Avança a luta pelo SNS
PCP e comissões dos utentes da saúde estão em luta em defesa do SNS. Entre outras iniciativas, assinale-se a realização, a semana passada, de duas tribunas públicas no concelho do Alenquer (uma no centro de saúde do Carregado e outra na extensão de saúde de Abrigada), com a participação de Bernardino Soares, membro do Comité Central do PCP, nas quais, além de intervenções de utentes, foram aprovadas duas moções com as suas reivindicações, que vão ser enviadas para várias instituições incluindo o primeiro-ministro e o Presidente da República.
Também a semana passada, Bernardino Soares esteve em Coruche, distrito de Santarém, numa sessão pública em que se discutiu a grave situação em que se encontra o SNS, fruto da opção do PS de prosseguir o desinvestimento que leva ao seu desmantelamento.
No distrito de Évora, a Organização Regional do PCP promoveu, dia 4, um debate sobre a saúde mental na região, meios e recursos ao seu dispor. Uma participada reflexão, com contributos de profissionais e outros, em que ficou bem patente a premente necessidade de meios humanos e de recursos que, em articulação e de forma organizada, possam dar uma resposta às imensas necessidades que existem.
Dia 8 de Novembro, à porta do Hospital de Aveiro, o Movimento de Utentes de Serviços Públicos alertou para a falta de investimento nas infra-estruturas e nos recursos humanos, numa área que tem uma população de cerca de 450 mil utentes. Quanto à criação da Unidade Local de Saúde de Aveiro, integrando o Hospital de Ovar, os utentes criticam a medida porque são quase 40 quilómetros de uma cidade a outra.
Também a Comissão de Utentes da Saúde de Algueirão-Mem Martins alertou, no passado dia 2, para o agravamento das condições de acesso à saúde. Neste Centro de Saúde da freguesia de Sintra, inaugurado no dia 25 de Abril de 2021, mais de 80 por cento dos utentes não tem médico de família.
«Urgências fechadas aos fins de semana… só adoeço às terças!» lia-se numa faixa colocada à porta do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, pela Comissão de Utentes da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, que, no dia 24 de Novembro, às 18h00, vai realizar no Auditório do Polo de Monserrate da União de Freguesias de Viana do Castelo e Meadela, a sua primeira reunião aberta.
Já em Setúbal, amanhã, 17, entre as 19h00 e as 24h00, junto ao Hospital de São Bernardo, está convocada uma vigília de protesto contra as condições de acesso aos cuidados de saúde pelas populações dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. A acção conta com intervenções de autarcas, médicos, enfermeiros e representantes de ordens profissionais e sindicais.