Editorial

Sementes carregadas de futuro

Para a generalidade dos comentadores e editorialistas defensores da guerra e apoiantes incondicionais dos Estados Unidos da América...
Opinião
A talhe de foice

O ideias

Manifestamente, Durão Barroso continua sem ter uma ideia do que quer fazer como Primeiro-ministro, apesar de há mais de um ano...
Actual

Fascínios

Deixando expresso o desabafo de que um mínimo de pudor e dignidade deveria levar o Conselho de Segurança a reunir, como...
Actual

A morte perfeita

Não será a propósito da guerra que se instala nos arredores da Mesopotâmia e que «cirurgicamente» vai...
Actual

A arte das escutas

No século IV A.C., Sun Tzu em «A arte da guerra» - compilação notável da ciência militar dos...
Crónica Internacional

A «maioria moral»

A guerra deflagrou, apesar do generalizado protesto mundial que se lhe opôs e do reduzido apoio que os EUA conseguiram para tal...
Em Foco

O mundo pela paz

Manifestações contra a ofensiva anglo-americana concentraram, este fim-de-semana, milhões de pessoas em todo o mundo. Os protestos nos EUA e noutros países não foram pacíficos, com a polícia a envolver-se em confrontos com os manifestantes.

PCP

Atrasos e hesitações em Alqueva

O secretário-geral do PCP visitou no domingo a vigésima edição da Ovibeja, a grande Feira do Alentejo inaugurada na véspera pelo Presidente da República e que decorre em Beja até ao próximo dia 30.

Por um PCP mais forte

Cerca de duas centenas de militantes e simpatizantes do PCP juntaram-se no sábado, em Évora, para comemorar o 82.ª aniversário do Partido, num almoço com a participação do secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas, que proferiu uma curta intervenção.

Dinamizar a acção

As organizações do PCP, dando cumprimento às orientações saídas do 16.º Congresso e da Conferência Nacional, prosseguem a realização de Assembleias de Organização por todo o País.

Desafios em tempo de retrocesso

A igualdade homem/mulher é, para os comunistas, parte integrante e inseparável da democracia. Assim, apesar das inúmeras e complexas tarefas que têm pela frente, as organizações do PCP não quiseram deixar de assinalar o Dia Internacional da Mulher, algumas delas associando estas comemorações às do aniversário do Partido.

Situação laboral preocupante

A Comissão Concelhia de Anadia do PCP, depois de analisar a situação sócio laboral do Concelho, constatou que a...

PCP ouve trabalhadores

O secretário-geral do PCP encontrou-se, na semana passada, em Aveiro, com trabalhadores de empresas em dificuldade. A iniciativa,...
Trabalhadores

Travar a regressão social

Foram vários milhares de trabalhadores que saíram à rua em várias cidades do País contra o pacote laboral e o aumento do custo de vida. A guerra não foi esquecida.

Tempo de fazer justiça

Trabalhadores de empresas encerradas de Lisboa, reunidos em encontro distrital realizado no passado dia 19, exigem o pagamento mais rápido das indemnizações a que têm direito.

Crime na construção civil

Morreu, na passada sexta-feira, mais um operário da construção civil enquanto trabalhava numa obra em Loulé, no...

IGT processa Fertagus

A delegação de Almada da Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) decidiu multar a Fertagus, concessionária da...

Despedimento ilegal

Um dirigente sindical do sector das pedreiras, trabalhador da Marmetal, S.A., foi despedido após «feroz...
Assembleia da República

Portugal é pela paz, não pela guerra!

Ao Parlamento têm chegado os ecos de indignação e protesto pelo comportamento subserviente do Governo em relação à administração Bush. Foi assim na semana transacta e foi-o ontem no debate das moções de censura com que os partidos da oposição quiseram materializar a expressão institucional dessa vaga de repúdio popular.

Contra o crime e pela paz

Carlos Carvalhas apresentou ontem, na Assembleia da República, a moção de censura do PCP ao Governo. O Secretário-geral do Partido começou por lembrar que o executivo de Durão Barroso não desconhecia que a Administração Bush «faria a guerra ao Iraque com a ONU ou sem a ONU». Publicamos hoje excertos do discurso do dirigente comunista.

Nacional

Juntos contra a guerra

Em Lisboa, à semelhança do que aconteceu em várias capitais do mundo, muitos milhares de pessoas saíram sábado à rua para protestar contra a guerra anglo-americana no Iraque. «Bush, fascista, és um terrorista» e «Durão Bush e Blair, esta guerra ninguém quer!» foram algumas das palavras de ordem entoadas em todo o País.

«A água é um bem público»

«Os Verdes» lançaram, terça-feira, em Santarém, a discussão das implicações da privatização da água em Portugal. Esta campanha vai percorrer o País nos próximos meses.

Alcácer do Sal exige centro de saúde

A Câmara e Assembleia Municipal de Alcácer do Sal reivindicam um novo centro de saúde concelhio e exigem do Governo «luz verde» para o arranque da obra, prevista em PIDAC há vários anos.

«Jornadas da Nossa Terra»

Realiza-se amanhã, no restaurante «A Horta», a apresentação pública do projectos da CDU para Loures,...

Projecto digital

A Associação de Municípios do Litoral Alentejano (AMLA) candidatou-se à criação do Alentejo Litoral...

Portugal contra a guerra

A maioria dos portugueses está contra a guerra no Iraque e critica o apoio do Governo ao ataque dos aliados, concluiu, sexta-feira,...

Entradas pagas, não!

O PCP vai lançar na Cidade de Lisboa um abaixo-assinado contra qualquer decisão autárquica que vá no sentido de...
Europa

Direitos sociais por cumprir

Em iniciativa conjunta, o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica promovem, sexta-feira, na capital portuguesa, um debate sobre a Estratégia de Lisboa.

Vigilância comunitária

A ser aprovado, o sistema proposto pela Comissão Europeia permitiria que as águas portuguesas pudessem ser patrulhadas por navios de outros estados comunitários.

Investigação na UE

A Comissão Europeia anunciou que irá canalizar 1.580 milhões de euros para programas de treino, mobilidade e...

Os compromissos de Lisboa

Decorreu, nos dias 20 e 21 de Março, o Conselho Europeu da Primavera (CEP), quase despercebido, devido à guerra no Iraque....
Internacional

Liga Árabe contra a guerra

Liga Árabe pediu segunda-feira uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para pôr fim à guerra «ilegítima» contra o Iraque.

O inferno iraquiano

O ataque ao Iraque deixou de ser um passeio no Golfo e transformou-se num inferno. Os invasores matam mas também morrem, e a contra-informação ganha terreno.

Desentendimentos...

O Reino Unido não vai transferir para uma conta bancária controlada pelos Estados Unidos os 300 milhões de euros de contas iraquianas congeladas em bancos britânicos, noticiou esta semana o jornal The Guardian, citando o ministro da Economia britânico, Gordon Brown.

Alerta da FIJ

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) alertou em comunicado que «as duas partes envolvidas nesta guerra...

«Bush assassino!»

Desde o sangrento golpe militar de Pinochet no Chile, em 1973, que não se verificava na Alemanha uma condenação...
Temas

Uma guerra<br> há muito anunciada

A Guerra pelo controlo político da região do Golfo Arábico-Persa surge «justificada» como uma guerra pelo comando do aprovisionamento energético do mundo (quando a capacidade de produção de petróleo está em vias de entrar em declínio), uma guerra pela tomada de assalto da OPEC, pela manutenção a todo o preço do presente sistema financeiro internacional, baseado no monopólio do dólar e contra o euro e o ouro, em que o regime iraquiano figura como «inimigo por procuração» mas em que os alvos principais são a Europa, o Japão e demais pólos alternativos da hegemonia mundial e as principais vítimas são os povos do Médio Oriente e os povos em desenvolvimento ou totalmente destituídos, na periferia do império.

Retratos do trabalho - 7

O que leva um cabo-verdiano a escolher o nosso país para trabalhar na construção civil? É difícil renovar o visto para se manter legal? Como é viver do teatro em Portugal? O mundo artístico é compensatório? São mais duas profissões a descobrir nestes Retratos do Trabalho publicados pelo Avante!: actriz e operário da construção civil.

Retratos do trabalho - 8

  Susana Branco,actriz Viver mil vidas de uma vez «O teatro surgiu como um grande incentivo de vida, porque me redimensiona...

O Império ataca

«Os Estados Unidos parecem destinados pela Providência para encher a América de miséria em nome da...
Argumentos
Datas da História

Textos intemporais

O conteúdo é merecedor duma atenta leitura quer pelas observações pertinentes, quer pela denuncia critica...
Religiões

As IPSS e o protocolo 2003

«As instituições sociais privadas fazem melhor e com menos custos do que se fosse o Estado a fazê-lo...

A semana em resumo