Editorial

CÁ ESTAMOS, NA LUTA

Procedendo à avaliação da situação política nacional e dos seus mais recentes desenvolvimentos, o...
Opinião
A talhe de foice

Lixo, disse ela!

Lixo, disse ela, a Moody's, e Portugal resvalou mais um bocadinho para o abismo. Podia ser um filme de terror, uma ficção...
PCP

Lutar agora para construir o futuro

Passado o momento eleitoral, a poeira da demagogia e da ocultação da verdade, por parte dos partidos do sistema capitalista, sobre o que vai acontecer aos portugueses e a Portugal com a aplicação das medidas impostas pela troika estrangeira FMI/BCE/UE e apoiadas pela troika nacional PS, PSD e CDS-PP, já começa a assentar.

Actual

«Evolução na continuidade»

Este cliché da pretensa «primavera marcelista» do regime fascista, num quadro hoje necessariamente diferente, permite...
Actual

(In)utilidade

Costuma dizer-se, e não certamente por acaso, que presunção e água benta cada um toma a que quer. Sucede no...
Em Foco

Reforçar o Partido, ampliar luta de massas

O Comité Central, reunido a 2 de Julho de 2011, analisou os desenvolvimentos mais recentes da situação política, designadamente os decorrentes da formação do Governo e da apresentação do seu programa; procedeu, a partir da avaliação da situação económica e social do País, à definição dos principais eixos da acção e iniciativa políticas do PCP, com particular atenção para o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e de outros sectores da população, factor indispensável para a defesa de direitos e para a afirmação da exigência de uma ruptura com o actual rumo de declínio, retrocesso e empobrecimento do País; fixou as principais direcções de trabalho para prosseguir a acção de reforço da organização do Partido.

PCP

Em luta com alegria e festa!

Centenas de pessoas participaram, domingo, em mais uma edição do Passeio das Mulheres CDU do Porto, que este ano, pela segunda vez, teve lugar no concelho de Cantanhede, no Parque Fluvial de Olhos de Fervença. Esta iniciativa contou com a presença e intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, que acusou o Executivo PSD/CDS de levar ainda mais longe as políticas anti-sociais do governo anterior (PS).

Comício em Lisboa

O lema é Fazer Frente aos despedimentos, aos cortes nos salários, às privatizações.

É amanhã, 8 de Julho, às 21h00, no cinema São Jorge.

A cegueira dos cortes

Os ataques às funções sociais do Estado, aos serviços e às empresas públicas estão a fazer-se notar de forma particularmente gravosa no distrito do Porto. A somar aos cortes na STCP, aos encerramentos de várias estações do CTT, é agora conhecida a decisão de terminar com a ligação ferroviária Porto-Vigo.

Defender os interesses dos utentes

A população da Freguesia da Trafaria, em Almada, está confrontada com uma brutal falta de transportes públicos, sendo notória a degradação dos equipamentos, os cortes e as falhas das carreiras, as alterações dos horários, num verdadeiro desrespeito pelos utentes.

Decisão ilegítima

A eliminação das golden shares na PT, GALP e EDP, anunciada na terça-feira pelo Governo, é qualificada pelo PCP como «um acto de gestão danosa contrário aos interesses nacionais».

Exposição em Lagos

Já abriu ao público a exposição comemorativa do 90.º aniversário do PCP,...

Conversa com Ilda Figueiredo

Na apresentação do livro «Ilda Figueiredo conversa com Agostinho Santos», dia 30, na Associação 25 de...

<i>O Militante </i>

Dando destaque à agressão imperialista na Guerra Civil Espanhola, já está à...
Trabalhadores

Pic-nic contra a precariedade

Sábado, 9 de Julho, a partir das 10h30, o Parque Eduardo VII vai encher-se de jovens de diversas organizações (Interjovem, ABIC, JOC e Movimento 12 de Março). Na ementa há muito debate, concertos, pinturas e o mais que se verá.

Esclarecer para ampliar o protesto

Reforçar a unidade na acção através da luta, ampliando o protesto e o esclarecimento contra a destruição de direitos e das condições de vida e de trabalho foi o compromisso assumido anteontem no plenário nacional da Fectrans/CGTP-IN.

CGTP-IN apresenta alternativas

Provando que há alternativas ao Programa do Governo, que «acentua o défice externo e gera um aumento contínuo da dívida», a CGTP-IN divulgou, na segunda-feira, 4, propostas alternativas que apresentará ao ministro a Economia e Emprego.

Privatização na UA

Os 53 trabalhadores da Universidade Aberta responsáveis pela produção semanal do programa Sociedade Civil, no Canal 2,...

Salvar os estaleiros no Mondego

A assembleia de credores dos Estaleiros Navais do Mondego decidiu, a 30 de Junho, no Tribunal Judicial da Figueira da Foz, prorrogar por ainda...
Assembleia da República

Só a luta pode travar<br>rumo de desastre

Sexta-feira passada, no Parlamento, concluído que foi o segundo dia de debate do seu programa, o executivo de Passos Coelho assumiu na plenitude as suas funções. Mas «se o Governo é novo (…), a política que se apresenta é como vinho velho azedo em casco novo», fez notar o Secretário-geral do PCP, definindo de forma sumária esta nova etapa da vida nacional.

«Farinha do mesmo saco»

  Mesmo conhecendo de ginjeira os seus repetidos desdizeres e incoerências, não deixa de ser...

Roubo descarado

O esbulho de um valor equivalente a 50 por cento do 13.º mês foi alvo das mais duras críticas do...

O agravar das desigualdades

O Governo vai ter consciência social foi uma das frases mais batidas pelo ministro da Solidariedade e...

Garantir igualdade

PSD e CDS não podem eximir-se às responsabilidades pelo estado da Justiça uma vez que...
Nacional

Populações em luta

Os CTT estão a concretizar um plano de reestruturação que implica o encerramento e agenciamento de estações por todo o País, com consequências negativas para as populações afectadas e para os seus trabalhadores. Só no distrito do Porto vão encerrar nove postos dos Correios de Portugal.

Alerta laranja na Justiça

Na área da Justiça, e dando por conhecida, nos seus aspectos essenciais, a grave situação que se vive neste sector dificuldades no acesso, morosidade, carências de toda a ordem, nomeadamente de profissionais, desmotivação, etc. o traço principal que caracteriza a ofensiva, política e ideológica, no actual quadro, é o aprofundamento de duas linhas que correm a par mas que convergem para o mesmo objectivo: transformar cada vez mais o poder judicial, que deve ser independente, ao serviço dos cidadãos e do regime democrático, num poder dócil e num instrumento ao serviço dos interesses dos grandes interesses económicos.

PSD prossegue a política do PS

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) questionou, na semana passada, o primeiro-ministro, no âmbito do debate sobre o...
Europa

Terror ou liberdade?

Anton Nielsen e Viggo Toft-Joergensen foram condenados, dia 16 de Junho, pelo tribunal de Copenhaga, por terem prestado solidariedade e apoio à FPLP na Palestina e às FARC na Colômbia.

Prova de coragem

A greve de 16 de Junho dos trabalhadores dos transportes urbanos e ferroviários checos foi uma luta de grau superior que fez soar as campainhas de alarme do capital.

O mesmo fio condutor

São, hoje, claramente visíveis, pelo menos para quem acompanha minimamente a evolução...
Internacional

O imperialismo quer subjugar<br>um país rico e soberano

Recentemente regressado da Líbia, onde participou numa Conferência Internacional promovida pela Associação de Advogados e Juristas do Mediterrâneo, Silas Cerqueira sublinhou ao Avante! a necessidade da mobilização pelo fim imediato dos bombardeamentos, alertou para a possibilidade do início de uma terceira fase na agressão ao povo líbio, e salientou algumas das razões que estão na base da campanha imperialista contra o território.

Milhares denunciam<br>farsa no referendo

Com manifestações nas principais cidades do país, milhares de marroquinos demonstraram que não aceitam as reformas constitucionais concedidas por Mohamed VI, e acusam o monarca de ter promovido uma farsa eleitoral no referendo da passada sexta-feira.

Testemunha assassinada

O jornalista Luis Eduardo Gómez, testemunha em processos judiciais contra políticos vinculados ao paramilitarismo e ao...

Protestos valem detenção

Um grupo de manifestantes norte-americanos foi preso durante um protesto contra os cortes orçamentais impostos pelo presidente da...
Temas

Desindustrialização<br>- história recente do palavrão

A Fiequimetal/CGTP-IN colocou em fase final de discussão um estudo sobre indústria e política industrial em Portugal. No ponto em que trata a evolução da indústria portuguesa desde 1995, «desindustrialização» deixa de ser apenas um retorcido neologismo que em tempos foi imposto com enfeites de modernidade pelos defensores da «terciarização» e que agora já soa como toque a rebate. A perda de importantes sectores da indústria nacional é abordada como um processo que tem causas, responsáveis e alternativa.

Argumentos
Pontos Cardeais

Medidas

A primeira medida política tomada por Passos Coelho tem dois momentos que se completam. No primeiro momento corta 1600...
Religiões

Nem um passo atrás!

«Desde há séculos que os católicos, na sua grande massa, se têm limitado à defensiva… O mundo...
TVisto

Às ordens de Suas Excelências

A informação caiu-me no prato de sopa enquanto almoçava: o Governo preparar-se-á para eliminar entre 1000 e 1500...
Aconteceu

Festa do teatro arranca em Almada

O Festival de Teatro de Almada (FTA) arrancou, na segunda-feira, 4, com a peça «Fabula Buffa», escrita a partir de um texto...

Desemprego juvenil continua a subir

A taxa de desemprego em Portugal voltou a subir entre os jovens com menos de 25 anos, atingindo 28,1 por cento em Maio. Segundo dados do...

Strauss-Kahn libertado

A justiça norte-americana decidiu, dia 1, libertar Dominique Strauss-Kahn da prisão domiciliária, mas manteve a...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP    ...

A semana em resumo

Frases

«Para «compensar» os 1600 milhões [de descida da TSU] que assim...