Projecto digital
A Associação de Municípios do Litoral Alentejano (AMLA) candidatou-se à criação do Alentejo Litoral Digital, um projecto que envolve investimentos, até 2005, na ordem dos cinco a 7,5 milhões de euros.
Victor Proença, presidente da AMLA e da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, explicou, na passada semana, que a candidatura já foi apresentada ao Programa Operacional da Sociedade de Informação (POSI). «É um projecto ambicioso e muito importante, que visa modernizar os procedimentos, aproximando-os dos cidadãos», disse, acrescentando que o Alentejo Litoral Digital foi alvo de uma sessão apresentada a instituições da região, potenciais parceiros da iniciativa.
Segundo Victor Proença, no caso de ser aprovado, o projecto «pode constituir uma forma de afirmar a região e as suas várias potencialidades», contribuindo para o desenvolvimento socio-económico local.
«Pode ter efeitos a nível da dinamização das actividades económicas com maior impacto para a competitividade regional, onde se destaca a plataforma portuária, logística e industrial, a diversificação e qualificação do turismo e a produção agro-flurestal», exemplificou.
A valorização do capital humano e salvaguarda do património natural, cultural e construído são outros dos objectivos do projecto, que poderá vir a interferir em áreas como a saúde, solidariedade, cidadania, serviço de inteligência regional, transmissão de vídeos das reuniões públicas dos órgãos autárquicos através da Internet.
A cultura, educação, empresas e agricultura são outras das valências a explorar.