potências imperialistas que se arrogam o direito de dar lições ao mundo, existiam como...
Em Foco

Preparar o XIX Congresso<br>Dar mais força à luta

O Comité Central do Partido Comunista Português, reunido a 26 e 27 de Fevereiro de 2012, procedeu à análise da evolução da situação económica e social e das consequências para as condições de vida dos trabalhadores e do povo decorrentes do Pacto de Agressão; avaliou o desenvolvimento da luta de massas, assinalando o significado da imensa manifestação que no passado dia 11 de Fevereiro encheu o Terreiro do Paço e sublinhou a importância da greve geral convocada pela CGTP-IN para o próximo dia 22 de Março; definiu o conjunto das principais tarefas do Partido com vista à dinamização da sua iniciativa política e do reforço da sua organização. O Comité Central do PCP deliberou ainda sobre aspectos de organização, conteúdos e dinamização do debate preparatório do XIX Congresso, designadamente com a fixação das suas fases preparatórias e a definição do conjunto de matérias centrais para o debate inicial relativo ao conteúdo das Teses-Projecto de Resolução Política, e as linhas de orientação relativas ao Projecto das Alterações ao Programa do Partido.

PCP

PCP apela à unidade e à luta

O argumento evocado pela PSA Peugeot/Citröen para despedir 350 trababalhadores – uma suposta baixa de vendas – é falso, denuncia a célula do PCP na empresa.

Recessão atinge calçado

A indústria do calçado está a sofrer com as consequências da política de «austeridade» imposta...

Defender o SNS

O Sector Intelectual da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP promoveu no dia 17 de Fevereiro uma...

<i>Avante!</i>

As comemorações dos 81 anos do Avante! prosseguiram na última semana com iniciativas...

PCP recebeu CGTP-IN

O PCP recebeu, no dia 23, uma delegação da CGTP-IN conduzida pelo seu secretário-geral...
Trabalhadores

A resposta vigorosa do trabalho

A CGTP-IN promoveu ontem manifestações em Lisboa e no Porto e iniciativas de rua em vários distritos, enquanto os sindicatos da Administração Pública estão a realizar uma semana de luta. «Vamos lutar, dar uma resposta vigorosa, para derrotar os objectivos do Governo e do patronato e exigir uma nova política para o País», afirma-se no manifesto divulgado pela Inter para a jornada de 29 de Fevereiro, assumida como um passo para o sucesso da greve geral de 22 de Março.

Apelo actual aos jovens

«Este país também é para jovens!» declara a Interjovem/CGTP-IN, no apelo à luta dos jovens ao lado dos demais trabalhadores e pelos seus direitos e interesses mais específicos.

Professores em vigília no MEC

Diante do Ministério da Educação, centenas de professores participaram, sexta-feira e sábado, numa vigília da Fenprof, de «24 horas contra a precariedade e o desemprego».

«Relançar» não cria emprego

Reestruturar os centros de emprego não gera postos de trabalho, destruídos em massa por políticas económicas restritivas que é preciso substituir por um rumo que favoreça o crescimento e o emprego de qualidade.

Desemprego sem respostas

Essencial para evitar que o desemprego alastre é travar a destruição de postos de trabalho....

Luta nas cantinas

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul promoveu,...

Despedimento político

Exigir a reintegração imediata de Jorge Gomes, delegado sindical e membro da Comissão de...
Assembleia da República

Ignorar quem mais precisa

A maioria governamental e o PS recusaram mexer nas regras de atribuição do complemento solidário para idosos, visando remover actuais obstáculos, como preconizavam PCP e BE. É sempre o mesmo: para acudir a quem vive com extremas dificuldades não há dinheiro; para a banca não faltam milhões.

Desertificação e abandono

O subaproveitamento e mau uso dos solos é uma consequência da política agrícola seguida nestas últimas três décadas pelo PS, PSD e CDS-PP.

Um debate a prosseguir

Não passaram na AR os dois projectos do BE e PEV sobre a adopção por casais do mesmo sexo, numa votação que...

Apurar responsabilidades

O Parlamento aprovou, por unanimidade, o projecto de resolução do PCP propondo a realização de uma auditoria pelo...

A manigância do capital

A eliminação dos paraísos fiscais voltou a ser defendida no Parlamento como uma medida de importância capital no...

Cinema português de parabéns

Foi aprovado, por unanimidade, sexta-feira passada, o voto de congratulação do PCP pelos prémios recebidos pelos...
Nacional

Um passo na liquidação de direitos<br>e no empobrecimento dos portugueses

A proposta de alteração à Lei do Arrendamento Urbano, apresentada pelo Governo, caso venha a ser aprovada e promulgada, altera profundamente o quadro legal existente, prevendo-se que milhares de famílias sejam sumariamente despejadas, particularmente as dos estratos mais carenciados da população, e inúmeros pequenos estabelecimentos e lojas encerrados. Invocando falsos objectivos e pressupostos, o que o Executivo PSD/CDS tem em vista é instituir um indisfarçável instrumento concebido para servir os interesses dos senhorios e do capital financeiro e da sua actividade especulativa no imobiliário.

Calamidade nacional

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclama medidas excepcionais que compensem os agricultores pelos prejuízos causados pela seca. O Governo subestima a gravidade da situação.

Europa

«A tristeza dos gregos mistura-se com a revolta»

Na passada semana, dias 23 e 24, João Ferreira esteve na Grécia integrado numa delegação do Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), a convite do Partido Comunista da Grécia (KKE). Ao Avante!, o deputado dá conta da situação no país e do espírito de indignação e revolta das massas populares.

Bloqueio operário

Um grupo de operários da siderurgia do grupo ArcelorMittal, na localidade de Florange, departamento francês de Mosele, bloqueou, na terça-feira, 28, os edifícios administrativos da fábrica, exigindo a reactivação dos altos-fornos.

Espanhóis contra cortes

Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se na tarde de sábado, 25, contra os cortes sociais impostos pelo governo de Rajoy. As...

Bruxelas ameaça Hungria

A Comissão Europeia ameaçou congelar o pagamento de uma parte substancial das ajudas à Hungria, caso o governo de Viktor...
Internacional

Tumultos sacodem Afeganistão

Milhares de afegãos manifestam-se há uma semana contra a ocupação do país. O combustível da revolta foi a queima de exemplares do Corão numa base militar dos EUA, acto considerado vexatório pelo povo e que encaixa num contexto de miséria galopante, da qual os ocupados não vislumbram perspectivas de saída.

Grande capital beneficiado

O governo dos EUA pretende baixar os impostos sobre os lucros dos grupos monopolistas. A proposta foi apresentada quando o desemprego e a pobreza batem recordes no país.

A luta continua

O Estado-maior Central das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP) informou em comunicado que renuncia aos...
Argumentos
Pontos Cardeais

A receita de Krugman...

Três universidades portuguesas juntaram-se esta semana para atribuir o doutoramento honoris causa ao norte-americano Paul Krugman, o...
TVisto

Noite de sábios

Na passada segunda-feira não houve «Prós e Contras». Por uma boa razão: a RTP1 estaria ocupada, a partir das...
Aconteceu

Portugal entre os mais desiguais

Portugal está no grupo de países com maiores desigualdades, sendo o terceiro com maior desigualdade em termos de rendimento de...

Reuniões e iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 3 de...

A semana em resumo

Frases

«Mais de 60 mil desempregados já emigraram desde o início da crise»....