PCP
Baixos valores das reformas e pensões e o CSI
Crónica Internacional
Hiroshima e Nagasáqui
A talhe de foice
O impensável
Actual
Contrastes gritantes
Actual
Por um parto seguro e de qualidade
Actual
Os suspeitos do costume
Governo comporta-se como o agente de negócios do sector privado
Artigo de acesso livre
«Cada euro que o Governo transfere para o privado custa dois ao SNS: um que tem de pagar aos privados com o seu orçamento e outro que deixa de ter disponível para investir nos serviços públicos», afirmou Bernardino Soares, do Comité Central, pondo em evidência como a «política do Governo favorece o sector privado e enfraquece o SNS e o direito à Saúde».
Direito de decidir, livre de ingerências!
Artigo de acesso livre
Regressado da Venezuela, onde acompanhou as eleições presidenciais, João Pimenta Lopes, em entrevista ao Avante!, conta o que observou nos centros de votação, esmiuça aspectos reveladores da ingerência externa contra a Venezuela bolivariana e da tentativa de golpe de Estado da extrema-direita, mostrando-se convicto de que as alegações por esta invocadas «não têm fundamento» e que importa agora é «cumprir os trâmites legais, em conformidade com a lei eleitoral e a Constituição».
Lutar por um mundo de paz, Hiroshima e Nagasáqui nunca mais!
Artigo de acesso livre
Há 79 anos, nos dias 6 e 9 de Agosto de 1945, os EUA lançaram o horror nuclear das bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasáqui, respectivamente, ceifando centenas de milhares de vidas, e deixando um sofrimento que perdura até hoje. Por ocasião desta sombria efeméride, o PCP emitiu, na terça-feira, uma nota de imprensa, que reproduzimos na íntegra.
Imperialismo faz soar os tambores da guerra
Artigo de acesso livre
Comunistas exigem a conclusão do IC3 e nova ponte na Chamusca
O Executivo da Direcção da Organização Regional de Santarém (DORSA) do PCP dá conta da entrada na Assembleia da República de um projecto de resolução sobre a conclusão do IC3 e construção de uma nova ponte na Chamusca.
O capitalismo «tem os séculos contados»
«Não posso dizer qual o dia e hora do fim do capitalismo. Não sei se vai durar anos ou décadas. Mas uma coisa posso afirmar, o capitalismo tem os séculos contados.» A afirmação é de António Avelãs Nunes, durante a apresentação do seu livro O mundo velho está a morrer. O novo ainda não nasceu. Este é o tempo dos monstros, realizada recentemente na Casa da Juventude, em Barcelos.
Risco de queda de um bloco rochoso na Arrábida
«Devaneios securitários» em Santa Maria Maior
Limpeza nos rios Alcoa e Baça
Privadas escapam-se a impostos nas barragens
PCP denuncia grave situação nas maternidades
Artigo de acesso livre
Bernardino Soares, do Comité Central, proferiu, no dia 6, na sede da Soeiro Pereira Gomes, em nome do PCP, uma declaração sob o mote «A situação das maternidades é um atentado à saúde materno-infantil, da responsabilidade dos Governos do PS e do PSD/CDS».
Enfermeiros abriram com greve Agosto de protesto e luta
«Todo o mês de Agosto será de contestação», anunciou o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, no dia 2, ao salientar o significado da greve realizada nessa sexta-feira, com elevados níveis de adesão.
Corticeiros em greve recusam empobrecer a trabalhar
Uma veemente mensagem de protesto e de determinação na luta por aumento digno do salário e do subsídio de refeição foi deixada por trabalhadores em greve, a 31 de Julho, frente à sede do Grupo Amorim.
Greve nas conservas defende salários melhores com direitos
Nova greve na Nobre Alimentação
Técnicos da Águas do Algarve
Ligação forte à vida num combate sem cedências à política de direita
Afirmar o programa e a política alternativa que o seu projecto comporta, dar um firme combate ao Governo e aos partidos da política de direita, a quem responsabiliza pelo agravar das injustiças e desigualdades, eis, em síntese, duas linhas mestras da acção desenvolvida pelo Grupo Parlamentar do PCP desde o início da XVI Legislatura.
MPPM denuncia cooperação entre Portugal e Israel na área da saúde
O Movimento Pelos Direitos do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente (MPPM) está indignado com a possível preparação de uma reunião entre os ministérios da Saúde de Portugal e de Israel.
Câmara do Seixal alerta para a insuficiência de verbas transferidas na área da educação
Em ofício dirigido ao ministro da Educação, a Câmara Municipal do Seixal (CMS) exige o pagamento dos montantes em défice da transferência de competências na área da educação, assim como o reforço das verbas para 2024 e 2025.
CDU alerta para problemas com as obras na Ribeira de Rio de Moinhos
Jardim da Serra não precisa do teleférico
Município de Loures defende o lucro do promotor imobiliário para o Quartel de Sacavém
Grândola exige mais acessos às praias para a população
Israel continua o genocídio na Palestina e quer alastrar guerra a toda a região
Israel continua a política de assassinatos. Israel pretende estender a guerra a outros países da região, nomeadamente ao Irão, atingindo todos os povos do Médio Oriente. O genocídio que Israel leva a cabo contra o povo palestiniano na Faixa de Gaza dura há mais de 300 dias.
A paz e a soberania irão prevalecer
Artigo de acesso livre
O presidente eleito Nicolás Maduro afirmou que venceu a paz e garantiu que ela vai prevalecer, assim como a democracia, a soberania e o respeito pela Constituição da República Bolivariana da Venezuela.
Argélia retirou embaixador em França
A Argélia retirou o seu embaixador de Paris depois da França ter ilegalmente reconhecido a soberania marroquina sobre o Sara Ocidental. O governo argelino considerou que, com este passo, «o governo francês está a violar o direito internacional e a negar ao povo do Sara Ocidental o direito à autodeterminação».
Tô Lâm eleito novo secretário-geral do Partido Comunista do Vietname
Mali acusa Ucrânia de apoiar terrorismo
Músicas
A Música e a Paz
Artigo de acesso livre
Juventude
«Afirmar o mundo novo com que sonhamos»
1847 – Nasce Chiquinha Gonzaga
Teatro
Feiras e romarias
Rádio
Exposições
Eventos
«Em nenhum outro lugar nos poderíamos sentir mais em casa»
Artigo de acesso livre
Com mais de 40 anos de estrada, os Garotos Podres são uma das mais influentes bandas da cena punk brasileira. Mao, o vocalista, fala ao Avante! do percurso entre o primeiro concerto, de apoio ao fundo de greve dos operários metalúrgicos do ABC de São Paulo e o que apresentarão na Festa do Avante!, que é para si «o mais importante festival do mundo».
Cinema é espaço para pensar e transformar o mundo
Artigo de acesso livre
Documentário, ficção, curta, longa, animação, imagem real, nacional, estrangeiro… Na sua multiplicidade de formas, feições, trajectórias ou actores, o Cinema ganha vida no CineAvante, nesta que é, também e marcadamente, a festa da cultura.