Privadas escapam-se a impostos nas barragens

 

 

 

Douro é exemplo «par­ti­cular e dra­má­tico» da di­fícil si­tu­ação que se vive no sector do vinho

A Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Bra­gança (DORBA) do PCP tem de­nun­ciado a es­pe­cu­lação ine­rente às pri­va­ti­za­ções no sector da energia pro­mo­vidas pelos su­ces­sivos go­vernos PS, PSD e CDS. É neste quadro, chama à atenção o or­ga­nismo co­mu­nista, que se in­sere a borla fiscal pla­neada para be­ne­fi­ciar a EDP e a Engie que «pre­ten­diam furtar-se ao pa­ga­mento do Im­posto de Selo, de IMI e IMT».

«Sem grande no­vi­dade o novo Go­verno da AD, ao invés de con­cre­tizar a co­brança dos de­vidos im­postos, con­forme am­pla­mente apre­goou en­quanto membro da opo­sição e du­rante a cam­panha elei­toral, vem agora criar mais um en­trave: um grupo de tra­balho para cla­ri­ficar o có­digo do IMI», afirma a di­recção re­gi­onal numa nota de im­prensa. «Esta ma­nobra con­tri­buirá para im­pedir a li­qui­dação do pa­ga­mento dos im­postos de­vidos entre 2019 e 2023, go­rando a ex­pec­ta­tiva dos mu­ni­cí­pios que es­peram ver estes va­lores pagos», acres­centa.

A DORBA re­a­firma que é pre­ciso re­gu­la­rizar os im­postos de­vidos aos mu­ni­cí­pios, mas também re­verter o rui­noso ne­gócio da venda das bar­ra­gens. «É ne­ces­sário pro­ceder com ur­gência à ava­li­ação das bar­ra­gens, com todas as suas com­po­nentes, de modo a ga­rantir o pa­ga­mento de­vido», afirmam.



Mais artigos de: PCP

Comunistas exigem a conclusão do IC3 e nova ponte na Chamusca

O Exe­cu­tivo da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de San­tarém (DORSA) do PCP dá conta da en­trada na As­sem­bleia da Re­pú­blica de um pro­jecto de re­so­lução sobre a con­clusão do IC3 e cons­trução de uma nova ponte na Cha­musca.

O capitalismo «tem os séculos contados»

«Não posso dizer qual o dia e hora do fim do ca­pi­ta­lismo. Não sei se vai durar anos ou dé­cadas. Mas uma coisa posso afirmar, o ca­pi­ta­lismo tem os sé­culos con­tados.» A afir­mação é de An­tónio Avelãs Nunes, du­rante a apre­sen­tação do seu livro O mundo velho está a morrer. O novo ainda não nasceu. Este é o tempo dos mons­tros, re­a­li­zada re­cen­te­mente na Casa da Ju­ven­tude, em Bar­celos.

Risco de queda de um bloco rochoso na Arrábida

A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP dá conta de uma pergunta ao Governo, apresentada pelos deputados do Partido, sobre o «Risco de queda de um bloco rochoso na Arrábida», que levou ao encerramento do troço da rua Círio da Arrábida entre a praia da Figueirinha e Galapos, como medida de precaução de...

«Devaneios securitários» em Santa Maria Maior

A sessão com moradores realizada em Julho pelo presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior «não foi à raiz dos problemas e às soluções adequadas», criticou, em nota de imprensa, o Organismo da Direcção da Cidade de Lisboa do PCP. Sobre as questões com a segurança que «devem ter resposta adequada», os comunistas...

Limpeza nos rios Alcoa e Baça

A Comissão Concelhia de Alcobaça esteve no terreno a verificar os processos de limpeza das margens, desobstrução do leito, estabilização e reforço de taludes nos rios Alcoa e Baça. Numa primeira observação, afirma o organismo comunista num comunicado de dia 15, os trabalhos pareciam estar em conformidade com as...

PCP denuncia grave situação nas maternidades

Ber­nar­dino So­ares, do Co­mité Cen­tral, pro­feriu, no dia 6, na sede da So­eiro Pe­reira Gomes, em nome do PCP, uma de­cla­ração sob o mote «A si­tu­ação das ma­ter­ni­dades é um aten­tado à saúde ma­terno-in­fantil, da res­pon­sa­bi­li­dade dos Go­vernos do PS e do PSD/​CDS».