Tô Lâm eleito novo secretário-geral do Partido Comunista do Vietname

O Comité Central do Partido Comunista do Vietname (PCV) elegeu no sábado, 3, Tô Lâm, membro do Bureau Político do PCV e Presidente da República Socialista do Vietname, como novo Secretário-Geral do partido.

Em conferência de imprensa, em Hanói, Tô Lâm manifestou a grande honra e a grande responsabilidade que representa a sua eleição e agradeceu a confiança em si depositada. Ratificou o compromisso de continuar o legado e a obra do presidente Ho Chi Minh e do recentemente falecido Secretário-geral do PCV, Nguyen Phu Trong, e de «preservar os interesses nacionais, a unidade, a independência, a soberania e a integridade territorial da pátria». Aludiu também às prioridades do trabalho no futuro próximo e, entre elas, mencionou o cabal cumprimento das resoluções do XIII Congresso do PCV e a preparação do seu XIV Congresso, assim como «continuar vigorosamente a luta contra a corrupção e outras manifestações negativas». Garantir a prosperidade, a felicidade e o bem-estar do povo, manter os êxitos socioeconómicos conseguidos nas últimas quatro décadas e trabalhar por um Vietname «rico, forte, democrático, justo e civilizado» foram também objectivos por si sublinhados.

O dirigente vietnamita destacou ainda que trabalhará para manter as linhas essenciais da política externa, caracterizada pela defesa dos interesses nacionais e «pela tradicional vocação do Vietname de ser um país amante da paz».

PCP envia saudação
Nesta ocasião, Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP enviou uma mensagem onde transmitiu as calorosas saudações dos comunistas portugueses pela eleição de Tô Lâm como Secretário-Geral do Comité Central do Partido Comunista do Vietname, formulando-lhe os melhores êxitos no exercício das mais elevadas responsabilidades no Partido e no Estado

O PCP reafirmou a solidariedade de sempre dos comunistas portugueses para com os comunistas e povo vietnamita, assim como a vontade de aprofundar as relações de amizade e cooperação entre o PCP e o PCV, contribuindo para a promoção dos laços entre os dois povos e países e para o avanço da causa da paz e do progresso social no mundo.

 



Mais artigos de: Internacional

A paz e a soberania irão prevalecer

O presidente eleito Nicolás Maduro afirmou que venceu a paz e garantiu que ela vai prevalecer, assim como a democracia, a soberania e o respeito pela Constituição da República Bolivariana da Venezuela.

Argélia retirou embaixador em França

A Argélia retirou o seu embaixador de Paris depois da França ter ilegalmente reconhecido a soberania marroquina sobre o Sara Ocidental. O governo argelino considerou que, com este passo, «o governo francês está a violar o direito internacional e a negar ao povo do Sara Ocidental o direito à autodeterminação».

Mali acusa Ucrânia de apoiar terrorismo

O Mali rompeu, no dia 4, as relações diplomáticas com a Ucrânia e acusou Kiev de apoiar grupos terroristas que operam no país africano e na zona do Sahel. Um porta-voz do governo maliano disse que Bamako apresentará junto dos organismos de justiça competentes uma queixa-crime por colaboração com o terrorismo. No mesmo...