Santo Tirso

Desemprego aumenta

Santo Tirso é já o concelho com a maior taxa de desemprego do País e, a não serem tomadas medidas imediatas, a situação económica e social das suas famílias irá agravar-se ainda mais, alerta a Comissão Concelhia do PCP.

A situação é tão grave que o fecho de muitas pequenas empresas quase não é notícia

Aliás, se se analisar os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional relativos ao 1.º semestre de 2008, é fácil constatar a gravidade da situação: dos 1784 tirsenses que durante este período se inscreveram no Centro de Emprego, apenas 239 foram colocados!
Entretanto, os trabalhadores das empresas falidas continuam a aguardar os créditos que lhes são devidos, mesmo depois dos leilões realizados, caso das empresas têxteis Baiona e Pinheiro da Rocha, onde há trabalhadores com créditos relativos a mais de quarenta anos de serviço. Isto, confirma, de resto, o receio já várias vezes manifestado pelos trabalhadores de que os bancos, por terem hipotecas, sejam considerados prioritários no acesso ao resultado dos leilões, situação o PCP considera «profundamente injusta e desumana».
Por sua vez, a Têxtil José Machado Almeida, que há cinco anos empregava mais de 1200 trabalhadores, depois de deslocalizar produção passou a ter menos de 300, confirmando-se a sua intenção de não reintegrar os 119 trabalhadores que, por sua iniciativa, estavam com «suspensão de contrato». Há ainda notícias sobre o eventual encerramento de outra unidade deste grupo, o que faz temer a possibilidade de novos despedimentos. Quanto à Arco Têxteis, encerrou o quarto turno, levando mais 60 trabalhadores para o desemprego.

Defender o Sector Têxtil

Diz o PCP que a situação que hoje se vive no Vale do Ave, particularmente no concelho de Santo Tirso, «é de tal forma grave» que o encerramento de muitas das pequenas e médias empresas quase nem são notícia, caso da chamada Fábrica das Meias de Vilarinho, que há 3 meses despediu 20 trabalhadores e agora os restantes 40
Preocupada com este problema, a Concelhia do PCP pede vigilância às entidades competentes para o período de férias que se atravessa, que já «coincidiu» com vários encerramentos ou foi aproveitado para desvio de máquinas e stocks. De facto, as declarações do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, de que o concelho está a superar a crise, mais fazem lembrar um «ministro da propaganda», ironiza o PCP, para quem «ignorar a situação ou fazer de conta que os problemas não existem, é ser-se «insensível, irresponsável e conivente».
Tendo ainda em conta que ao desemprego se associa a emigração e crescentes fenómenos de exclusão, o PCP defende a tomada urgente de medidas que invertam a situação, nomeadamente a realização de uma política de defesa do Sector Têxtil, que rompa com o modelo baseado nos baixos salários, baixas qualificações e precariedade no emprego; aumente os níveis de escolaridade e qualificação dos trabalhadores; reforce os apoios da Segurança Social no apoio às famílias atingidas pelo desemprego; accione medidas preventivas para as áreas e sectores de risco e garanta apoios financeiros às micro, pequenas e médias empresas descapitalizadas e com desequilíbrios financeiros; defenda o mercado nacional e combata as deslocalizações.


Mais artigos de: PCP

Respeitar princípios compensa

A III Assembleia da Organização Concelhia de Estremoz do PCP, realizada no final de Maio, está a provocar uma nova dinâmica na estrutura local do Partido.

Mais força na luta pela paz

«O melhor tributo às vítimas de Hiroshima e Nagasaki é o prosseguimento e o reforço da luta contra o militarismo, a escalada armamentista, a proliferação nuclear e a agressão e ocupação imperialistas», disse ontem Ângelo Alves.

Festa da Unidade

Nos dias 1 e 2 de Agosto realizou-se mais uma edição da Festa da Unidade, promovida pela Comissão de Freguesia de São Pedro da Cova do PCP, que contou com a participação de centenas de pessoas.

Repor a verdade

O PCP enviou uma carta aos directores do Diário de Notícias (15 de Julho) e ao Expresso (31 de Julho), em resposta a artigos visando o PCP publicados nesses órgãos de informação. Em relação à carta enviada a João Marcelino, director do DN, era solicitada a sua publicação ao abrigo do Direito de Resposta, que foi negado...

Afirmar o ideal olímpico

O secretário-geral do PCP enviou, dia 2, uma saudação ao Comité Olímpico de Portugal. Na missiva, Jerónimo de Sousa chama a atenção para a complexa situação internacional, «marcada por profundas desigualdades, pela miséria e pela fome, por uma perigosa utilização da força, com o recurso à violência e à guerra». Nesta...

Atentado à economia nacional

A privatização dos últimos 7% de capital do Estado na GALP Energia constitui um duro ataque à economia e à soberanias nacionais e atenta contra os interesses do povo português, afirma o Gabinete de Imprensa do PCP. Aliás, numa situação de crise económica e energética mundiais, como a que hoje se vive, a participação do...

Novo hospital volta a ser adiado

O Hospital mais atingido pela redução quase para metade das verbas para investimento em vários hospitais do SNS é o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE). De facto, lembra a Direcção da Organização Regional de Évora do PCP, em 2008, a redução de verbas é de 80%, ou seja, de 14.280.000 passa para 2.737.000 euros, e...

Raul Alves foi morto há 50 anos

No dia 31 de Julho de 1958, há 50 anos, foi assassinado o operário de Vila Franca de Xira Raul Alves. Militante comunista, foi lançado do terceiro andar da sede da PIDE, na Rua António Maria Cardoso. De uma janela da Embaixada do Brasil, a esposa do embaixador desse país assistiu ocasionalmente ao homicídio e,...