PR condecora Manuel Cargaleiro
O Presidente da República (PR) condecorou no dia 16 de Fevereiro o pintor e ceramista Manuel Cargaleiro com a Grâ-Cruz da Ordem de Camões, numa cerimonia no Palácio de Belém.
Nascido a 16 de Março de 1927, Manuel Cargaleiro iniciou estudos em 1946, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mas abandonou aquela área para se dedicar às artes plásticas, iniciando-se como ceramista na Fábrica Sant'Anna, em Lisboa.
Em 1952 fez a primeira exposição individual, na Sala de Exposições do Secretariado Nacional da Informação Cultura Popular e Turismo (SNI).
Na década de 1950, foi bolseiro do Instituto de Alta Cultura, em Itália, estudando cerâmica, e da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, onde passou a residir desde 1958.
Parte da sua obra encontra-se em exposição permanente no Museu Cargaleiro, onde se concentra a colecção da Fundação Manuel Cargaleiro, criada em 1990.
No concelho do Seixal existe também a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, projecto arquitectónico de Siza Vieira, que tem por objectivo promover a arte contemporânea, em particular a obra do mestre Manuel Cargaleiro, assim como as colecções da Fundação Manuel Cargaleiro, através da realização de exposições temporárias, do desenvolvimento de actividades educativas no âmbito da sua programação e da promoção de parcerias com organismos congéneres.