PCP
Pensamento estratégico para a Protecção Civil
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
Quadro de guerra
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Em vez de água
Artigo de acesso livre
Actual
Das clarificações e dos perigos para o regime democrático
Actual
O senhor Governador
Actual
Lucros de porta aberta
Novas exigências, novas respostas
Acção de contacto do PCP para pôr o País a andar para a frente
Anteontem, 14, arrancou a acção do PCP «É hora de mudar de política, aumentar salários e pensões», que chegou a mais de 200 localidades e locais de trabalho de todo o País. Paulo Raimundo, Secretário-Geral do Partido, esteve com os trabalhadores e população no Laranjeiro, Almada, num contacto que «vai continuar e intensificar-se».
PCP e CDU mais fortes são garantia de uma vida melhor
«Esta é a hora dos patriotas, dos democratas, dos trabalhadores, do povo, de todos os que cá vivem e trabalham, darem um sinal forte, de assumirem, com a sua acção, a sua luta e o seu voto, a exigência de um caminho diferente, o caminho da alternativa», afirmou Paulo Raimundo, comentando a decisão do Presidente da República de convocar eleições antecipadas para 10 de Março.
A luta transforma e constrói
A dimensão e a combatividade da manifestação nacional do passado sábado, 11, com expressão no Porto e em Lisboa, deixaram claro que os trabalhadores pretendem ter uma voz activa na definição do futuro do País, que querem desenvolvido, justo e soberano. Para 29, dia em que será votado o Orçamento do Estado, está marcada uma concentração em frente à Assembleia da República.
«Os problemas que o País enfrenta estão muito para lá da crise política»
A falta de médicos, enfermeiros e outros profissionais, as dificuldades de acesso a cuidados de saúde, não desapareceram porque o primeiro-ministro e o Governo estão demissionários, lembrou Paulo Raimundo, sexta-feira, 10, em Loures.
Revolução de Outubro é inspiração para combates presentes do Partido
O 106.º aniversário da Revolução Socialista de Outubro, que se cumpriu a 7 de Novembro, tem sido assinalado pelas organizações do PCP, que reafirma a sua importância histórica, papel determinante nas grandes transformações do séc. XX e actualidade inspiradora.
Situação na CM de Sines não desculpa a inacção
«O PCP e a CDU sublinham que, independentemente do curso das investigações, a presente situação não pode de modo algum servir de pretexto para a maioria PS na Câmara Municipal de Sines (CMS) adiar mais ou continuar a falhar com a resposta às necessidades da população e dos trabalhadores da autarquia».
Manuel Gusmão, um intelectual comprometido com o seu povo
Poeta, ensaísta, tradutor, crítico literário, professor universitário, militante comunista, Manuel Gusmão, falecido na quinta-feira, 9, foi um dos maiores nomes da literatura e da cultura portuguesas dos séculos XX e XXI. «Foi um homem integral», afirmou, no funeral, o Secretário-Geral do PCP.
Avança a luta pelo SNS
Legado de Álvaro Cunhal continua a ser exemplo para o presente e futuro
Paulo Raimundo foi recebido, no dia 10, por uma sala cheia em Viana do Castelo, para uma sessão pública que assinalou o 110.º aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal. A iniciativa recordou ainda as palavras do destacado dirigente comunista na conferência O Comunismo Hoje e Amanhã, realizada em Ponte da Barca, em 1993.
A Festa do Avante! já está em construção
Podcast para os 50 anos do 25 de Abril
Levar o Avante! mais longe
Monotemas e o alvo de sempre
Urgência pela Saúde exige prosseguimento da luta
A resolução dos graves problemas que afectam o Serviço Nacional de Saúde não pode esperar, garantem os sindicatos dos médicos, que se manifestaram em Lisboa, Porto e Coimbra no dia 14, o primeiro de dois dias de greve, com forte impacto em todo o País.
Opor a um Orçamento que não serve as soluções de que o País precisa
São mais de 450 as propostas do PCP de alteração ao Orçamento do Estado para 2024. Foi esse o número apurado esta terça-feira, dia que terminou o prazo para os partidos formalizarem propostas na fase em curso da sua discussão na especialidade.
JCP celebra 44.º aniversário mobilizando contra as injustiças
«Está na tua mão lutar contra a injustiça» foi o lema, em jeito de apelo, das comemorações do 44.º aniversário da Juventude Comunista Portuguesa (JCP), realizadas no fim-de-semana em vários pontos do País.
Acções pela paz no Médio Oriente
Hoje, quinta-feira, realiza-se uma intervenção artística (pintura colectiva de pano, aberta a todos), às 15h30, em Coimbra, na Praça 8 de Maio, e uma concentração em Beja, às 18h00, nas Portas de Mértola, em solidariedade com o povo palestiniano.
ID debate habitação em Portugal
A Associação Intervenção Democrática – ID vai realizar, no dia 25 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Alcântara, em Lisboa, às 16h00, um debate sobre a temática da habitação em Portugal.
Seixal reduz IMI pelo 9.º ano consecutivo
Deputados no PE apelam ao cessar-fogo em Gaza
Por iniciativa do PCP, deputados de diversos grupos políticos no Parlamento Europeu apelaram ao cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e nos outros territórios palestinianos ocupados.
Direito à habitação é cada vez mais posto em causa ou negado em Portugal
Apesar da propaganda, as violências persistem
Artigo de acesso livre
Israel agrava repressão e drama humanitário
Artigo de acesso livre
Prossegue o massacre israelita na Faixa de Gaza, iniciado há mais de 40 dias, ao mesmo tempo que se intensifica a repressão nos outros territórios da Palestina ocupada. Em Israel, comunistas e outros democratas protestam contra «a escalada do fascismo» e exigem o fim da guerra.
Trabalhadores na miséria em transnacionais dos EUA
Empresas transnacionais norte-americanas mantêm trabalhadores na miséria devido a baixos salários e ao incumprimento de direitos, denunciou o relator especial da ONU sobre extrema pobreza e direitos humanos, Olivier de Schutter.
Povo sarauí prossegue luta pela independência
O Conselho de Segurança das Nações Unidas prorrogou até 31 de Outubro de 2024 o mandato da Minurso, que tem por objectivo a realização de um referendo no Sara Ocidental sobre a autodeterminação do povo sarauí.
Argentinos voltam às urnas para eleger novo presidente
Moçambique: FRELIMO vence eleições autárquicas
Milhares em greve no Canadá
«Os nossos corações batem em uníssono…»
Artes Plásticas.
A invenção da escultura
Sociedade
A ciência ao serviço da paz e do desenvolvimento
Séc. VI a.C. – ‘Nasce’ o teatro
Sugestões da semana
Lídia Jorge vence novos prémios
O romance Misericórdia, da escritora portuguesa Lídia Jorge, venceu dois novos prémios de carácter nacional e internacional.
O primeiro galardão foi-lhe atribuído no dia 8 e trata-se do Prémio Literário Fernando Namora, promovido pela Estoril-Sol. A obra da autora foi escolhida por unanimidade pelo júri presidido por Guilherme D’Oliveira Martins.
O Prémio Médicis Étranger foi a segunda distinção conferida à escritora. O galardão foi atribuído em situação de igualdade com o romance Impossibles Adieux, da escritora sul-coreana Han Kang. Lídia Jorge é a primeira autora de língua portuguesa distinguida com o Prémio Médicis Étranger, criado em França, em 1970.
Misericórdia foi escrito pela autora enquanto a sua mãe estava internada numa instituição para idosos no Algarve.
João Salaviza premiado em Itália
O filme A Flor do Buriti, da realizadora brasileira Reneé Nader Messora e do português João Salaviza, venceu, no dia 11, o prémio de Melhor Longa Metragem na competição internacional do 64.º Festival dei Popoli da cidade italiana de Florença.
Esta distinção surge após a estreia mundial do filme no Festival de Cannes, em que venceu o Prémio de Elenco.
A Flor do Buriti foi rodado com o povo Krahô, do Brasil, na sua terra indígena Kraholândia, onde os dois realizadores já tinham feito, em 2019, Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos.
A longa-metragem tem estreia comercial em Portugal marcada para 21 de Março.