Crónica Internacional
Ucrânia – falar claro
Artigo de acesso livre
Actual
A pulga, o elefante e o empreendedorismo
PCP
Extorsão
Artigo de acesso livre
Actual
Com toda a propriedade
Actual
Bolor colonialista
A talhe de foice
Adivinha
Contra o favorecimento da especulação e da banca - defender o direito à Habitação
Artigo de acesso livre
Direito à habitação garante-se defendendo as famílias e enfrentando a especulação
Artigo de acesso livre
Dizem-se preocupados com o problema da habitação, mas a sua prática o que revela é desprezo pelas dificuldades das famílias. Essa é a conduta de PS, PSD, Chega e IL, indissociável da irredutível vassalagem que todos prestam aos interesses da banca e da especulação imobiliária.
Abrir caminho a uma paz justa e duradoura
Viseu, Lisboa, Évora, Setúbal, Corroios (Seixal), Coimbra e Porto foram os locais onde se realizaram as acções públicas «Parar a guerra! Dar uma oportunidade à paz!», promovidas pelo CPPC com o apoio de diversas organizações das mais variadas áreas de intervenção. Assim se abre caminho, a pulso, à construção de um rumo de paz e cooperação entre os povos.
Idosos entre os que mais sofrem com a especulação
Artigo de acesso livre
AIL apresenta medidas urgentes e prioritárias
Artigo de acesso livre
Movimentos de luta nos bairros sociais
Artigo de acesso livre
Acampamentos pelo direito à habitação
Artigo de acesso livre
PCP alerta e mobiliza
Artigo de acesso livre
A luta já provou que conquista, é ela que permite avançar mais
A acção dos trabalhadores da fileira da pedra foi decisiva para a aprovação da sua reforma antecipada. É a luta que vai garantir a elevação dos salários daqueles que se mantêm no activo, dos rendimentos dos que já se reformaram e do acesso ao direito a reformarem-se, sublinhou Paulo Raimundo em Bencatel.
Dupla discriminação sobre mulheres é realidade que não pode continuar
«Associamo-nos ao lema das mil razões que as mulheres têm para lutar e consideramos que os problemas das mulheres têm que se resolver de imediato», disse Paulo Raimundo, após receber um delegação do MDM.
O Avante! fez 92 anos e vive de Norte a Sul
Órgão Central do PCP cumpriu, dia 15, o seu nonagésimo segundo aniversário. Mas a idade não passa pelo jornal que informa sobre a luta dos explorados contra os exploradores e divulga o projecto de superação revolucionária do capitalismo, como atestam as iniciativas de comemoração ocorridas de Norte a Sul.
Reunir, debater, decidir para mais e melhor intervir
Reforçar a organização, a acção e ligação às massas e aos seus problemas e aspirações, estão na ordem de trabalhos das organizações do PCP que realizam assembleias e plenários.
Mota-Engil responsável por mau ambiente
Condecorar Zelensky é «afronta»
Do trabalho para a militância
Silenciamentos e inimputabilidades
CGTP-IN chama «todos a Lisboa» no dia 18 de Março
Por três fortes razões, a CGTP-IN decidiu convocar uma manifestaçãonacional para 18 de Março, sábado, com o lema «Todos a Lisboa! Aumento geral dos salários e pensões – emergência nacional!».
Professores mobilizados defendem acordo global
Com uma nova sessão de negociações marcada para hoje, a Fenprof e as estruturas sindicais que têm convergido na luta dos professores e educadores insistem em matérias que um acordo tem de incluir.
Enfermeiros mantêm luta contra injustiças
O «mês de luta e greves», que os enfermeiros estão a promover em hospitais e regiões, dá força à exigência de justa contabilização de pontos para progressão na carreira, com pagamento desde 2018.
Depois do «mês» STAL intensifica luta
Não docentes param dia 3
África pede cancelamento total da dívida pública do continente
Greve nos tribunais
A exigência de mudar de rumo e fazer justiça a quem trabalha
As opções do Governo dirigem-se de forma clara para «servir o lado dos grandes grupos económicos e financeiros e não o lado do povo e de quem vive do seu trabalho», acusa o PCP, que insiste não ser este o caminho e que «é preciso outro rumo».
Retomar o controlo público da Galp para a pôr ao serviço da economia e do País
É urgente recuperar o controlo público da Galp, colocando-a ao serviço do povo e da economia nacional. Quem o diz é o PCP, que entregou no Parlamento um projecto de lei com esse objectivo.
Recusada compensação aos enfermeiros
Câmara de Évora aprova orçamento
A Câmara de Évora, após um longo e laborioso processo de negociação com todas as forças políticas, aprovou, no dia 15 de Fevereiro, o orçamento municipal e as opções do plano para 2023.
Utentes exigem em Setúbal a valorização do SNS
No dia 15 de Fevereiro, a visita do ministro da Saúde ao Hospital de São Bernardo, cujas obras de ampliação tardam a acontecer, ficou marcada por uma concentração de utentes em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
APMJ exige fiscalização do cumprimento da lei da IVG
Dois mil hectares de arroz em risco no Baixo Mondego
Democratas do Porto com Jerónimo de Sousa
Deputado do PCP no PE em missão na Palestina
Deputados do Parlamento Europeu estão a visitar a Palestina para aprofundar o conhecimento sobre a política de ocupação e de colonização que Israel impõe nos territórios ilegalmente ocupados. O deputado João Pimenta Lopes, do PCP, integra a missão.
«Negociar em vez de disparar», exigem manifestantes em Munique
Uma falsa boa intenção
Pela paz! Pôr fim à escalada de confrontação e guerra!
Artigo de acesso livre
«Pela paz! Pôr fim à escalada de confrontação e guerra» é o título da nota emitida pelo PCP, através do seu Gabinete de Imprensa, que transcrevemos na íntegra, na qual se reclama o fim da escalada de confrontação e guerra e a urgente solução política do conflito.
Alvos civis na Síria atacados por Israel
Israel atacou uma vez mais alvos civis na Síria, lançando mísseis contra bairros residenciais em Damasco, numa altura em que o país enfrenta os efeitos catastróficos do violento terramoto que atingiu a região. Em resultado do criminoso ataque, cinco pessoas morreram e 15 ficaram feridas.
«Expressámos solidariedade com a luta do povo peruano»
Entrevistada pelo Avante! no seu regresso do Peru, Sandra Pereira fala da intensa luta que se trava naquele país em defesa da democracia, contra a repressão, por uma nova Constituição que garanta direitos a todos.