As acções públicas do SNTSF/CGTP-IN vieram chamar a atenção para a negação do direito à contratação colectiva na Fertagus. Esta é mais uma via para incrementar os lucros desta empresa do grupo Barraqueiro, intimamente associado à multinacional Arriva. Também os utentes e o Estado são chamados a contribuir para este próspero negócio, nascido da política de privatizações e alimentado por governos do PS e do PSD.
No percurso da Fertagus, comprova-se que a política dominante prefere o capital privado. Com governos do PSD ou do PS, decisões políticas conduziram à actual situação, em que os utentes pagam os bilhetes mais caros, o Estado paga indemnizações compensatórias mais elevadas e os trabalhadores recebem menos e têm menos direitos.
O Pavilhão Central é uma presença marcante em todas as edições da Festa do Avante!. Pela sua grandiosidade e imponência, pelo conteúdo das suas exposições ou por ali se realizarem alguns dos mais importantes debates da Festa, é sempre um local de visita obrigatória.
No Pavilhão Central funciona, uma vez mais, o Espaço das Tecnologias de Informação e Comunicação, as célebres TIC. Este ano, subordinado ao tema «liberdade e democracia», um assunto nada virtual.
A III Assembleia da Organização Concelhia de Estremoz do PCP, realizada no final de Maio, está a provocar uma nova dinâmica na estrutura local do Partido.
«O melhor tributo às vítimas de Hiroshima e Nagasaki é o prosseguimento e o reforço da luta contra o militarismo, a escalada armamentista, a proliferação nuclear e a agressão e ocupação imperialistas», disse ontem Ângelo Alves.
Nos dias 1 e 2 de Agosto realizou-se mais uma edição da Festa da Unidade, promovida pela Comissão de Freguesia de São Pedro da Cova do PCP, que contou com a participação de centenas de pessoas.
Santo Tirso é já o concelho com a maior taxa de desemprego do País e, a não serem tomadas medidas imediatas, a situação económica e social das suas famílias irá agravar-se ainda mais, alerta a Comissão Concelhia do PCP.
A «Marcha da Indignação» foi um momento alto de «um processo ainda não terminado», afirmou a Fenprof, ao apresentar um balanço das lutas no ano lectivo, dos seus resultados e um calendário de acções futuras.
Nos últimos meses, centenas de trabalhadores candidataram-se a um emprego na Autoeuropa, fizeram ali os testes e foram admitidos... por empresas de trabalho temporário.
«O povo açoriano sente os efeitos da crise e não há propaganda que o esconda, nem “festa” que a faça esquecer», alertou, em Ponta Delgada, Aníbal Pires, Coordenador Regional do PCP nos Açores.
Quinhentos e cinquenta trabalhadores das artes e das letras, da ciência e da educação, sindicalistas, individualidades das mais diversas áreas e de todas as regiões do País já subscreveram um abaixo-assinado intitulado «Pela Democracia, pela Liberdade, por Abril».
Em sessão de Câmara, PS e PSD aprovaram duas propostas que, no essencial, agravaram as condições do apoio municipal às associações juvenis e culturais do concelho de Odivelas.
O VII Congresso da Refundação Comunista, realizado dias 24 a 27, em Chianciano, Sicília, elegeu Paolo Ferrero para secretário-geral e aprovou uma resolução que rompe assumidamente com o passado, proclamando uma «viragem à esquerda».
A companhia aérea alemã Lufthansa e o sindicato Ver.di chegaram a acordo, dia 1, concluindo as negociações que se arrastavam há dois meses e pondo fim a uma greve que durou quatro dias.
Uma multidão acompanhou, domingo, o funeral do ex-secretário-geral do Partido Comunista da Índia (Marxista), Harkishan Singh Surjeet, falecido sexta-feira. O PCP expressou aos camaradas indianos os sentimentos «de profundo pesar e de fraternal solidariedade» dos comunistas portugueses.
Milhares de pessoas concentraram-se junto ao tribunal de Pietermaritzburg em apoio ao presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), Jacob Zuma. O Partido Comunista Sul-Africano (SACP) qualifica o julgamento como político.