Revolução de Outubro é inspiração para combates presentes do Partido

O 106.º aniversário da Revolução Socialista de Outubro, que se cumpriu a 7 de Novembro, tem sido assinalado pelas organizações do PCP, que reafirma a sua importância histórica, papel determinante nas grandes transformações do séc. XX e actualidade inspiradora.


O Socialismo é a solução para os grandes problemas dos povos

Esses foram, aliás, aspectos sublinhados na iniciativa que reuniu, dia 6, no centro de trabalho Soeiro Pereira Gomes, funcionários e colaboradores do aparelho central do Partido. Na intervenção que antecedeu um almoço de casa cheia, João Oliveira, da Comissão Política do PCP, assinalou, justamente, que os comunistas portugueses comemoram a Revolução de Outubro «reafirmando a sua importância e significado histórico universal, o seu papel determinante nas grandes transformações revolucionárias do século XX», sublinhando-a como referência de «acto libertador, mas também pelo alcance das suas realizações, pelos seus impactos concretos na vida de milhões de seres humanos em todo o mundo, pela expressão concreta de solidariedade internacionalista que constituiu e pela perspectiva real da possibilidade de transformação social que evidenciou e deixa até a gerações que estão por vir».

«À escala da história das sociedades humanas, a Revolução de Outubro não é um acontecimento do dia de ontem», já que «com ela se inaugurou a nova época histórica em que nos encontramos – a da passagem do capitalismo ao socialismo – e se fez prova real de que um mundo novo é possível», defendeu, ainda, o dirigente comunista, que insistiu: «para quem, como o PCP, luta por esse mundo novo do socialismo e do comunismo que começou a ser construído sobre os escombros das injustiças e desigualdades geradas pelo capitalismo, esta é uma comemoração feita de olhos postos no futuro, retirando da história todos os ensinamentos que ela pode dar para que a experiência revolucionária de ontem seja ponto de partida para a acção e a luta de hoje».

Actual

«Neste centésimo sexto aniversário, comemoramos a Revolução de Outubro confirmando e reafirmando a validade do socialismo como solução para dar resposta aos grandes problemas dos povos e da humanidade», concluiu.

Também em Guimarães, nos primeiros dias deste mês, a Comissão Concelhia assinalou o aniversário da Revolução de Outubro. No pavilhão do Grupo Cultural e Recreativo «Os Trovadores do Cano», decorreu um almoço comemorativo que incluiu uma intervenção política, a cargo de Pedro Martins, do Comité Central do PCP.

O dirigente destacou, igualmente, o legado histórico e o projecto revolucionário de Outubro, e considerou que «o que Portugal precisa não é mais do mesmo», mas de «uma política alternativa, e isso é possível».

Em Ermesinde, no final de Outubro, o 106º aniversário da Revolução de Outubro de 1917 foi assinalado numa iniciativa em que Paulo Tavares, do Secretariado da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, destacou a profunda convicção de que aquela permanece, no seu acto libertador e nas suas realizações, como semente do futuro, (...) confirmando e reafirmando a validade do Socialismo como solução para dar resposta aos grandes problemas dos povos e da humanidade». Já no Barreiro, Bruno dias, membro do Comité Central do PCP, participou e interveio num magusto promovido, dia 12, pela Organização de Freguesia do Lavradio, aproveitando a ocasião para sublinhar a importância de continuar a luta por melhores salários e pensões, melhores condições de vida, mais direitos, mais e melhor SNS, pelo direito à Habitação e Educação.




Mais artigos de: PCP

Situação na CM de Sines não desculpa a inacção

«O PCP e a CDU sublinham que, independentemente do curso das investigações, a presente situação não pode de modo algum servir de pretexto para a maioria PS na Câmara Municipal de Sines (CMS) adiar mais ou continuar a falhar com a resposta às necessidades da população e dos trabalhadores da autarquia».

Manuel Gusmão, um intelectual comprometido com o seu povo

Poeta, ensaísta, tradutor, crítico literário, professor universitário, militante comunista, Manuel Gusmão, falecido na quinta-feira, 9, foi um dos maiores nomes da literatura e da cultura portuguesas dos séculos XX e XXI. «Foi um homem integral», afirmou, no funeral, o Secretário-Geral do PCP.

Avança a luta pelo SNS

PCP e comissões dos utentes da saúde estão em luta em defesa do SNS. Entre outras iniciativas, assinale-se a realização, a semana passada, de duas tribunas públicas no concelho do Alenquer (uma no centro de saúde do Carregado e outra na extensão de saúde de Abrigada), com a participação de Bernardino Soares, membro do...

Legado de Álvaro Cunhal continua a ser exemplo para o presente e futuro

Paulo Raimundo foi recebido, no dia 10, por uma sala cheia em Viana do Castelo, para uma sessão pública que assinalou o 110.º aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal. A iniciativa recordou ainda as palavras do destacado dirigente comunista na conferência O Comunismo Hoje e Amanhã, realizada em Ponte da Barca, em 1993.

A Festa do Avante! já está em construção

A Festa do Avante! está em construção. Está sempre, aliás. Agora mesmo as chuvas de Outono ajudam a prepara o terreno da Quinta da Atalaia e muitas cabeças pensam já os mais ínfimos pormenores da próxima edição, que se realiza a 6, 7 e 8 de Setembro de 2024. A linha gráfica acaba de ser lançada, dando «rosto» concreto à...

Podcast para os 50 anos do 25 de Abril

Diogo Faro e Toy são os primeiros convidados de «Abril, Conversas Mil», o podcast (programa difundido apenas na Internet) criado pelo PCP para celebrar os 50 anos do 25 de Abril. O primeiro episódio, moderado pela dirigente e deputada comunista Alma Rivera, foi para o ar ontem e está disponível no sítio do Partido na...

Levar o Avante! mais longe

A Organização Regional de Setúbal do PCP promoveu, na tarde de dia 28, no centro de trabalho do Pinhal Novo, uma reunião integrada na campanha de aumento da leitura, difusão e venda regular do jornal Avante!. Experiências concretas, progressos no desenvolvimento da campanha e potencialidades a aproveitar para o aumento...

Monotemas e o alvo de sempre

Vivemos há mais de uma semana com um novo monotema a invadir o espaço mediático: a chamada Operação Influencer e a crise política que precipitou – mais um episódio na longa lista de monotemáticas em série: saltamos da COVID para a Ucrânia, de lá para a Palestina. Como se lia num recente artigo de opinião, com triste...