PCP em encontro internacional de publicações teóricas, em Cuba

Com a presença de representantes de publicações teóricas e intelectuais de 36 países, realizou-se em Havana, de 10 a 12 de Fevereiro, o I Encontro Internacional de Publicações teóricas de Partidos e Movimentos de Esquerda, convocado e organizado pela revista Cuba Socialista, órgão teórico e político do Partido Comunista de Cuba.

Representantes de diversas publicações intervieram neste Encontro em torno de temas como «o imperialismo norte-americano e a nova configuração geopolítica mundial», «Fidel e a solidariedade internacional» e «o socialismo e a juventude».

Miguel Diaz-Canel, primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba e presidente da República de Cuba, interveio no final do primeiro dia dos trabalhos, dando relevo às questões que se colocam, hoje, a Cuba, ao modo como tem superado as dificuldades colocadas pelo bloqueio e a acção agressiva do imperialismo, mas também à luta de resistência do povo cubano e às suas conquistas e à importância da solidariedade internacionalista.

Manuel Rodrigues, membro da Comissão Política e director do Avante!, participou neste Encontro em representação do PCP. Expressou a solidariedade do Partido Comunista Português ao povo cubano, à revolução cubana e ao Partido Comunista de Cuba, afirmando a importância do caminho da cooperação entre publicações teóricas de partidos e movimentos de esquerda, contribuindo para o avanço da causa do socialismo, da paz, da solidariedade internacionalista, da construção de um mundo melhor.




Mais artigos de: Internacional

Pela paz! Pôr fim à escalada de confrontação e guerra!

«Pela paz! Pôr fim à escalada de confrontação e guerra» é o título da nota emitida pelo PCP, através do seu Gabinete de Imprensa, que transcrevemos na íntegra, na qual se reclama o fim da escalada de confrontação e guerra e a urgente solução política do conflito.

Alvos civis na Síria atacados por Israel

Israel atacou uma vez mais alvos civis na Síria, lançando mísseis contra bairros residenciais em Damasco, numa altura em que o país enfrenta os efeitos catastróficos do violento terramoto que atingiu a região. Em resultado do criminoso ataque, cinco pessoas morreram e 15 ficaram feridas.

O preço da greve que podia ter sido e do desastre que foi

Vinte dias volvidos desde o descarrilamento de um comboio carregado de materiais perigosos em East Palestine, no Ohio, EUA, começamos a saber quanto custou evitar uma greve. No início de Dezembro, os trabalhadores ferroviários estado-unidenses decidiram fazer greve. Denunciavam uma perigosa falta de trabalhadores,...