PCP
Chavões e outras armas do imperialismo
Artigo de acesso livre
A máquina de domínio do poder que aspira à hegemonização planetária para impor a sua visão imperialista, e o modo de produção capitalista que a suporta, têm na elaboração e difusão ideológica um recurso privilegiado. Recurso tão mais intensificado e massificado quanto vê perigar a ordem pré-concebida, seja à escala global ou local.
Crónica Internacional
A luta continua!
A talhe de foice
Portugal, a Acta e a Lei
Actual
Comprometam-se!
Actual
Operações «falsa bandeira»
Actual
Ouvir Engels
É na rua que estão as pessoas e é lá que tem de estar o Partido
Não é exagero dizer-se que na Região Autónoma da Madeira o Partido está todos os dias na rua, a contactar os trabalhadores e as populações: ouvindo os seus problemas e mobilizando para a luta pela sua resolução; dando a conhecer as suas propostas e iniciativas; convocando para o debate e a reflexão.
Envelhecer com dignidade é direito a garantir
Artigo de acesso livre
O aumento das reformas e pensões deve acompanhar a escalada galopante da inflação, exige o PCP, para quem esta é a única forma de garantir a reposição do poder de compra dos reformados, pensionistas e idosos. Mas vai mais longe: para assegurar o direito a um envelhecimento com direitos e dignidade, propõe o reforço da rede de equipamentos e serviços de apoio aos idosos e a valorização das suas associações.
Debate colectivo constrói e enriquece Conferência Nacional
O debate preparatório da Conferência Nacional que o PCP realiza nos dias 12 e 13 de Novembro já começou. Deste processo, a que todos os militantes são convocados a participar, resultará o reforço das linhas políticas, organizativas e de acção que o Partido dará cumprimento no futuro próximo.
Propostas do PCP respondem aos problemas da juventude
Trabalho, igualdade, ambiente, Escola Pública e cultura foram os temas que reuniram em Lisboa, no dia 2, dezenas de jovens para uma sessão de debate, promovida pela JCP e que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.
Desenvolvimento da ferrovia exige mais investimento e menos anúncios
A construção de uma ligação ferroviária entre Lisboa e Porto capaz de fazer o percurso entre as duas cidades em 1h15m não pode ser de novo uma promessa por cumprir, adverte o PCP. É preciso mais investimento e menos anúncios.
Moedas convive mal com livre propaganda
O PCP acusa a Câmara Municipal de Lisboa (CML) de censura e violação de elementares direitos políticos. Em causa está a retirada pela autarquia de uma estrutura de propaganda no Marquês de Pombal.
José Saramago evocado na Póvoa de Varzim
Início de ano lectivo sofrível
Um colectivo de fraternidade
CGTP-IN celebrou aniversário reafirmando motivos para lutar
«Não podemos aceitar o empobrecimento de quem trabalha», protestou Isabel Camarinha, no dia 1 de Outubro, numa acção em Lisboa, insistindo no aumento geral dos salários, como uma emergência nacional.
Proposta Reivindicativa Comum pelos trabalhadores e a população
A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública exigiu que todas as matérias da PRC para 2023, entregue faz hoje uma semana, sejam incluídas pelo Governo na negociação que começou no dia 3.
Falta de motoristas é a paga por anos de opções erradas
As transportadoras privadas, «suportadas nas cedências dos governos na legislação laboral, bloquearam a negociação colectiva, apostando em baixos salários, o que não tornou atractiva a profissão».
Turismo em alta
Greve fez-se sentir
Dia Mundial do Professor
Administração Pública faz greve nos Açores
Polícias mostram dia 21 «indignação tremenda»
Defesa das condições de vida torna inadiável controlo dos preços e aumento dos salários e pensões
O carácter insuficiente das medidas de combate ao agravamento do custo de vida voltou a ser evidenciado no Parlamento, com Jerónimo de Sousa a insistir na urgência de controlar e fixar preços, bem como no aumento geral dos salários, pensões e reformas.
Prosseguir o trabalho da CDU no Seixal
A Câmara Municipal do Seixal (CMS) aprovou, no dia 28 de Setembro, a delegação de competências a Paulo Silva como novo presidente do executivo, substituindo Joaquim Santos, nestas funções.
No Bairro da Emboladoura saem «morcões» das paredes
No concelho de Guimarães, o Estado, por intermédio do IHRU, é detentor da maioria das habitações sociais. No bairro da Embaladoura é visível a degradação das partes exteriores, a que se soma o problema das infiltrações e humidades.
«É possível viver melhor» na Região Autónoma da Madeira
Mitigação dos efeitos da inflação em Lisboa por acção do PCP
Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior por cumprir
Eleições intercalares em São Jacinto
Congresso da CNOD
Solidariedade
Protestos por toda a Europa contra o aumento do custo de vida
Registaram-se nos últimos dias manifestações em diversos países europeus, contra a subida de preços de alimentos, energia e outros bens de primeira necessidade. Do Reino Unido à República Checa, passando por França, Alemanha e Irlanda, os trabalhadores exigem medidas contra o aumento do custo de vida.
Deputados do PCP no PE com intervenção permanente ao serviço dos trabalhadores, do povo e do País
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) têm uma intervenção distintiva e única no quadro partidário nacional, que vai continuar com redobrada energia, empenho e compromisso. O balanço intercalar do seu trabalho foi dado a conhecer no dia 29 de Setembro.
Explosões nos gasodutos russos: a quem servem?
Artigo de acesso livre
A UE e os salários
Lula vence primeira volta das eleições presidenciais
Lula da Silva ganhou a primeira volta da eleição presidencial no Brasil, obtendo 48,43 por cento dos votos, contra 43,20 por cento do seu adversário, Jair Bolsonaro. É uma vantagem de mais de seis milhões de votos e cinco pontos percentuais. A segunda volta é no dia 30.
PCP no Brasil solidário com a luta do povo brasileiro
Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, acompanhou as eleições gerais que se realizaram a 2 de Outubro no Brasil, na sequência de um convite do Partido dos Trabalhadores (PT).
Unidade e desenvolvimento no XII Congresso da FRELIMO
A FRELIMO realizou, entre os dias 23 e 28 de Setembro, na cidade de Matola, capital da província de Maputo, o seu XII Congresso, com o lema «60 anos consolidando a unidade nacional, promovendo a paz e o desenvolvimento».
PCP presente na Festa do PCE
As forças do Pacto Histórico deram voz às reivindicações populares
Pela primeira vez na história, forças de esquerda assumem a presidência e o governo da Colômbia. Jaime Cedano e Marta Bolívar, do Partido Comunista Colombiano (PCC), explicam como se deu esta extraordinária vitória e revelam os principais objectivos do governo de Gustavo Petro e Francia Marquez e das forças que o sustentam, reunidas no Pacto Histórico.