Lutas e protestos obtêm resultados

Apontando alguns exemplos, Eduardo Vieira e José Manuel Oliveira salientam que, quando os trabalhadores da Fer­tagus expressam um certo grau de descontentamento, a empresa é levada a responder, ainda que se fique por questões pontuais.
A administração só passou a autorizar a realização de plenários sindicais depois de ter sido chamada a Inspecção do Trabalho e, nas oficinas, o pessoal ter vindo uma hora para a rua. Depois das movimentações dos trabalhadores das oficinas e dos maquinistas, as condições de trabalho foram melhoradas.
Para os comunistas, frisa Eduardo Vieira, «é importante que se alargue esta consciência de que, de cada vez que os trabalhadores e as suas organizações se movimentam, há resultados positivos, ainda que limitados e por muito que a administração procure desvalorizar esta acção colectiva». Nos tempos mais próximos, «com a luta que vai ser necessário desenvolver contra a revisão do Código do Trabalho, os comunistas e demais trabalhadores da Fer­tagus têm um momento de grande responsabilidade para garantirem os seus direitos e melhorarem as suas condições de vida, mesmo perante grandes adversidades e sob grande pressão da empresa».
Na proposta do Governo, o Código do Trabalho passa a permitir que as condições laborais negociadas nas empresas sejam inferiores ao que estipula a lei geral, o que vai ao encontro daquilo que a Fer­tagus já começou a fazer, quando chamou grupos de trabalhadores para aceitarem um regime agravado de flexibilidade de horários.


Mais artigos de: Em Foco

O capital sobre carris

As acções públicas do SNTSF/CGTP-IN vieram chamar a atenção para a negação do direito à contratação colectiva na Fer­tagus. Esta é mais uma via para incrementar os lucros desta empresa do grupo Barraqueiro, intimamente associado à multinacional Ar­riva. Também os utentes e o Estado são chamados a contribuir para este próspero negócio, nascido da política de privatizações e alimentado por governos do PS e do PSD.

A «ajuda» do ministro

No percurso da Fer­tagus, comprova-se que a política dominante prefere o capital privado. Com governos do PSD ou do PS, decisões políticas conduziram à actual situação, em que os utentes pagam os bilhetes mais caros, o Estado paga indemnizações compensatórias mais elevadas e os trabalhadores recebem menos e têm menos direitos.

Dicionário com duas letras

AArriva - O grupo inglês Arriva é um dos maiores operadores europeus de transportes, com empresas de transporte rodoviários, ferroviário e fluvial, em doze países. De 2006 para 2007, as receitas tiveram um aumento de 23 por cento (de 1,8 mil milhões de libras para mais de dois mil milhões) e os lucros subiram 16 por...

<font color=0094E0>O coração da Festa </font>

O Pavilhão Central é uma presença marcante em todas as edições da Festa do Avante!. Pela sua grandiosidade e imponência, pelo conteúdo das suas exposições ou por ali se realizarem alguns dos mais importantes debates da Festa, é sempre um local de visita obrigatória.

<font color=0094E0>Grande Gala de Ópera</font>

Giuseppe Verdi (1813-1901)Figura central na história geral da ópera e na da ópera italiana em particular, Verdi foi quase exclusivamente um cultor dessa forma de espectáculo músico-teatral. Na sua longa vida de mais de oitenta anos legou-nos dezenas de criações onde se incluem algumas das mais sublimes partituras...